Olá! Sou o Ero, acabo de entrar pra equipe da Blast! e estou aqui para seduzi-los diverti-los e informá-los dos assuntos do seu e meu Interesse ;D! Falarei sobre animes, cultura, arte, web e, quem sabe, um pouco de metal. Vou começar com um artigo sobre web 3.0. Vamos lá!

Web 2.0? Atrasados! O assunto agora é web 3.0!

A Web 2.0 como sabemos é caracterizada principalmente pela capacidade de os usuários poderem compartilhar informações rapidamente uns com os outros, que foi desenvolvido sobre o fenômeno que chamamos de mídia social.

Do Twitter para o Facebook, para o YouTube, Wikipedia e para todos os outros tipos de comunidades, a Web 2.0 é tudo sobre o compartilhamento. Agora, se você lembrar ou se você estava presente durante o que hoje é conhecida como Web 1.0, a informação era colocada em um site e morria nisso, a melhor forma de compartilhar era através de e-mails. Havia pouca ou nenhuma comunicação e, se você quisesse informações, você tinha que ir direto à fonte. Você pode imaginar como a internet era difícil sem seu leitor de RSS, ter que se lembrar de todos os endereços dos sites que você costuma visitar? Agora com a Web 2.0 sobre a sua saída, a pergunta óbvia é: o que a Web 3.0 vai ser?

Talvez seja difícil imaginar como a internet é agregada/dominada por principais sites como o Twitter e o Facebook. Na Web 2.0, enfocamos a interação dos usuários uns com os outros, agora vamos focar apenas os próprios usuários, que é sempre um plus.

Mas como é que isto vai acontecer?

A Web 3.0 está sendo referida pelos especialistas como a web semântica, significado semântico dos dados orientados. Os dados virão do usuário e a web será o mecanismo que ajustará estas informações para atender às necessidades do usuário. Por exemplo, se você faz uma busca “blogs de design”, suas buscas serão muito mais precisas, e seus sistemas serão capazes de lhe responder perguntas como “onde eu devo almoçar hoje?”. Seu navegador consultaria os registros de suas preferências sobre comida e ambiente, levaria em consideração o local onde você está e, então, faria uma sugestão de locais pra você. Também terá tudo a ver com os dispositivos móveis porque este mercado esta crescendo muito, hoje em dia você pode pedir sua Bib’sfiha pelo seu celular!

Hehe, bom, é isso aí, ate a próxima!

See yah!


Publicação original de 10/06/2011.

Compartilhar
Comentários
0 comentários