Castelo demoníaco do Drácula: você conhece essa história com certeza!

Um artigo especial sobre uma das franquias mais aclamadas dos games. Venha conferir!

25/06/2019 Última edição em 25/06/2019 às 16:29:01

Título macabro, não é mesmo gamers? Acho que todos devem saber do que se trata, não é mesmo? Drácula, game, Konami... Se você ainda não pegou, vamos lá!

Em 1986, a famosa empresa de jogos Konami, fundada em 1969 por Kagemasa Kozuki, resolveu trazer ao mundo uma série thriller de jogos de plataforma. O jogo Akumajō Dracula (悪魔城ドラキュラ), Castelo Demoníaco do Drácula, foi lançado para o Famicon Disk System (acessório para acoplar ao Famicon, Nintendo 8bits, que permitia entrada de jogos por disquetes e utilizar o NES como computador) no mês de setembro do citado ano. Aqui começam as aventuras dos Belmont, isso mesmo, estamos falando de Castlevania!!!

Capa do primeiro título da franquia Castlevania (Akumajō Dracula (悪魔城ドラキュラ), 1986.

Nesse primeiro jogo da franquia, após um sono centenário, Drácula desperta e tenta perpetuar seu plano de destruir a humanidade. Os fatos dessa história acontecem no ano de 1691 e o sucessor dos Belmont, famosos caçadores de vampiros, Simon Belmont, é encarregado de ceifar a vida do Drácula e reestabelecer a paz mundial. A jogabilidade é simples, consistindo em andar sempre avante no castelo do Conde Drácula, achar as “Bone Keys" (Chaves de Ossos), chicotear monstros, vampiros e morcegos com o famoso chicote Vampire Killer (Matador de Vampiros, nome muito original não é mesmo amiguinhos?), que pode evoluir durante o jogo e ficar mais longo, conforme vamos pegando os objetos de expansão do chicote e ir passando pelos cômodos do castelo até encontrar o malévolo vilão! Além dessa poderosa arma, o jogador pode contar com outras armas para combater a monstruosa horda enviada por Drácula para nos impedir de lhe alcançarmos. Temos a famosa água benta, a cruz, o machado, a faca, porém, só podemos carregar uma arma alternativa por vez. No final do jogo, você encara o Drácula em uma batalha eletrizante. Um jogo cativante e que conquista, até hoje, milhares de fãs.

A arma principal do nosso herói, a Vampire Killer.

A famosa Bone Key, do primeiro jogo de Castlevania.

Uma das armas alternativas, a faca, selecionada pelo Simon Belmont na fase da cabeça voadora.

Primeira forma do BigBoss (Chefão) Drácula. Um confronto com dois estágios, fica o primeiro para os fãs apreciarem.

Mas vocês sabem o que é mais interessante nessa aclamada franquia da Konami? Nem todos sabem, mas, os jogos não respeitam ordem cronológica! Isso mesmo! Esse primeiro jogo, que citei acima, na ordem cronológica, seria o 7º jogo do canon principal de Castlevania!!! Pois é, curioso não?! O jogo que narra o começo da história dos Belmont vs Drácula, é o Castlevania (キャッスルヴァニア, Kyassuruvania), titulado Castlevania: Lament of Innocence no continente americano (irei destrinchar esse tesouro logo abaixo). Detalhe, esse jogo é para PlayStation 2, da Sony!

Capa do jogo Castlevania (キャッスルヴァニア, Kyassuruvania) ou Castlevania: Lament of Innocence.

Nosso protagonista nesse delirante game, chama-se Leon Belmont, um cavaleiro romeno que teve sua esposa raptada por monstros durante as Cruzadas, no ano de 1094. No prólogo de sua história, sabemos que ele é amigo de Mathias Cronqvist, o melhor amigo de Leon e seu antecessor como estrategista nas cruzadas, que se indignou com Deus, pois ao retornar de uma missão descobrira que sua amada Elisabetha havia morrido. Leon, então, em busca de sua querida noiva, cruza a floresta Eternal Night em busca de seu paradeiro! Em seu caminho, conhece um importante aliado, Rinaldo Gandolfi, alquimista que lhe presenteia com o Whip of Alchemy (Chicote de Alquimia).

Leon Belmont, o primeiro da família a sentar a porrada em monstros e vampiros!

Esse aqui é o não menos importante, alquimista Rinaldo Gandolfi.

Esse importante artefato é o Whip of Alchemy, antes de se tornar a arma lendária dos Belmont.

Após absorver a alma de Sara, o Whip of Alchemy se tornar a lendária Vampire Killer!

O chefão (vilão) dessa aventura é Walter Bernhard, o primeiro super-vampiro, que na era medieval ostentou o título de mais poderoso vampiro da face da terra. Por viver uma vida tediosa em seu castelo e possuir a vida eterna, inventa um jogo que consiste em atrair pessoas dentro da floresta da escuridão, que é chamada dessa maneira devido ao uso da Ebony Stone (Pedra do Ébano), artefato poderoso utilizado por Walter para conjurar a noite eterna. Ao passar por essa floresta, as presas do infame vampiro são direcionadas a sua presença, que as atrai com o mesmo artifício, sequestrando uma pessoa importante para elas. Essa estratégia visa iludir seus escolhidos, que tentam o resgate e são frustradas e assassinadas pelo demoníaco vampiro. Porém, o que ele não contava era que Leon Belmont era um bravo guerreiro, e não seria eliminado facilmente como as presas anteriores. No primeiro embate, Leon não consegue ferir Walter, pois o chicote não lhe causa ferimento. Mesmo assim, o astuto Leon consegue resgatar sua amada Sara Trantoul, a levando para Rinaldo examinar os ferimentos causados por Walter. Ao ser examinada, Rinaldo, revela a Leon que Sara havia sido mordida pelo vampiro e que logo se transformaria em vampiro caso Leon não consiga matar Walter. Porém, Leon explica ao alquimista que seu chicote não funcionou contra o vampiro. O alquimista explica que para o chicote ferir vampiros era necessário que uma alma pura se dispusesse a se sacrificar por ele. Muito debilitada, ao escutar as palavras de Rinaldo, Sara propõe seu sacrifício para que Leon possa dar cabo da vida de Walter e que outras pessoas não sofram o que os dois estão passando. Sem escolhas, Leon sacrifica sua noiva e a alma de Sara se funde ao Whip of Alchemy que se tonar o Vampire Killer, a arma principal da franquia e herança passada de geração para geração entre a família Belmont.

Essa figura é o vilão do jogo, o vampiro Walter Bernhard.

Essa é a belíssima noiva de Leon, Sara Trantoul.

Depois de finalizar o ritual, Leon parte em busca de vingança, e alcança o maldito vampiro Walter. Os dois pelejam e Leon o vence, matando o vampiro e supostamente pondo fim aos atendados do mesmo. Porém, ao vencer Walter, descobrimos que esse jogo foi planejado por nada menos que seu amigo Mathias! Após a descoberta, a morte aparece e oferece a alma do vampiro a Mathias, que confessa a Leon que fazia aquelas atrocidades para se vingar de Deus pela morte de sua esposa Elisabetha, e oferece aliança a Leon para que juntos possam governar o mundo. Indignado, Leon recusa e reitera que irá manter a promessa feita para Sara antes do sacrifício de sua amada. O mais novo vilão, Mathias, foge e deixa a morte encarregada de dar fim ao ex-amigo Leon Belmont. Quando Leon vence a morte, ele descobre que enquanto Mathias estiver vivo, ela nunca irá morrer, sempre reviverá. Então, por meio da morte, Leon dá um aviso a Mathias (que se tornará o Conde Drácula, posteriormente na saga), dizendo que os Belmont nunca irão parar até concluírem sua missão de destruírem os demônios e vampiros. Esse é o fim dessa aventura.

Esse é o amigo (não tão amigo assim) de Leon e antagonista do jogo, Mathias Cronqvist.

Essa era a esposa de Mathias, Elisabetha Cronqvist.

Acho que todos já devem saber de quem se trata essa personagem acima, a Morte.

Aqui vemos o nosso herói, Leon Belmont, sentado o relho em um monstro.

Essa é uma das partes da batalha contra o vampiro Walter.

E aqui a batalha final contra a morte!

A lista abaixo, está em ordem cronológica da história da série principal de Castlevania:

Ano do Evento
Título ou evento

1094
Castlevania: Lament of Innocence

1094-1475
Dracula escondido em terras estrangeiras, conhece sua 2ª esposa e nascimento de Alucard

1476
Castlevania III: Dracula's Curse

1479
Castlevania: Curse of Darkness

1576
Castlevania: The Adventure

1591
Castlevania II: Belmont's Revenge

1691
Castlevania, Vampire Killer, Haunted Castle, Super Castlevania IV e Castlevania Chronicles

1698
Castlevania II: Simon's Quest

1748
Castlevania: Harmony of Dissonance

1792
Akumajō Dracula X Chi no Rondo, Castlevania: Dracula X e Dracula X Chronicles

1797
Castlevania: Symphony of The Night e Dracula X: Nocturne In The Moonlight

1798
Castlevania: Nocturne of Recollection, radionovela japonesa

1800
Castlevania: Order of Ecclesia

1897
Drácula, romance de Bram Stoker

1917
Castlevania: Bloodlines

1944
Castlevania: Portrait of Ruin

1999
Batalha de Julius Belmont contra Drácula na virada do Milênio onde seu poder e castelo foram selados em um Eclipse Solar.

2035
Castlevania: Aria of Sorrow

2036
Castlevania: Dawn of Sorrow

2037 ou 2038
Castlevania: Grimoire of Souls

 Obs.: Os jogos seguintes têm sua própria linha do tempo, e fazem parte de um universo alternativo:

Ano de Lançamento
Título ou evento

1990
The Legend of Satanic Castle: The Vampire Hunters (Gamebook/Mangá)

2009
Castlevania: The Adventure ReBirth (WiiWare)

2007
Castlevania: Order of Shadows (Konami Mobile)

1988
Castlevania: Haunted Castle (remake de Castlevania Vampire Killer, Arcade)

1993
Castlevania: Dracula X (PC Engine)

2001
Castlevania: Circle of the Moon (Game Boy Advance)

1999
Castlevania: Legacy of Darkness (Nintendo 64)

1999
Castlevania (Nintendo 64)

1987
The Devil Castle Dracula: The Battle of Old Castle (Gamebook/Mangá)

2009
Castlevania: The Arcade (Arcade)

2009
Pachislot Akumajō Dracula I (Pachinko)

2010
Pachislot Akumajō Dracula II (Pachinko)

2012
Pachislot Akumajō Dracula III (Pachinko)

1997
Castlevania Legends (foi removido do cânon oficial/Game Boy)

Abaixo, segue a lista dos jogos por ordem de lançamento:

1986 (setembro), Akumajō Dracula - Famicon Disk System

1986 (outubro),Vampire Killer - MSX

1988, Castlevania II: Simon’s Quest - NES

1988, Haunted Castle - Arcade

1989, The Castlevania Adventure - Game Boy

1990, Castlevania III: Dracula's Curse - NES

1991, Super Castlevania IV - SNES

1991, Castlevania II: Belmont's Revenge - Game Boy

1993, Dracula X: Rondo of Blood - PC-Engine

1994, Castlevania: Bloodlines - Mega Drive

1995, Castlevania: Dracula X - SNES

1997, Castlevania: Symphony Of The Night - PlayStation

1997, Castlevania Legends - Game Boy

1998, Dracula X: Nocturne In The Moonlight - Saturn

1999, Castlevania 64 - Nintendo 64

1999, Castlevania: Legacy of Darkness - Nintendo 64

2001, Castlevania Chronicles - PlayStation

2001, Castlevania: Circle of the Moon - GBA

2002, Castlevania: Harmony of Dissonance - GBA

2003, Castlevania: Aria of Sorrow - GBA

2003, Castlevania: Lament of Innocence - PlayStation 2

2003, Konami Collector’s Series* - PC

2005, Castlevania: Dawn of Sorrow - Nintendo DS

2005, Castlevania: Curse of Darkness - PlayStation 2 e Xbox

2006, Castlevania: Portrait of Ruin - Nintendo DS

2007, Castlevania: The Dracula X Chronicles - PlayStation Portable

2007, Castlevania: Order of Shadows - Celular

2008, Castlevania: Order of Ecclesia - Nintendo DS

2008, Castlevania Judgment - Nintendo Wii

2009, Castlevania: The Arcade - Arcade

2010, Castlevania: The Adventure ReBirth - Nintendo Wii

2010, Castlevania Harmony of Despair - Playstation 3  e Xbox 360

2019, Castlevania Anniversary Collection - PC, PS4, Nintendo Switch e Xbox One

2019 (?), Castlevania: Grimoire of Souls - Android (?) e iOS (Beta Test)

Cronologia da série Lords of Shadow, de Castlevania:

Ano do Evento
Título ou evento

1046
Lords of Shadow - Mirror of Fate (Gabriel Belmont)

1047
Lords of Shadow

1073
Lords of Shadow - Mirror of Fate (Trevor Belmont)

1101
Lords of Shadow - Mirror of Fate (Simon Belmont e Alucard)

1102-2057
Lords of Shadow 2

Dessa franquia riquíssima, vale destacar que a trilha sonora é linda, desde os primeiros jogos até os atuais. Meu jogo predileto da franquia é o Castlevania: Symphony Of The Night, título original japonês Akumajō Dracula X: Gekka no Yasōkyoku (悪魔城ドラキュラX 月下の夜想曲), do Playstation, lançado em 1997. Além de, na minha opinião, ter o melhor enredo, também possui uma trilha sonora espetacular (composta por Michiru Yamane, a mesma musicista que compôs a trilha sonora de Castlevania: Bloodlines e a maioria das trilhas sonoras da franquia atualmente). Algumas novidades, como a aquisição de magias e movimentos especiais no decorrer da história, tornaram esse jogo uma sensação em 1997. Na época, me lembro muito bem, toda Lan House e Casas de Videogames possuíam esse jogo e disponibilizavam para jogarem por hora no Playstation. A molecada, que não tinha videogame em casa, ficavam dias e dias até zerá-lo.

A perfeita capa do jogo Castlevania: Symphony of The Night

A história gira em torno do filho do Vlad Tsepeshu (Drácula) com uma humana chamada Lisa (segunda esposa de Mathias, que, na história, foi queimada por ter sido acusada de bruxaria, mais um motivo para a ira do Conde Drácula), Alucard (Adorian Fārenhaitsu Tsepeshu) um meio-vampiro. Ele acorda, após o fantasma do arqui-vilão Shaft (sacerdote das trevas, vencido anteriormente pela família Belmont) enfeitiçar Richter Belmont e o mesmo ficar sob seu domínio. Resumindo, Alucard tem que impedir Richter de ressuscitar o Conde Drácula. Com ajuda de Maria, amiga de Richter, Alucard consegue desenfeitiçar Richter Belmont, enviar a alma de Shaft para o inferno e lutar contra seu pai, Mathias (Conde Drácula). Após vencê-lo, Alucard some e reaparece em franquias posteriores, sendo que nas mais atuais apareceu como agente de uma organização ultra-secreta japonesa, que procura investigar novas tentativas das forças do mal de trazerem um novo Senhor das Trevas para dominar o mundo.

O protagonista mais estiloso da franquia, Alucard (Adorian Tsepeshu)

Seu pai, e antagonista de toda a franquia, Conde Drácula (Vlad Tsepeshu)

Sua amável mãe, Lisa Tsepeshu

O vilão, o manipulador, sacerdote Shaft

O herói que ressurge após um período de hiato, Richter Belmont

A amiga de Richter, Maria Renard

Alucard dando uma volta no Castelo de seu pai e brigando com monstros

Aqui vemos a magnífica Alucard Sword em ação, contra um lobo gigante e zumbis

E a tão aguardada batalha final, do game, entre Richter Belmont e Drácula!

Atualmente temos o jogo, ainda não lançado, porém em fase beta, exclusivo para iOS, Castlevania: Grimoire of Souls, um jogo 2D, que tem como protagonista Arikado (Alucard). O enredo gira em volta da mesma situação que envolve a maioria dos jogos da franquia, a iminência da ressurreição de Conde Drácula, mas dessa vez, pelas mãos de um desconhecido. Nosso personagem, Arikado, recebe uma carta avisando que ocorrerá o ritual de ressurreição do Senhor das Trevas, mas não se sabe quem está por trás da façanha. Para impedir, Alucard vai sentar a porrada em esqueletos, morcegos e diversos monstros, e receberá ajuda de alguns personagens clássicos como Simon Belmont, Shanoa, Charllote, etc. Essa, inclusive, é uma das novidades, poder ressuscitar um personagem da franquia para ajudar a impedir que as forças do mal dominem a terra. Por enquanto o jogo é exclusivo para iOS e não tem data de lançamento (mas temos a promessa da Konami, de que o jogo será lançado ainda em 2019 para Android).

Capa do jogo de iOS, Castlevania: Grimoire of Souls.

Também foi lançado em 2018, no dia 26 de outubro, Castlevania Requiem para PS4, que conta com os remakes de Castlevania: Symphony of The Night do Playstation e Castlevania: Rondo of Blood do TurboGrafx-16 (conhecido também como Dracula X, o primeiro remake do jogo para SNES e PSP). A diferença é que os jogos foram remasterizados e podem ser jogados nas resoluções 1080p e 4k no PS4 Pro. 

Capa do jogo de PS4, Castlevania Requiem (Remake de Castlevania: Symphony of The Night e Castlevania: Rondo of Blood).

Em maio desse ano, dia 16 especificamente, foi lançado oficialmente para as plataformas PC (via Steam), PS4, Nintendo Switch e Xbox One a coletânea de Castlevania em comemoração ao aniversário de 50 anos da Konami. O nome dessa maravilha é Castlevania Anniversary Collection que conta com os seguintes jogos da franquia: Castlevania (NES), Castlevania 2: Belmont’s Revenge (Game Boy), Castlevania 3: Dracula’s Curse (NES), Super Castlevania 4 (Super Nintendo), Castlevania The Adventure (Game Boy), Castlevania 2: Simon’s Quest (NES), Castlevania Bloodlines (Mega Drive) e Kid Dracula (NES/Famicom). 

Capa da coleção comemorativa de aniversário de 50 anos da Konami, com os jogos clássicos de Castlevania, Castlevania Anniversary Collection disponíveis para diversas plataformas games

E por fim, quero dar um destaque para a série de animação do Netflix, que oi lançada em 2017 e teve sua continuação lançada dia 26 de outubro de 2018 (juntamente com o jogo de PS4). Ela conta a história do Symphony of The Night, e, particularmente, gostei muito da adaptação. Conseguiram passar com bastante fidelidade a história (com alguns acréscimos dramáticos, para atrair o público), e já me deixou ansioso pela terceira temporada (que provavelmente demorará). A trilha sonara então, simplesmente estasiante, com faixas dos jogos clássicos e que auxilia na ambientação da trama de maneira impecável. Já estou ansioso por uma possível terceira temporada, e o que podem fazer na trama daqui para frente.

Pôster da segunda temporada (com uma pegada clássica) da série animada Castlevania da Netflix.

Título pós abertura da série animada Castlevania da Netflix.

 É isso aí camaradas. Espero que tenham gostado desse especial. Até a próxima, amigos da Rede Blast! 

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Castlevania

http://vampirekiller100.blogspot.com/2013/10/

https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/03/castlevania-conheca-os-games-e-historia-da-franquia.html

http://pt-br.castlevania.wikia.com/wiki/Cronologia_de_Castlevania

http://alvanista.com/katsuragi/posts/2938841-a-franquia-castlevania-e-sua-linha-do-tempo-complicada-parte-1

https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/09/classico-castlevania-symphony-of-the-night-sera-lancado-no-ps4.ghtml

https://canaltech.com.br/jogos-mobile/exclusivo-para-ios-castlevania-grimoire-of-souls-e-anunciado-pela-konami-112074/

https://www.youtube.com/watch?v=KFtHjPH6Zo8

https://epicplay.games/castlevania-cronologia-da-saga-principal-conhece-todos-os-games/

http://castelodocondedracula123.blogspot.com/

https://mundonintendo.com.br/por-tras-da-historia-de-castlevania/

http://nerdaiada.com.br/2016/09/26/30-anos-da-franquia-castlevania-conheca-um-pouco-do-jogo/

https://trecobox.com.br/2018/11/02/castlevania-3-temporada-com-10-episodios/

https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/05/rage-2-e-castlevania-estao-entre-os-lancamentos-da-semana.ghtml

*E, claro, minha experiência como gamer ☺ .




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta