World of Final Fantasy - Review

Confere aí!

03/11/2016 Última edição em 03/11/2016 às 00:00:00

A Square Enix lançou, na última semana, o jogo World of Final Fantasy, que está disponível para PlayStation 4 e PlayStation Vita, e trazemos para vocês agora a review completa de mais um game da aclamada franquia FF.

De antemão, já avisamos para não se deixarem enganar pelo visual fofinho que o jogo demonstra desde as primeiras cenas. O jogo se mostra extremamente complexo, com detalhes que lembram os jogos clássicos da franquia, como visto em alguns menus onde todos os comandos em batalhas são dados.

A história toda será mostrada na perspectiva dos irmãos gêmeos Lann e Reynn, onde após perderem suas memórias, retornam ao seu mundo, onde terão que caminhar novamente para relembrar tudo o que já fizeram um dia.

Logo no começo da jornada, o jogador é introduzido aos Mirages, ou os famosos monstrinhos que serão seus companheiros por toda a história do jogo. A forma de administrar seus Mirages são semelhantes a alguns jogos como Pokémon e Digimon, onde os personagens principais andam pelo mundo capturando e evoluindo seus parceiros.

Lann e Reynn podem andam livremente pelo cenário ao lado de seus Mirages e, durante essa caminhada, eles podem alterar a sua forma entre Jiants (tamanho normal) e Lilikins (os famosos cabeçudinhos). Enquanto caminham em direção aos seus objetivos, os irmãos encontraram aleatoriamente Mirages selvagens que podem ser capturados para ficarem a sua disposição durante o resto da jornada, utilizando a técnica de Imprism para capturar os monstrinhos, algo que lembra muito Pokémon.

Uma habilidade em particular é muito útil durante esse período, chamada de Libra, ela permite que o jogador descubra qual a melhor forma de capturar um Mirage, dando dicas de como fazer o jogador ganhar uma "abertura" para atingir o ponto fraco dos monstrinhos e conseguir capturá-los com sucesso.

O sistema de batalhas é um dos pontos fortes do jogo, ao utilizar o sistema ATB (Active Time Battle), o jogador duela contra seus inimigos por turnos, o que pode ser bom para aqueles jogadores que gostam de perder um tempo pensando na melhor estratégia para derrotar os monstros eficientemente. Nas opções, o jogador poderá alterar esse sistema para que não ocorram pausas na hora de tomar a decisão na sua vez, podendo assim ser atacado mesmo que não tenha escolhido sua ação.

Cada Mirage possui uma gama enorme de habilidades que podem ser desbloqueadas conforme o jogador vai aumentando o level de cada monstrinho, participando dos combates e assim ganhando pontos de experiência. Para desbloquear novas skills, o jogador terá à disposição uma espécie de árvore de habilidade onde poderá utilizar os pontos ganhos ao subir de level para desbloquear o espaço desejado.

Nesta mesma árvore, o jogador poderá "evoluir" seu Mirage, ou Transfigurar, na linguagem do jogo, onde ele evoluirá para um versão mais poderosa de seu personagem anterior.

O jogo apresenta também o sistema de stacks, onde os Mirages ficam um sobre os outros em pilhas altas, o que dá uma vantagem em batalha, pois aos invés de serem três monstros vulneráveis, a pilha permitirá que o HP e também as habilidades do Mirages sejam combinadas, tornando-os muito mais poderosos e com capacidade de atacar o inimigo mais eficientemente.

A única limitação, porém, fica em relação ao número e tamanho de cada Mirage, que varia entre Pequeno, Médio e Grande. A pilha pode ter no máximo três Mirages, desde que seja respeitado o tamanho de cada um, onde o maior sempre ficará por baixo e o menor no topo. Uma pilha não poderá por exemplo ter três Mirages pequenos, ou três grandes. Lembrando que Lann e Reynn também contam nesta pilha, pois os Mirages ficarão exatamente apoiados na cabeça de cada um, abrindo uma exceção apenas quando os irmãos estiverem em sua forma Lilikin, onde poderão montar outros Mirages maiores que eles.

O jogador também terá à disposição o Coliseu, onde receberá alguns desafios totalmente paralelos à história principal do jogo, tendo que derrotar Mirages inimigos de lvl mais alto. Ao completar esses desafios, o jogador receberá itens como recompensa se for bem sucedido.

A história de World of Final Fantasy surpreende por ser bem contada, prendendo o jogador desde o começo, onde ficamos ansiosos para descobrir o que irá acontecer em seguida. Durante o prosseguimento do plot, o jogador irá encontrar alguns personagens famosos da franquia, podendo interagir com eles em algum momento.

A trilha sonora merece um destaque à parte neste review, pois foi totalmente pensada para o jogo, recebendo uma atenção especial para que o jogador se sinta realmente preso durante toda a jogatina. O compositor Masashi Hamauzu ficou a cargo de da parte sonora do jogo, onde algumas canções de outros jogos da franquia serão facilmente reconhecidas no decorrer da partida.

O jogo recebeu, no dia de seu lançamento, um patch para corrigir alguns bugs e também adicionar as vozes de dublagem para todos os personagens que até o momento não estavam presentes no arquivo. A dublagem original em japonês também está presente no jogo e poderá ser baixada à parte na PlayStation Store.


Nota: 9,5

Para mais reviews e novidades, curta nossa página no Facebook clicando aqui.


Galeria de Imagens

World of Final Fantasy



Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta