A onda agora é... Oppa Gangnam Style!

Confere aí!

07/08/2013 Última edição em 07/08/2013 às 00:00:00

 

Após o estrondoso sucesso com a famosa “Dancinha do cavalo” no clipe Gangnam Style, o cantor Psy passou a ser reconhecido mundialmente. Amado por muitos, odiado por alguns o rapper coreano conseguiu bater recordes de visualização, Você pode conhecer os dois últimos trabalhos feitos por ele, mas será que conhece sua trajetória? Pois é sobre isso que iremos falar hoje.

Park Jai-sang, também conhecido como Psy nasceu em 31 de Dezembro de 1977 e é um rapper muito conhecido na Coréia do Sul. Teve sua estreia no ano 2000 com a música “Bird” e se caracteriza pelo jeito bem humorado de interpretar seu personagens nos seus clipes. Sua mensagem sempre beirava ao revolucionismo, trazendo assuntos que traziam indignação ao cantor (Como na música “Dear American” onde, o mesmo, protestava contra a presença militar norte-americana na Península Coreana que, por consequência, causou duas mortes.).

 

 

Não se sabe, ao certo, como andava a carreira do cantor até sua ascensão em “Gangnam Style” mas, segundo boatos, ele já foi preso por porte de drogas. Essa informação não foi confirmada então, não se sabe ao certo se é uma fonte segura.

 

 

Em julho de 2012, Psy lança a musica “Gangnam Style” e com o tempo, passa a ser conhecido mundialmente. O clipe conta com a participação de HyunA, a líder de um grupo sul coreano intitulado 4Minute. Ao ser convocada para participar do clipe e chegar ao set de gravação; HyunA se perguntou: “Por que eu fiz isso?” mas ao perceber o que o cantor tinha em mente falou: “Ah, Psy, seu idiota! Isso é genial, é demais!”. Após o lançamento, o cantor fez uma versão melhor com a cantora. Atualmente possui o recorde de “Vídeo mais assistido online”, “Vídeo mais 'curtido’ online” e o “Primeiro vídeo a receber 1 bilhão de visualizações”.

O clipe se trata de uma sátira da região de Gangnam, uma área rica de Seul e refere-se à vida calma durante o dia e louca durante a noite do subúrbio, constituindo uma apologia à cultura de consumismo exagerado. O bairro é conhecido como a Beverly Hills de Seul, com ruas repletas com lojas de marca, bares e restaurantes da moda. Um dos exemplos dados no clipe é para mulheres que comem refeições baratíssimas em casa para depois irem beber café em locais como o Starbucks (Ato visto como extravagante e ligado a um certo status social). No vídeoclipe, a coreografia passeia por locais inesperados de Gangnam Style, como uma sauna, um barco, ou com pessoas jogando xadrez. O “Oppa” falado no clipe é uma palavra usada por mulheres para se referir a um “Irmão Mais Velho”, “Namorado” ou, no caso, um “Homem mais velho”.

Veja abaixo o vídeo:

 

Psy – Gangnam Style

 

Psy – Gangnam Style (ft. Hyuna)

 

 

Com o sucesso, vieram as paródias. A cada dia, mais e mais vídeos eram feitos, editados, e lançados no youtube com sátiras ao clipe mais comentado do momento. A situação foi tão hilariante, que até  existe uma versão ''cearense'' da música. Veja Abaixo as diversas versões criadas:

 

Deadpool VS Gangnam Style

 

Gunman Style - Gangnam Style (WESTERN PARODY)

 

Abdias o Cabucão  - Vou Cagar nas Calças

 

Em Janeiro de 2013, o cantor passou por mais um escândalo. Segundo a imprensa, Psy estava tendo um caso (Secreto) com a cantora e dançarina do grupo SNSD, Yoona. Segundo a cantora, esse assunto é totalmente enganoso e que ela nunca faria isso com a Unni ( Palavra utilizada para identificar uma irmã ou amiga mais velha. No caso, se refere a esposa do cantor).

Em Fevereiro, Psy teve sua passagem no Brasil para comemorar o Carnaval junto com os baianos. Fez diversas amizades uma delas foi com a cantora Claudia Leite e afirmou que amou o país. Neste mesmo ano, após o confronto entre Coréia do Norte e Coréia do Sul, o cantor pediu auxilio, pois sabe que é um símbolo da Coréia do Sul, temia ser alvo de “Tiroteios” do país vizinho.

 

 

No dia 13 de Abril de 2013, o mais novo sucesso intitulado “Gentleman” é lançado na mídia. Por causa do sucesso anterior, milhares de pessoas migraram rapidamente para saber “O que esse maluco aprontou agora.”. Com isso, em apenas 24h ele bateu (Mais uma vez) o record no Guinness Word Record como “O vídeo mais assistindo online em 24 horas.” com 38 milhões de visualizações e, em 4 dias, chegou a marca de 100 milhões.

Este vídeo conta com a participação da cantora Gain, integrante do grupo coreano Brown Eyed Girls. Observe que: A dança principal utilizada do clipe “Gentleman” foi, inicialmente, tirada de um dos grandes sucessos do grupo Brown Eyed Girls intitulado “Abracadabra”. Esse clipe em especial criou muita polêmica na Coréia porem, iremos falar sobre isso em outro momento.

Veja o vídeo abaixo e comprove:

 

Brown Eyed Girls – Abracadabra

 

Psy – Gentleman

 

 

Segundo o cantor, o uso de uma coreografia já conhecida e as participações especiais em seus clipes servem para que o mundo possa adentrar nesse “Estilo kpop” e passem a conhecer outros grupos do meio pop. Como seu grande sucesso anterior, Gentleman também possuiu versões com paródias.

Veja abaixo o vídeo:

 

Deadpool vs Gentleman

 

Porém, como nada vem fácil, mais uma vez Psy passa por outro dilema. A KBS classificou este clipe como “Impróprio para Transmição” pois contem cenas de “Destruição de estrutura pública” (Se refere a cena em que o Psy chuta um cone de “Proibido Estacionar”). Segundo um representante da YG Entertainment (Empresa que patrocina o cantor), eles não tem previsão para promover o clipe na Coréia, somente nos demais países. Em uma conferência nos Estados Unidos, o rapper declara:

Parece que o vídeo de ‘Gentleman‘ gerou muitos debates. Eu pensei muito sobre isso pelo fato de muitas pessoas terem altas expectativas por mim e por este single. Eu também notei que recentemente ganhei muitos fãs mais jovens e na minha opinião, também concordo que o conteúdo do MV é inapropriado para espectadores mais jovens. Então, para os meus fãs mais jovens, eu prometo voltar com  um material de trabalho mais apropriado da próxima vez.

 

Atualmente possui 5 Albuns, 2 EPs e 17 Singles. Participou de diversos programas de televisão, foi jurado e fez shows em diversos países.

 

Fontes: Wikipedia | Uol | Sapo | Gospelvoice | Monet | Veja | Soompi 1 2 3 4 5 6




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta