[Matérias] Sabe o que são games Beat 'em Up?
Confere aí!
Escrever sobre Fliperamas/Arcades me fez viajar no passado e relembrar cada um dos jogos que pude desfrutar nessas cabines eletrônicas que me fizeram ter infartos prematuros por suas dificuldades, então decidi falar sobre um gênero especifico que realmente me divertia no Super Nintendo, já que no “fliper” eu perdia três ou quatro fichas fácil antes mesmo da terceira fase, estou falando de jogos Beat 'em Up.
Antes de falar nos jogos, deixe-me explicar que gênero de game é esse Beat ’em Up, gênero também conhecido popularmente como briga de rua. Ele segue a mesma dinâmica de movimentação de tela dos conhecidos e antigos jogos do Mario, onde nos movemos da esquerda para direita (método chamado de sidescrooling), porem também é possível andar na vertical em um curto espaço limitado, forçando você a seguir pela direita da tela para proseguir no jogo.
Vamos enfrentando uma onda de inimigos e obstáculos em lutas de mãos nuas ou armadas com facas, porretes, canos, o que os oponentes possam derrubar, o que encontrarmos em barris, lixeiras, caixas... A cada final de fase é encontrado um típico chefe fdp, onde se perde muitas vidas/fichas.
Agora vamos a um TOP3 do gênero para o tiu, aqueles que perdi muitas fichas nos flipers ou mesmo horas em meu Super Nintendo.
- Final Fight
O que primeiro vem a minha mente, esse tem um gostinho especial por muitas vezes, e não exagero em escrever MUITAS com letras maiúsculas pois não foram poucas, mamãe sentou ao meu lado e jogou no segundo controle comigo.
Final Fight foi lançado para arcades em 1989 e foi desenvolvido pela Capcom quando sabia fazer jogos fodásticos. Neste jogo, você controla Mike Haggar, prefeito da fictícia cidade de Metro City, que tem sua filha sequestrada por uma gangue. Haggar, junto com seus amigos Cody e Guy, partem em busca da garota.
Uma curiosidade do jogo que descobri pesquisando para essa matéria é que a versão japonesa do jogo tem uma cena que mostra a filha do prefeito, que foi sequestrada pelos vilões, na TV usando roupas íntimas, já aqui em terras tupiniquins, esta cena foi removida.
- Metal Slug
Apesar de se usar armas o jogo inteiro, sim, ele é considerado um Beat ’em Up. O jogo foi desenvolvido pela Nazca em 1996 e teve diversas continuações ao longo dos anos.
O game nada mais é que uma paródia muito bem humorada/sarcástica da Segunda Guerra Mundial, onde escolhemos entre Marco Rossi, Tarma Roving, Eri Kasamoto e Fio Germi (em sua primeira edição) e sua missão é sair correndo e atirando nos nazistas que aparecem pelo caminho.
Em uma das diversas versões de Metal Slug, não lembro ao certo qual, podíamos escolher Clark ou Ralf da série The King of Fighters.
- Teenage Mutant Ninja Turtles IV
Este eu tive o prazer de jogar no flipers e mais tarde ter uma de suas continuações, alem de passar muitas e muitas tardes dos finais de semana com meu primo e parceiro no jogo em meu cartucho de Super Nintendo. Quem aqui não conhece Donatello, Michelangelo, Raphael e Leonardo, as quatro tartarugas mais fodas de Nova Iorque?
Lançado em 1989 pela Konami, o primeiro jogo da serie era fantástico onde as 4 tartarugas adolescentes tinham de enfrentar os soldados do Destruidor (conhecido também como Shredder), para resgatar April O'Neil, repórter e amiga do quarteto, e o mestre Splinter, sensei do grupo.
Espero que tenham gostado da matéria desta semana, deixem nos comentários quais marcaram mais sua infância/adolêcencia e se concordam comigo que este é um genero que merecia voltar com os graficos de hoje em dia.