Comparações: Ler mangá é melhor do que assistir animes?

Confere aí!

06/10/2013 Última edição em 00/00/0000 às 00:00:00

Tudo começou com uma opinião, de um amigo, numa conversa normal entre otakus/otomes. Antes disso, tudo estava tradicional, nada de mais, até que este mesmo indivíduo disse, “Eu acho que animés são bem mais legais que mangás”.

Após essas poucas palavras, tudo mudou. Todos os sete membros dessa conversa começaram a opinar e depois o grupo dividiu-se em: amantes de animes e adoradores de mangás. Por razões práticas, prefiro não dizer de qual grupo eu fazia parte.

A conversa acabou ali e, alguns dias depois, os mesmos sete amigos se reuniram, para o que deveria ter sido uma confraternização, e acabou sendo um debate. Então, eu pensei muito numa simples pergunta, antes de conversar com qualquer um deles novamente: “Afinal, o que é realmente melhor, animes ou mangás?”.

Pesquisei fontes e opiniões confiáveis, de outros amigos, e até de sites. Porém, quando eu estava chegando a uma resposta, outra pessoa ou site mudava meu rumo e meu modo de pensar. Depois de uma extravagante persistência, cheguei a uma conclusão definitiva: “Animes são tão bons quanto mangás”.

Muitas pessoas definitivamente preferem animes, por serem ‘de fácil compreensão, dinâmico, com músicas que auxiliam nas cenas, cores que caracterizam os personagens... ’, já outros preferem mangás por serem ‘obras-primas da maioria dos animes, leituras não tão complexas, por possuírem desenhos que auxiliam na interpretação...’. O pior foi que, entre uma opinião e outra, acabou surgindo uma terceira, que afirmava que ‘todos os animes e mangás não devem ser comparados, pois cada um possui sua própria característica, e cada um possui tanto lados positivos quanto negativos’.

No final das contas, eu percebi que nenhuma das opiniões realmente resolveu meu problema. Mesmo que devemos considerar ambas como únicas e nunca compará-las, eu penso que cada pessoa sempre terá sempre uma opção diferente, por gostar de animes/mangás diferentes. Mas nem a minha opinião foi totalmente satisfatória, pois, como disse, para chegar a uma conclusão final, será necessário ouvir cada vez mais opiniões distintas.

Então, passo essa pergunta a vocês: “O que é melhor, assistir animes ou ler mangás?”.  

Para auxiliar a resposta de vocês, coloquei algumas imagens que comparam alguns animes e seus respectivos mangás: 

 

 




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta