FINAL FANTASY XV - Akiba'Spot Review

Jogamos o game mais esperado dos últimos anos e podemos garantir: é o melhor Final Fantasy da década.

10/12/2016 Última edição em 10/12/2016 às 21:10:25

Final Fantasy XV é o mais novo título da Square Enix para Playstation 4 e Xbox One, conta a história de Noctis, um jovem rapaz herdeiro ao trono de Lucis que, acompanhado por seus 3 grandes amigos, embarca em uma jornada onde deverá crescer para proteger seu povo como sucessor ao trono.

Antes de iniciar a aventura, você pode assistir a web série "Brotherhood: Final Fantasy XV" para conhecer melhor o passado de Noctis e sua ligação com seus companheiros. São 5 episódios que podem ser assistidos pelo canal oficial do Youtube ou pelo Crunchyroll aqui. Além da web série, existe também a animação "Final Fantasy XV: Kingsglaive”, disponível em DVD, Blu-ray ou versão digital, o longa conta mais detalhadamente os acontecimentos do inicio do jogo enquanto Noctis está fora do Reino de Lucis.

Durante o game, o jogador controla apenas Noctis, um jovem príncipe que ainda não está preparado para assumir o posto de seu pai. Durante a jornada, ele recebe o auxílio de seus grandes amigos: Ignis, um estrategista, tutor e ótimo cozinheiro; Gladiolus, encarregado de proteger a família Real; e Prompto, um amigo de Noctis que o acompanha desde a época de escola. A ambientação é muito interessante, pois, assim como o jogador, Noctis também não conhece muito sobre os locais por onde passa e nem mesmo sobre seus poderes, dessa forma, o jogador toma o papel do protagonista fazendo as descobertas durante a aventura.

O Reino de Lucis se baseia em torno da magia, seu principal dever é proteger um cristal mágico, os outros Reinos evoluiram com base na tecnologia e máquinas. O Jogo inicia com o tratado de paz entre as nações de Lucis e Nifhein e, para celebrar esse pacto, Noctis deverá se casar com a princesa Lunafreya de Tenebrae, sua amiga de infância. Noctis e seus amigos partem rumo à Altissia em seu carro, chamado Regalia, para assinar o tratado e realizar seu casamento. Durante esse trajeto, Nifhein ataca o Reino de Lucis, roubando o cristal e iniciando um ataque a todos os outros reinos.

A história se desenrola em torno da amizade dos 4 heróis, o jogador é livre para seguir a história, concluindo as missões principais, mas o jogo possui mundo aberto e várias missões secundárias que vão desde derrotar monstros que atormentam os habitantes de certa região até simples tarefas como ajudar seu amigo que quer tirar uma foto de recordação em algum local específico. Essa possibilidade de interação com os personagens torna o game muito mais divertido, as missões e histórias secundárias são tão interessantes que muitas vezes o jogador irá passar horas explorando as redondezas, deixando a missão principal de lado.

Grande parte do jogo certamente será passada nos bancos do Regalia, pode parecer estranho, mas é muito prazeroso fazer as viagens apenas admirando as belas paisagens e ouvindo as conversas entre os personagens. É possível pedir para o Ignis dirigir o carro automaticamente até o ponto desejado, deixando o jogador livre para movimentar a câmera e observar o cenário, ou o próprio jogador pode conduzir o veículo pela estrada. Durante o trajeto, o jogador está livre para fazer paradas nos pontos de abastecimento para comprar alguma coisa, encher o tanque ou descansar.

Viajar com o Regalia é ótimo para longas distâncias, mas às vezes é necessário andar por caminhos montanhosos e a aventura segue a pé ou utilizando um Chocobo. Montar um Chocobo é muito divertido, pois eles correm e podem planar pequenas distâncias. Conforme o jogador utiliza os Chocobos, eles ganham novas habilidades que podem ser muito úteis durante o jogo.

As batalhas acontecem no próprio mapa, não há telas de loading entre a exploração e as batalhas, o que deixa a experiência bem mais fluída, Noctis possui ataques corpo a corpo com suas armas mas também pode utilizar magias que são criadas com os elementos coletados durante a exploração. Seu ataque especial é arremeçar sua arma e teleportar até o alvo desferindo um grande ataque, essa habilidade é muito útil enquanto está no modo stealth pois pode abater o inimígo furtivamente em um só golpe.

O Jogador também pode pedir ajuda aos companheiros e formar ataques em dupla, o segredo é saber o momento apropriado para chamar cada personagem e suas habilidades, por exemplo, Gladiolus pode utilizar sua grande espada para afastar os inimigos quando estão em grande quantidade ou utilizar a habilidade com armas de fogo de Prompto para abater inimigos aéreos.

O game está muito bonito e prende o jogador por várias horas pois além das missões para progredir a história há a possibilidade de seguir outros caminhos em missões secundárias que são tão bem feitas quanto as missões principais, cativando o jogador a explorar cada vez mais os diversos locais do game e seus personagens.

Outra parte muito interessante do jogo é a interação com o ambiente e seus mini games, por exemplo, Noctis pode pescar e conseguir diversos tipos de peixes, brincar nas máquinas de Pinball que podem ser jogadas de verdade, Ignis pode preparar diversos pratos com os ingredientes adquiridos e que ajudam nos status dos personagens, fazer apostas em luta de animais ou curtir as fotos que Prompto registra automaticamente com sua câmera durante a aventura. 

Prós:
  • Game com sistema amigável que atende as expectativas tanto de jogadores novatos quanto experientes.
  • Mundo aberto que dá a possibilidade do jogador escolher entre seguir a história principal ou realizar missões secundárias para conhecer a região e seus personagens.
  • Cenários bonitos e personagens cativantes.
  • Possibilidade de escolher entre a dublagem original ou em outras línguas.
Contras:
  • Queda de frames em alguns momentos do game.
  • Alguns personagens mereciam uma atenção maior durante a história e seu desfecho.
  • Durante algumas batalhas é difícil controlar a câmera, principalmente em locais 

Nota: 9,5/10

Galeria de Imagens
Final Fantasy XV

Final Fantasy XV proporciona muitas horas de diversão, certamente é um dos mais belos jogos da geração atual de consoles cumprindo as expectativas de seus 10 anos de desenvolvimento. Existem algumas falhas mas o diretor Hajime Tabata já está ciente e irá lançar correções por meio de patchs, além de demonstrar interesse em expandir o fator replay do jogo por meio de DLCs e um novo modo New Game+.

Essa foi uma review geral do game Final Fantasy XV, gentilmente fornecido pela Square Enix para nós. Curta a Akiba'Spot para acompanhar em breve curiosidades sobre os personagens, gameplays e as atualizações do game.

Galeria de Imagens do Prompto
Final Fantasy XV - Fotos do Prompto



Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta