[Nota: O Jrock no Naka tem mesmo ótimos leitores! O texto que você vai conferir logo menos abaixo foi escrito pela onipresente hideKO, que sempre contribui com a gente de alguma forma. Aproveito para deixar meu muito obrigado a ela.]
Por Leandra "hideKO"
Atendendo ao pedido do César, deixo meu relato sobre a passagem de um dos maiores ícones do rock japonês, que vem ganhando espaço em terras ocidentais: DIR EN GREY no Brasil.
O show ocorreu no dia 8 de novembro de 2009, no palco principal do Maquinária Festival, na Chácara do Jóquei, zona oeste de São Paulo, antecedendo Panic! at the Disco e Evanescence.
Já pelas 10 horas, havia uma movimentação em volta do espaço do evento, com o apoio da CET auxiliando o tráfego local. Para um acontecimento grande como o Maquinária, as filas estavam relativamente pequenas, comparáveis aos shows do Miyavi ou An Cafe. Em meio a pessoas com camisas do Evanescence, Panic!, emos ou garotas góticas, era possível identificar as pessoas que vieram assistir ao DIR EN GREY: além daqueles que vestiam a camisa da banda, haviam outros fãs com camisas de bandas japonesas, como The GazettE, Miyavi ou X JAPAN.
A entrada ao público foi aberta aproximadamente às 14h, com uma revista rigorosa, na qual qualquer material pontiagudo (spikes, canetas, piercings, etc), inflamáveis (sprays) ou alimentos eram descartados. O público era pequeno para o grande espaço reservado, ocupando cerca de metade do campo (15 mil, segundo o G1).
Lá, a estrutura abrigava tudo que um grande evento necessita ter: banheiros, venda de comes e bebes, enfermaria, loja para venda de "goods", além de dois palcos. O principal tinha dois telões laterais e som e iluminação ótimos. No meio do campo, havia um telão maior, transmitindo imagens do palco principal. No lado oposto, o palco MySpace, um palco menor mas com todo apoio de iluminação e som para uma grande apresentação.
Foto: Visão do telão central e palco
Durante as 3 horas que se passaram, preparação de palco, música de fundo, como U2. Às 17 horas iniciou-se a apresentação de Duff McKagan’s Loaded, que animou o público com suas músicas e covers, além de um de seus staffs correr pelo palco com a bandeira do Brasil.
Foto: Duff McKagan’s Loaded
Às 17h50min, o show acabou e iniciou-se a preparação de palco para o DIR EN GREY. Enquanto isso, iniciou-se um show no palco MySpace, com um público menor acompanhando.
Foto: Staffs preparando palco para o DIR EN GREY
Sem dizer nada, a banda entrou no palco nas pontuais 18h30min, com “Sa Bir” (setlist completa abaixo), levando o público à histeria. Logo em seguida veio “Shokubeni”, surpreendendo aqueles que não conheciam a banda com seu ritmo pesado. Muitos fãs acompanharam a música cantando e/ou com headbangings. Durante uma parada, destacou-se a voz do Kyo: ao contrário da ideia de alguns de que ele tenha estragado ao logno do tempo, estava numa afinação perfeita.
Foto: Die agitando o público
Com os típicos grunhidos e letra irreconhecível, “Agitated Screams of Maggots”, muita gritaria por parte do público e continua o bate-cabeça e agitar dos braços. Sem dar uma pausa, já ligaram direto a “Repetition of Hatred”, dando uma “acalmada” nos berros dos fãs. No meio desta música, foi que o Toshiya, pela primeira vez, saiu de seu canto esquerdo e começou a pular pelo palco indo para direita e voltando para seu canto, ganhando destaque de toda imprensa. Die também não ficou atrás, finalizando a música segurando a guitarra para o alto. Por todos os cantos, só se ouvia pessoas gritando “DIR EN GREY, DIR EN GREY, DIR EN GREY”
Uma pequena pausa e a parte mais emocionante do show foi sem dúvida a música mais esperada: “THE FINAL”.
Te no naka ni wa aisu beki hito sae mo
hanabanashiku chitte
te no naka ni wa ikita imi kizande mo
munashiki hana to chiru
Foi lindo, da pista se ouvia mais a voz dos fãs cantando o refrão do que o próprio Kyo. No final arrancou aplausos do público.
Foto: Kaoru, Toshiya, Kyo
Começou uma das minhas músicas favoritas do novo álbum, UROBOROS, “Vinushka”, com alternâncias de graves e agudos do Kyo. Die agitava o público e Kyo subiu na plataforma que havia no meio do palco, gritando algo e Toshiya levantando o baixo para depois trazer o pedestal com o microfone para frente do palco. Mais uma vez, o baixista agitou o público saltando de um lado para outro pelo palco.
“Obscure” seguiu com a apresentação. Foi a primeira vez que vi Kaoru interagindo com o público, levantando o braço e provavelmente encarando a plateia. Neste momento, Toshiya se posicionou bem próximo a ele. Todos integrantes fazendo headbanging, até que Kyo soltou os agudos mais lindos que já pude ouvir por parte dele, dando um desfecho especial nesta música.
Foto: Kaoru, Toshiya, Kyo, Shinya, Die
Kyo começou a soltar graves, como se estivesse recitando um mantra, enquanto o resto da banda se retirou para o canto esquerdo para preparar-se para a próxima música.
O clima ficou ameno com a “Dozing Green”, com um jogo de iluminação azul/rosa e fumaça, mudando para cores quentes vermelho/amarelo, voltando para as luzes de cores frias.
A noite vem caindo e “Inconvenient Ideal” aparece com um Toshiya mais uma vez agitando o público, e Kyo jogando as mãos para o alto.
Foto: Kyo, Toshiya
Kyo gritou algo, mas já deu para entender que era a última música: “Gaika, Chinmoku ga Nemuru Koro”.
O show acabou às 19h20min. Kyo saiu sem dizer uma única palavra ao Brasil. Toshiya colocou uma toalha na cabeça e começou a jogar palhetas. Die também jogou palhetas, ergueu e agitou os braços, como se estivesse agradecendo a todos. Não vi o que aconteceu com o Kaoru e o Shinya (quase certeza que ele jogou as baquetas).
Na loja de "goods" estavam disponíveis duas camisetas da ALL VISIBLE THINGS Tour ’09. Uma com estampa branca, capa da UROBOROS, e outra com uma estampa vermelha. Ambas por R$ 40,00.
Após o show do DIR EN GREY, tocaram mais bandas no palco MySpace e palco principal. Panic! at the Disco entrou debaixo de chuva e jogou declarações maravilhosas para o Brasil.
Foto: Panic! at the Disco no dilúvio
Foi tudo o que vi e lembro do lado direito da pista comum. Certeza que, se eu tivesse R$ 275,00 para pagar a meia entrada da pista VIP, eu iria. DIR EN GREY + Maquinária proporcionaram um dos melhores shows da minha vida (se não for o melhor) :)
Setlist
(via DIR EN GREY Brasil)
- Sa Bir
- Shokubeni
- Repetition of Hatred
- Agitated Screams of Maggots
- The Final
- Vinushka
- Obscure
- Reiketsu Nariseba
- Dozing Green
- Inconvenient Ideal
- Gaika, Chinmoku ga Nemuru Koro
Publicação original de 14/11/2009. 8 imagens desta publicação não sobreviveram à migração de 2013.