Review - Digimon Story: Cyber Sleuth

Confere aí!

21/02/2016 Última edição em 21/02/2016 às 00:00:00

Digimon Story: Cyber Sleuth 

Akiba'Spot Review

Um dos principais argumentos de fãs da Nintendo na hora de defender os consoles da empresa é a exclusividade da franquia Pokémon. Agora, a Sony parece finalmente estar disposta a atacar com força este nicho. Publicado pela Bandai Namco Games, com exclusividade para PS Vita e Playstation 4, chega ao ocidente Digimon Story: Cyber Sleuth.

Lançado originalmente para PS Vita em 2015 no Japão, Cyber Sleuth é o quinto game da série Digimon Story. Portado para Playstation 4 na sua localização ao ocidente, é o primeiro game da série a receber uma versão para consoles de mesa. O jogo está disponível em mídia física para PS4 e digital para Playstation 4 e PS Vita, com cross-save entre plataformas.

Em Digimon Story: Cyber Sleuth, você assume o papel de Takumi Aiba ou Ami Aiba, protagonistas masculino e feminino, respectivamente, “hackers” amadores de um mundo digital chamado Eden. Durante um chat entre amigos, sua sala é invadida por hacker que chamado Mr. Navit, que lhes dá uma ferramenta chamada Digimon Capture e os convida uma “terra sem lei” do Eden, conhecida como Kwoloon.

Em Kwoloon, Aiba e seus amigos descobrem a existência dos Digimons, criaturas digitais que também servem como ferramentas hacker, e que eram tratados por muitos como lenda urbana. Enquanto exploravam Kwoloon em busca de Digimons, eles são atacados por uma criatura estranha que literalmente se alimenta de dados digitais e parece não sofrer danos.

Enquanto tenta escapar do Eden, o protagonista tem parte de seu avatar devorado pela criatura e volta ao mundo real como um ser azul pixelizado. As pessoas ficam horrorizadas com aquele ser estranho perdido no meio da rua e logo começa um alvoroço. Felizmente para Aiba, sua condição chama atenção de Kyoko, uma detetive cibernética (cyber sleuth) que decide ajudá-lo prontamente.

Durante as investigações eles descobrem que Aiba contraiu uma doença que vem afetando centenas de pessoas, chamada Eden Syndrome. Por sorte, e devido a como os fatos ocorreram, o protagonista também ganha habilidades especiais. Assim, Aiba se torna um Cyber Sluth, assistente de Kyoko, com o objetivo de desvendar os mistérios por trás da Eden Syndrome.

A apresentação do game lembra em muito Persona 4 Golden, misturando a exploração dos cenários com diálogos em estilo Visual Novel. As dungeons, no entanto, se assemelham mais com o estilo da série Final Fantasy, com batalhas aleatórias sem inimigos visíveis no cenário, exceto nos chefes de cada missão.

O sistema de batalhas por turno é bem simples e dinâmico. Há um menu com opções como ataque, skills, itens, etc. e uma barra que mostra a ordem do turno. O Cross Combo é um movimento combinado que acontece quando dois Digimons estão alinhados na timeline do turno. Dividido em 4 categorias, servem para potencializar ataques e skills. Os atributos e tipo de cada Digimon contam para gerar ou sofrer mais dano durante a batalha contra um oponente.

Além do modo história, em Cyber Sleuth, é possível batalhar contra um amigo ou desafiar um estranho no modo Coliseum. Esse modo conta ainda com um sistema de rankings e opções de batalhas via Ad Hoc ou Online. Para maior equilíbrio durante as partidas, todos os Digimons ficam com level 50.

O game conta com um complexo sistema evolutivo dos Digimons. Você pode fazer com que seu Digimon digievolua para uma forma mais forte, ou de-digievolua para uma forma mais simples. Cada Digimon possuí cerca de 4 evoluções iniciais, mas algumas delas só ficarão disponíveis se você de-digievoluir seu Digimon para que então ele fique apto a alcançar os atributos necessários. Apesar de soar meio confuso, não é difícil pegar o jeito.

Os gráficos estão lindos, com cenários da cidade de Tóquio e personagens muito bem detalhados. As animações e cutscenes também merecem destaque pela fluidez e acabamento. Os loadings são curtos entre um cenário e outro, e só é possível notar uma leve queda de frame rate em um dos locais.

A trilha sonora do jogo é muito boa, harmoniza perfeitamente com a atmosfera do game e pontua bem cada momento do jogo. Os diálogos estão na dublagem original em japonês com legendas em inglês.

Em uma época onde games baseados em animes ganham cada vez mais destaque, a Bandai Namco acerta a mão novamente. O jogo tem atributos mais do que suficientes para agradar os fãs da franquia Digimon e também conquistar um público mais casual. Além disso, a Bandai Namco ainda disponibilizou Digimons exclusivos para a versão ocidental e uma DLC Bonus por tempo limitado. Garantia de horas de diversão, Digimon Story: Cyber Sleuth é um dos melhores JRPGs da atualidade.

Score: 9.5/10

Para mais novidades e informações, curta a página do Akiba'Spot.

*Digimon Story: Cyber Sleuth foi gentilmente fornecido pela Bandai Namco ao Akiba'Spot para fins de review.

 




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta