9月16日
De volta, pessoas!
Como prometi há vários posts, finalmente vou falar das bicicletas. Começando do começo, aqui é normal a venda de bicicletas usadas por conta dos estrangeiros que vêm com bolsa por tempo determinado (como eu). Inclusive, se eu entregar a bicicleta no fim da minha estadia, eu ganho parte do dinheiro que gastei.
Todas as bicicletas vêm com lanterna, trava e cesta, é o modelo básico japonês. Garupa, só se fizer questão. Até hoje, só vi o modelo ‘mountain bike’ à venda em Osaka, e por um preço bem salgado. Aqui é mais comum aquelas bicicletas ‘de velhos’, mas mesmo assim meio diferentes — e muito práticas. Assim que você compra uma bicicleta, é necessário pagar uma tarifa referente ao registro da mesma na polícia, fica algo em torno de 5 dólares.
Os ciclitas andam na calçada, até porque os pedestres, mesmo, são poucos. Existe até ‘faixa de ciclista’ do lado da faixa de pedestres. Talvez por isso exista tantas leis para quem anda de bike (lembra no registro na polícia?). Algumas multas chegam a 25 dólares. Eis algumas leis:
- Na estação de trem e arredores é proibido deixar a bicicleta;
- É proibido andar falando no celular ou ouvindo mp3 e derivados;
- É proibido andar de noite ou na chuva com a lanterna desligada.
Porém, a maioria dos japas só respeita a última lei, até porque é realmente importante por conta da falta de luz.
Aqui é muito comum ver crianças usando capacetes enquanto andam, a pé ou de bicicleta. É impossível não notar elas indo e voltando da escola.
Como já devo ter dito, até professores da faculdade se locomovem de bicicleta por conta da praticidade. É muito tranqüilo andar por aqui e não cansa tanto, além de não existir roubo.
Curiosidade: em japonês, não se fala ‘andar de bicicleta’, mas sim ‘correr de bicicleta’ (jitensha de hashiru). Há várias mudanças assim, quando for lembrando eu posto aqui.
PS1: No dia que escrevi este post consegui entrar pela primeira vez no MSN. Foi uma batalha. Muito obrigado pra quem ficou/fica acordado até tarde, assim posso conversar com alguém e me sentir um pouco no Brasil. Faz falta...
PS2: Também no mesmo dia comi ‘okonomiyaki’, a ‘pizza de japonês’. Muito bom, mas só parece pizza no formato. Tem carne de porco, peixe, ovo e coisas randoms não-identificáveis. Quem puder, prove, vale a pena!
PS3: As pizzas daqui são caras, extraordinariamente caras. O menor tamanho é 15 dólares. Isso é mais que um rodízio na maioria das pizzarias brasileiras. E, na boa, as do Brasil são melhores.
Publicação original de 25/09/2008.