Uma pequena vila. Mortes misteriosas. E uma doença indecifravel. Higurashi no Naku Koro ni? Não! O anime de hoje é Shiki, o mais sombrio da nova temporada!
A história começa na pacífica vila de Sotoba. A primeira personagem que nos é apresentada é Megumi Shimizu, uma garota da cidade grande que odeia toda e qualquer coisa relacionada à vila. Odeia os moradores que espalham fofocas sobre tudo, odeia o simples fato de ela ter se mudado para lá. Resumindo: se a cidade saísse do mapa de um instante para o outro, ela daria graças a Deus.
Só duas coisas são imunes ao ódio da garota: a misteriosa casa em estilo europeu que fica no alto da colina e Natsuno, um garoto também da cidade grande, por quem Megumi é apaixonada, mas que não demonstra o menor interesse pela garota. Todas as noites, Megumi observa Natsuno pela janela do quarto do garoto.
No meio da noite, uma família misteriosa se muda para a tal casa, sem avisar ninguém. Esses novos moradores praticamente não saem de casa e logo rumores se espalham pela vila. Megumi, intrigada, vai até tal a casa querendo saber que tipo de pessoas moram lá. Ela espera que seja alguém rico e da nobreza e, assim, eles teriam um filho príncipe que se apaixonaria por ela — sonha com pouco ela, né? Quando chega em frente à casa, ela começa a ter a sensação de que é observada, e um dos moradores aparece em frente a porta principal.
A cena é cortada e passa para a vila, onde as pessoas procuram pela garota, que está desaparecida. Já de noite, ela é encontrada quase morta no meio da floresta. Neste momento, podemos ver de relance um bicho que parece ser um cachorro ou um lobo, mas, durante os cinco episódios já lançados, ainda nenhuma informação sobre ele nos foi dada.
Em casa, o médico Toshio Ozaki vai visitá-la. Ele não consegue encontrar exatamente a causa do que está acontecendo com a menina, mas diz que se trata de uma anemia somada a outras doenças.
E, pouco tempo depois, Megumi morre.
“Como assim? Ela é a principal da historia e morreu? Você contou o anime todo, né?” Não, isso tudo aí foi só o primeiro episódio, acreditem se quiserem. É então que, com a garota morta, a história passa a girar em torno de Natsuno. Mesmo agora com a morte de Megumi, ele continua sentindo que é observado pela janela e a fecha toda a noite. Aos poucos, ele começa a ter sonhos e visões da garota.
E então, mais pessoas começam a morrer, todas com a mesma misteriosa doença que deu fim à vida de Megumi. Ozaki começa a investigar a doença com Seishin Muroi, um dos monges da vila.
A vila de Sotoba é dividida em várias áreas cada uma com seu devido nome. Após alguns idosos morrerem em determinada área, aquela parte se torna uma “cidade fantasma”, já que eles eram os unicos moradores restantes naquela parte da vila.
O que mais intriga o médico e o monge é que as doenças começam como um aparentemente inofensivo resfriado de verão. Os sintomas inicais são sono, fraqueza e indisposição em praticamente todos os casos. Fora isso, alguns corpos aparecem completamente deteriorados e cheios de vermes, enquanto outros estão sem praticamente nenhum dano. Para os corpos deteriorados, a suspeita é de cães selvagens, já que estes corpos estavam rasgados e com órgãos faltando.
Mas, à medida que o número de mortos aumenta, ninguém mais sabe do que suspeitar. Até que as mortes começam a se ligar à misteriosa família da casa em estilo europeu. Algumas pessoas morreram logo depois de conhecer os membros dessa enigmática família.
A caçula da família, uma menina de longos cabelos roxos e olhos completamente negros que parecem mais dois buracos no meio do rosto, vai até o monge de noite e começa a conversar com ele. Ela diz que leu todas as obras que ele publicou e, quando vai embora, diz: “Cortar os pulsos não é o suficiente para matar uma pessoa”, se referindo ao ato do monge há algum tempo, do qual ninguém tinha conhecimento.
Natsuno começa a ficar com sono durante o dia por não conseguir dormir à noite, por causa de seus pesadelos frequentes com Megumi. Na casa de seu amigo, ele tem a visão mais real até o momento da menina, e aí, somado a algumas informações que a caçula da família “deixa escapar” em suas conversas com o monge e a alguns fatos tão pequenos e tão óbvios que a maioria de nós deixa escapar ou descarta, nós já podemos ter quase certeza do que a estranha família guarda em segredo.
Agora é a sua vez; tente ir juntando os fatos e tentar descobrir o segredo das misteriosas mortes na vila de Sotoba. E tome cuidado: se você se sentir observado, pode ser que realmente tenha alguém te vigiando nas sombras.
E, por último, mas não menos importante... Tenham medo, tenham MUITO medo do Masao! É um personagem que dá mais medo que a família misteriosa ou os corpos apodrecidos! Desculpem o linguajar mas... Esse moleque é o capeta em forma de gente!
Agora deixo vocês com a abertura do anime, muito boa! O encerramento também é ótimo!
Publicação original de 10/08/2010. 3 imagens desta publicação não sobreviveram à migração de 2013.