A edição do dia 22 de fevereiro do programa de Plug In Baby debateu o download de músicas, a pirataria e a distribuição gratuita de arte. Em outras palavras, debatemos os direitos autorais. Na última semana, o Nine Inch Nails, banda que colocou seus dois últimos álbuns para download em seu site, deixou uma mensagem dizendo que o grupo iria momentaneamente parar de produzir CDs e shows. O programa foi uma dupla homenagem: à banda e a sua iniciativa de distribuir livremente suas músicas na Internet.
O fato motivou o debate com os ouvintes, que deram sua opinião a respeito do que é pirataria, do que deveria ser proibido ou não, a relação artista-gravadora-consumidor e muito mais. Assim, refletimos e realizamos uma discussão democrática sobre esses assuntos. O tracklist do programa foi dedicado a bandas que já deram algum tipo de declaração sobre o download de suas músicas na Internet, seja a favor ou contra, ou deram algum tipo de incentivo para seus fãs baixarem suas músicas na rede.
O Plug In Baby aplaude as iniciativas de alguns artistas de divulgarem sua arte de forma gratuita, democratizando o acesso a cultura. Nós achamos que uma boa ideia de futuro está na inclusão digital. Assim, o acesso a informação, a pluralidade de ideias, a cultura e a arte será um direito de todos, sem a necessidade do intermédio da gravadora e seus empresários, que não querem produzir ou consumir arte, apenas vender.
Tracklist:
- Nine Inch Nails - Discipline
- Arctic Monkeys - Still Take You Home
- White Stripes - Conquest
- Franz Ferdinand - Ulysses
- Radiohead - Faust Arp
- Smashing Pumpkins - FOL
- Evanescence - Where Will You Go
- 30 Seconds to Mars - Capricorn (A Brand New Name)
- Linkin Park - Faint
- Metallica - Fade to Black
Publicação original de 25/02/2009. O áudio do programa não sobreviveu à migração de 2013.