Shiki Orioni, três histórias e uma única emoção - "O Sabor da Juventude"

Dos mesmos criadores de Your Name, que fez grande sucesso na Netflix, temos agora Shiki Orioni (O Sabor da Juventude), que conta a história de três pessoas em três cidades diferentes, que por algum motivo estão a beira de se perderem, porém, estão a um passo de se encontrarem. Vem com a Blast que nós vamos contar tudo para você das histórias destas três cidades!

13/08/2018 Última edição em 14/08/2018 às 07:43:45

A Netflix tem nos surpreendido com histórias cada vez mais emocionante e que tocam em um ponto crucial de nossas vidas: a passagem do tempo. Estamos todos a mercê do tempo, ele é implacável e inexorável e, de alguma forma, irá nos atrair para ele e nos tomar como ovelhas em um abate.

A CoMix Wave Films responsável pela animação dos filmes de Makoto Shinkai está a frente deste anime/filme, chamado Shiki Oriori (O Sabor da Juventude)!

Mesmo estúdio responsável por Your Name ou Kimi no Na wa, o CoMix Wave Films está produzindo Shiki Oriori, tendo como cenário cidades da China, quais sejam: Hunan, Guangzhou e Xangai, tendo ainda a coprodução do estúdio de animação Haoliners, de Xangai.

O desenho, assim como em Your Name, é de uma beleza ímpar, com lindas paisagens e pequenos detalhes que nos deixam apaixonados nos primeiros minutos. Além disso, há uma tranquilidade que é passada pelos personagens, aquela sensação de equilíbrido que muitas vezes parece estar se deteriorando. As palavras escolhidas a dedo, a trilha sonora passiva e que combina com o momento emocional da personagem, a sensação de calor e frio que é possível sentir. As imagens, de fato, são algo pelo qual se apaixonar.

1ª HISTÓRIA: COMIDA - CAFÉ DA MANHÃ ENSOLARADO

Conhecemos um jovem rapaz que, embora resida em Xangai para trabalhar e estudar, se lembra com carinho da sua infância, na qual sua avó pela manhã ia até um restaurante de comida caseira para comprar bifum san xian. Ele descreve com delicadeza como o bifum (macarrão de arroz) era feito, que ficava transparente, com os legumes, o cogumelo e o ovo devidamente alinhados. Relata que o cozinheiro deste restaurante de comida caseira era um homem premiado, mas que por algum motivo havia se instalado nas redondezas daquele vilarejo e que a comida era deliciosa, até que um dia, por algum motivo o cozinheiro e sua esposa deixaram o local. Um tempo depois, na época de estudante de ginásio, o jovem ia para a escola, mas todos os dias parava numa pequena venda para comer bifum, mas o real motivo dele ir até lá era para ver uma garota de cabelo castanho que sempre passava pela barraca com sua bicicleta. Ele a admirava secretamente. Conta ainda que houve um acidente com o filho da dona da barraca de bifum, mas que isso tudo foi passado.

É claro nesta história o quanto a comida nos traz lembranças de uma época passada, como a comida está ao nosso redor, nos lembrando de quem fomos e de quem somos, como o cheiro, a textura, o sabor influenciam nossa vida de uma maneira tão profunda que é capaz de revelar aquilo que realmente somos.

O final da história é algo emocionante que pode fazer uma pessoa chorar, mas que não vou contar para você.

2ª HISTÓRIA: ROUPA - PEQUENO DESFILE DE MODA

Somos apresentados a uma modelo de alta performance que tem grande talento, uma vez que é alta. Aliás, ela agradece aos pais por ter nascido alta, pois assim é capaz de ganhar dinheiro para se sustentar. Ocorre que os pais da jovem sofrem um acidente e deixam ela a irmã mais nova da modelo para ela cuidar. Ela decide então que deve ser perfeita para que sua irmã seja feliz. Mas o que ela não percebe é que aos poucos está se distanciando da sua irmã, a pessoa que mais a ama. Somos apresentados ao "namorado" desta modelo que é um verdadeiro cafajeste, assim como vemos como o mundo da moda é cruel, uma vez que, uma modelo mais velha deixa de ter importância perante uma modelo mais nova. A crueldade do mundo da moda é claramente explorada nesta história. Com o desenrolar de tudo vemos a modelo deixando de se alimentar, deixando de ser feliz, deixando de viver para atingir os altos patamares que a moda exige. Com isso, ela vai perdendo o amor da sua irmã (ou não?).

É nesta história que vemos como as roupas mudam com o passar dos anos e como nós também mudamos, sem deixar de sermos um pouco daquilo que éramos quando criança. Quando criança gostávamos de uma cor ou de um tipo de roupa específico e como isso resta impregnado nas nossas vidas e na continuidade que damos a ela. É uma história sobre a família, que nem sempre é aquela perfeita, mas é uma família apesar de tudo.

O final não é surpreendente, mas é uma lição de vida que deve ser lembrada sempre. Vale muito a pena acompanhar esta história com atenção.

3ª HISTÓRIA: ABRIGO - AMOR EM SHANGHAI

Existem três grandes amigos, que são inseparáveis em tudo. Sempre correndo de um lado para o outro. Nesta época de infância eles tinham o costume de gravar fitas cassetes e entregar um para o outro para se ouvirem, como pequenas conversas secretas. Estas fitas eram usadas para contar segredos, falar das aulas, dizer do que gostavam e do que não gostavam. E nesta linha tênue entre o amor e a amizade, o garoto se apaixona pela garota. Ocorre que o pai da menina quer que ela vá para um escola renomada e ela não tem opção, se não estudar para ir para tal escola. Desesperado para não perder a amiga, o rapaz resolve que vai estudar tudo e mais um pouco para passar na prova e ir com ela para a outa escola, porém, ele não conta isso para ela, pois quer fazer uma surpresa para sua amiga. Os dois parecem empenhados em estudar. Até que um dia, um pouco antes das provas para o exame (vestibular), a jovem tenta entregar uma fita cacete para o rapaz, mas ele não a atende e ignora a fita. Anos depois esta fita do passado é localizada em uma caixa e o seu conteúdo irá mudar todo o rumo da vida deste rapaz. 

O final da história tem um ar triste e ao mesmo tempo esperançoso que vale a pena assistir.

Cada história tem cerca de 20 a 30 minutos e é algo muito agradável de se assistir.

Fica nossa recomendação para que você se divirta e aproveite! 

 




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta