O Batman de 1989 ainda vale a pena?

Será que, em 2021, ainda vale a pena assistir ao clássico Batman de 1989?

17/05/2021 Última edição em 17/05/2021 às 14:56:28

A entrada realmente grande e triunfal do Cavaleiro das Trevas nos cinemas foi em Batman, de 1989. No filme, tivemos uma Gotham City digna das melhores histórias em quadrinho da DC e um Batman maravilhoso, interpretado por Micheal Keaton. E claro, o filme também teve um grandioso Coringa, que mostrou todo seu potencial como vilão no Live Action, muito disso  graças à brilhante atuação de Jack Nicholson.

Mas o longa de 89 não foi o primeiro do Homem Morcego. Em 1966, Batman já havia estrelado um filme ao lado de Robin, mas este carregava um tom extremamente leve, e apesar de ter funcionado bem em sua época, ele não trazia uma representação lá muito boa de Batman e dos personagens que o envolvem. Mas então tivemos a produção de 1989, que mesmo com as limitações de seu tempo, já conseguiu trazer aquele mundo fantástico dos quadrinhos às telas telonas de uma forma muito melhor.

Hoje, em 2021, é bem fácil se assistir esse segundo filme do Batman. É claro que as cenas de ação e efeitos especiais ficaram datadas, porém mesmo assim, o longa ainda consegue brilhar bastante. Toda ambientação de Gotham, apresentação dos personagens, construção da trama e desenvolvimento do Coringa, é muito bem elaborada. Claro que o filme carrega um ritmo menos acelerado, como era padrão em sua época, mas não é nada insuportável hoje em dia.

Outro grande positivo do longa é a forma com que a figura do Batman é retratada. Muito provavelmente por restrições de orçamento, o herói não aparece muito em ação e costuma ser tratado como alguém misterioso, pouco sendo mostrado por completo. Mas diferente do que parece, isso dá um certo brilho extra ao herói, fazendo com que suas aparições sejam todas muito impactantes. Além disso, seus gadgets e o Batmóvel também impressionam bastante, sendo parte importante do filme e gerando cenas memoráveis, que são fortalecidas pela ótima trilha sonora do filme.

Assistir o Batman de 1989 atualmente é uma experiência realmente vale a pena. Hoje nos filmes, sejam animados ou Live Action, temos várias versões do Cavaleiros das Trevas, sendo elas bastante diferentes entre si. Cada Batman tem suas peculiaridades e é retratado de uma forma diferente, então conhecer uma versão um pouco mais antiga do personagem pode ser realmente interessante e diferente, pois retrata a visão cinematográfica do personagem pensada há mais de 30 anos. Para os que pretendem se aprofundar nos personagens da DC, assistir esse filme é simplesmente essencial, afinal ele é parte importante da história da marca.

Já sabemos que Michael Keaton retornará ao papel de Batman no filme solo do Flash, que já está sendo gravado e também conta com a presença confirmada de Ben Affleck, que fará sua própria versão do Homem Morcego. Então estamos na hora perfeita para conhecer esse Batman mais antigo, já que muito em breve, provavelmente veremos seu universo sendo revisitado nas telas do cinema. Tudo indica que Keaton interpretará sim a versão do personagem que fez em 1989, então se você tem interesse em assistir The Flash, é bom que veja esse clássico antes.




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta