O Plug In Baby do dia 23 de outubro, em comemoração aos 64 anos da Organização das Nações Unidas (ONU), debateu “Pra que serve a ONU?”, com o impulso da participação dos ouvintes e um tracklist excepcional. O organismo, que nasceu em 24 de outubro de 1945, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, é responsável, segundo ele, pela garantia da paz e da segurança ao mundo, pela fiscalização dos direitos humanos, entre outras questões (disponível no site da ONU).
O programa recebeu o rótulo de Berlim Vol. 2 pois dá continuidade a nossa série de debates relacionados a queda do Muro de Berlim, que faz 20 anos de aniversário em 2009. O Conselho de Segurança da ONU, por exemplo, guarda uma herança fortíssima dos tempos pré-1989, ainda da Guerra Fria. Seus cinco assentos permanentes são divididos entre cinco países: Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China. A princípio, essa divisão pode não fazer muito sentido, mas, na época da Guerra Fria, tínhamos duas nações que comandavam o Bloco Capitalista (EUA e RU), duas que comandavam o bloco socialista (Rússia, antiga União Soviética, e China) e a França, que era capitalista mas tinha um forte Estado de Bem-estar Social.
Debatemos as contradições dentro da ONU, a impressão de que às vezes suas ações não têm efetividade nenhuma, como o mandato de prisão ao ditador sudanês Omar al-Bashir por crimes contra a humanidade em março deste ano, que não teve nenhum efeito, a condenação ao massacre feito pelo exército israelense em Gaza em janeiro deste ano e o veto da invasão dos EUA ao Iraque em março de 2003. Por outro lado, parece que concluímos que o mundo talvez seria pior sem ela, visto que ela foi responsável pela criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (apontado por um ouvinte) e por outras questões relevantes no combate à violação de direitos humanos e à paz.
Tracklist:
- Nine Inch Nails - 1.000.000
- Tears for Fears - Everybody Wants to Rule the World
- Depeche Mode - Peace
- System of a Down - Boom!
- The Clash - London Calling
- U2 - Peace on Earth
- Linkin Park - Hands Held High
- Pink Floyd - Hey You
- Garbage - The World Is Not Enough
Publicação original de 24/10/2009. O áudio do programa não sobreviveu à migração de 2013.