Review - I Am Setsuna

Confere aí!

26/07/2016 Última edição em 26/07/2016 às 00:00:00

Por Silvio Diaz

RPGs não são mais o que já foram um dia. Para os que cresceram nos anos 90 e puderam jogar Final Fantasy VII, Grandia, Chrono Trigger e muitos outros, ainda os têm como seus jogos favoritos. E não é atoa, já que são divertidos até hoje.

E é no intuito de agradar a todos esses fãs quase órfãos dos RPGs mais tradicionais que a Square Enix nos traz I Am Setsuna. Um RPG desenvolvido pela recém criada Tokyo RPG Factory, como uma verdadeira ode aos clássicos jogos de RPG.

I Am Setsuna tem todos os clichês de um RPG daquela época. Um personagem principal durão e muito forte, uma garota delicada e inocente, a criança brincalhona, o mais velho do grupo com um passado obscuro, a cavaleira orgulhosa mas amaldiçoada e a menina poderosa que vai fazer de tudo pra cumprir a missão. Todos juntos numa aventura com o objetivo de salvar o mundo dos monstros que vêm se tornando mais fortes a cada dia.

A mecânica do jogo é praticamente a mesma de Chrono Trigger. As batalhas ocorrem no próprio cenário, os ataques não são divididos por turno e sim pelas barras de ATB (Um contador até que você possa dar o próximo golpe com o personagem). Até mesmo os combos do clássico estão lá, permitindo que, dependendo dos ataques especiais equipados nos personagens da party, eles tenham golpes em conjunto.

Como na maioria dos JRPGs, os combates em sua grande maioria das vezes é simples. Foram raras as vezes que precisei usar outra coisa que não as habilidades de dano. O único momento em que foi necessário um pouco mais de estratégia foi contra os chefes, que com o avançar do jogo passam a não ser só difíceis, mas extremamente frustrantes.

A simplicidade do sistema de combate acaba reestringindo táticas mais elaboradas. Apertar o botão na hora certa gera mais dano ao golpe, porém isso nunca é realmente útil, já que com os inimigos simples não é necessário e contra os chefes não temos como ficar esperando este momento certo chegar.

O que mais destoa dos jogos antigos é sua duração e a forma como a historia é contada. O jogo dura em média 25 horas, a metade da maioria dos clássicos do gênero, e por isso toda a historia é muito mais corrida que o normal. Não dá tempo de se preocupar com os problemas ou até mesmo com os personagens. Existem cenas que um grande problema se resolve em um simples diálogo com outro personagem. Isso pode ser um problema aos que esperam as típicas 40 horas de jogo.

O problema mais surpreendente em I Am Setsuna é relacionado ao visual. Mesmo sendo muito bonito e tendo personagens com designs interessantes, os cenários de neve que compõe a maior parte da aventura acabam deixando muito fácil se perder em certas áreas. A pouca variedade pode tornar o game enjoativo em poucas horas de jogo.

Um dos pontos mais positivos são as músicas do jogo. Impecáveis, elas têm o tom necessário para a aventura, sendo melancólicas, gélidas. Não que as músicas consigam chegar ao nível de apresentação do inverno como o clássico de Vivaldi, mas a canções conseguem representar muito bem o que é aquela aventura, captando e transmitindo com maestria cada momento do game.

I Am Setsuna é, sem dúvidas, uma sequência espiritual de Chrono Trigger. É como se um jogo fosse feito naquela época, porém usando a tecnologia de hoje. Mesmo com os problemas mencionados, ele é um bom jogo, justamente por deixar claro o tempo todo que ele não tenta inovar, mas sim agradar a quem gosta dos jogos do gênero. Então, se você gostava de jogar no Super Nintendo ou Playstation 1, esse jogo é pra você. I Am Setsuna é um resgate aos RPGs de antigamente, sem se vender à tendência (já desgastada) de gráficos pixelizados.

I Am Setsuna foi lançado apenas para PC e Playstation 4 no ocidente e não há nenhuma informação sobre se a versão do Vita está por vir.

Prós:

  • Extremamente nostálgico
  • Bonito
  • Músicas Excelentes

Contras:

  • Cenários Repetitivos
  • Combates pouco inovadores e por vezes frustrantes

Nota 7/10


Para mais reviews, curta Akiba'Spot.

I Am Setsuna




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta