Oi, gente! Há algum tempo, comecei a ouvir falar muito em uma garota que gosta muito de anime e mangá e que anda sendo chamada no Twitter de “Rainha dos Otakus”, e como o pessoal adora também, resolvi entrevistá-la. Pelo que eu percebi durante a entrevista, é uma menina que já sofreu preconceitos por gostar da cultura japonesa. Mas... o que há de mal em ser diferente, não é mesmo? Bem, eu já sofri algo do tipo, mas admito que não sou tão forte quanto ela. Então, cabe a vocês tirarem suas próprias conclusões. Boa leitura! :D
Dados Pessoais
- Nome completo: Rafaella (nunca chamem-na de Rafinha, dica)
- Apelido: Kooi Koyama
- Idade: 14
- Data de nascimento: 09/11/1995
- Onde mora: São José dos Campos (SP)
- Signo: Escorpião
- Estuda? Em que ano? : 9º ano / 8ª série
- Do que gosta: Anime, mangá, asian music
- Do que não gosta: Feijão
- Hobbies: Twittar como se não houvesse amanhã xD
- Vicios: Coca-Cola
- Influências: Marimoon
1. Quando você começou a gostar de animes e da cultura japonesa?
Bom, desde pequenininha eu assistia Dragon Ball na TV Globinho... Então eu sempre tive uma certa queda por esse tipo de coisa. Em um belo dia, minha irmã me disse que ia começar a passar Naruto no SBT, e também que era um anime bom, aí eu fui assistir. Foi amor à primeira vista (risos). Depois eu fui conhecendo melhor, descobri com qual tipo de anime eu me identificava mais, resolvi começar a aprender japonês e sou o que sou hoje (^_^).
E, claro, o j-rock. Eu começei a gostar porque a minha amiga levou uma Anime Do pra escola com uma letra de música do L’arc~en~Ciel, e assim nós fomos descobrindo o mundinho japonês juntas *u* (melhor eu parar por aqui senão eu vou acabar contando a minha vida toda ;P)
2. Você já se considerava “otaku” nessa época ou nem sabia o que isso significava? (risos)
Nem sabia o que significava (risos) ~~ Fui saber muito depois o que era, e me identifiquei tanto, mas tanto, que resolvi seguir esse estilo.
3. O que você quer dizer com “seguir esse estilo”? Maquiagem, roupas...?
Ah, sim, maquiagem, música, roupas, me aprofundar mais.
4. Como você encara isso no dia-a-dia? Quer dizer, as pessoas te olham estranho; você sofre preconceitos por causa de seu estilo, ou já se acostumou?
Olha, eu nunca liguei muito pra essas coisas. As pessoas olham estranho, sim, quando eu canto em japonês, coreano... mas eu gosto disso e pronto (risos).
Na 5ª série eu era muito zoada na escola, sério, muito MESMO, até mudei de escola por isso. Mas, com o tempo, fui aprendendo a lidar com esse tipo de coisa. Me sinto até meio superior quando dizem "que menina esquisita, porque ela tá usando lápis de olho branco? Por que ela tem uma vaca pendurada na mochila?" (sim eu faço coleção de chaveiros de vaquinha)" porque eu sou diferente demais pra simples mortais entenderem.
Eu acho que com o tempo as pessoas vão entedendo que eu não gosto de certas brincadeiras, certas músicas e vão criando um certo respeito, vão me achando menos estranha. Tudo que eu tenho que fazer é ser forte (ò_ó).
5. Como surgiu o apelido KooiKoyama?
Um dia, eu e minhas melhores amigas estávamos em uma aula de leitura, que eram sempre inúteis, e resolvemos fazer apelidos. Acabou saindo “Koi”, que acabou ficando com dois “o” pra ficar mais chique, hehe.
Então, um belo dia eu procurei no Google “sobrenomes japoneses” e encontrei em um site o “Koyama”, que, além de ficar bonitinho com o meu apelido, combinou MUITO comigo, porque significa “montanha pequena” e eu sou baixinha, mas ocupo tanto espaço como uma montanha (risos).
6. Agora me diz uma coisa: no Twitter, te chamam de “rainha dos otakus”. Como você se sente em relação a isso? Essas pessoas que te chamam de estranha, sabem?
Eu acho meio exagerado ser chamada de “Rainha dos Otakus” porque eu não faço isso sozinha, eu tenho muita ajuda de outros perfis otakus como o Vida de Otaku (que eu sou uma das moderadoras), Otaku Revolution e Aprendi em Animes. Mas eu gosto de ser chamada assim, me sinto meio importante (risos).
As pessoas que me acham estranha? Hmm~ Elas não acreditaram quando eu disse que eu sou meio “famosa”, mas só quero ver quando eu aparecer na TV e elas assistirem, haha.
(ah, e tem mais milhões de outros twitteiros otakus que me ajudam, só não vou falar todos eles porque vai parecer que eu to fazendo propaganda, hehe)
7. Quais são seus animes preferidos? E mangás?
Animes: Fullmetal Alchemist, K-on, Death Note, Suzumiya Haruhi no Yūutsu, Love Hina, Itazura na Kiss e Lucky Star. Mangás: Full Moon o Sagashite e Eensy Weensy Monster.
Tenho poucos mangás favoritos porque gosto de comprar, não de baixar, e nem sempre eu tenho dinheiro (risos). Então, coloquei os dois únicos cuja coleção tenho completa.
8. Já fez cosplay? Costuma andar na rua com essas roupas ou prefere guardar só para os eventos?
Nunca fiz um cosplay ;^; Pretendo fazer, mas cadê o dinheiro? Ah, eu andava na escola com a minha touquinha de orelhas normalmente (agora não ando mais porque mudei de escola e sou muito tímida antes de conhecer as pessoas).
9. No seu grupo de amigos, a maioria é otaku ou você é a única desse meio?
Na escola nova tem uma otome que anda comigo no intervalo :3 Mas na sala de aula (que eu saiba) não tem nenhum...
10. Na sua opinião, o que é melhor: o mundo virtual ou o mundo real? Por quê?
Cada um tem suas vantagens e desvantagens. No virtual é muito mais fácil fazer amizades, encontrar pessoas com quem eu me identifico, mas não vai ser a mesma coisa que no real. Acabar trocando o virtual pelo “carne e osso” vai me fazer virar uma pessoa eternamente carente. Então eu prefiro um equilíbrio entre os dois, tento sempre manter a minha vida social na real e na internet, iguais (apesar de ser super considerada na internet pelos otakus e, na vida real, ser só mais uma menina esforçada na minha sala (risos)).
11. Se pudesse ser um personagem de anime ou mangá, qual seria e por quê?
Eu seria a Mio-chan de K-on. Porque ela é baixista, super fofa, e eu me identifico um pouco com ela ;P
12. Agora, uma das perguntas mais importantes para quem gosta dessa cultura que está dominando o Brasil (haha): para você, o que é um verdadeiro otaku?
Ser um verdadeiro otaku não é assistir mais de cem animes, gastar mais dinheiro com acessórios... É ser de coração, gostar DE VERDADE de ser assim e NUNCA abandonar. Porque ser otaku não é um estilo de música, ou anime... É um estilo de vida.
Não é uma competição de quem tem mais acessórios, mais bottons, mais chaveiros, mais cosplays, mais dinheiro etc.
Ah, e ficar zoando coloridinhos e afins não faz de você um melhor otaku (ù_ú). Fica a dica.
Mas, é claro, os animes, mangás e acessórios fazem parte de tudo isso, sem eles você vira um poser de primeira. (:
[Hana] Então, estamos chegando ao fim desta entrevista cheia de curiosidades sobre nossa querida rainha dos baixinhos, quer dizer, dos otakus. (risos) Muito obrigada por ceder parte de seu tempo a essa entrevista. :D
(risos) Muito obrigada. *-----*
Gostou da entrevista, ficou com alguma dúvida ou simplesmente quer conversar com ela? Abaixo, links úteis:
Até a próxima, galera! Espero que tenham gostado. :D
Publicação original de 18/10/2010. 3 imagens desta publicação não sobreviveram à migração de 2013.