Especial: Streets of Rage

Confere aí!

09/06/2016 Última edição em 09/06/2016 às 00:00:00

Os anos 80 foram a era de ouro dos beat 'em ups, gênero que se tornou bastante comum nos fliperamas e consoles da época, mais conhecido no Brasil como jogos de briga de rua, onde o jogador deve enfrentar uma horda de inimigos em um combate corpo a corpo enquanto anda pela fase. Um dos mais conhecidos é Streets of Rage, um clássico produzido pela SEGA que foi lançado para o Mega Drive, com versões disponíveis para outras plataformas. 

Uma organização criminosa tomou o controle do governo e espalhou o caos por todos os lugares. É nesse cenário que três jovens surgem para restaurar a ordem, fazendo o uso de suas melhores habilidades de luta para derrotar os malfeitores que andam pelas ruas. Em Streets of Rage, o jogador assume o papel de Blaze Fielding, Axel Stone e Adam Hunter, cada um trazendo um repertório diferente de habilidades, sendo necessário ficar esperto caso queira sobreviver aos perigos que surgem em seu caminho, incluindo caras empunhando facas e fazendo piruetas, palhaços malabaristas, mulheres que chicoteam sem piedade e chefes grandes e apelões.

Gameplay Round 3 - Adam Hunter

Com uma jogabilidade simples, graças ao clássico layout de três botões, que se tornou uma característica comum a vários beat 'em ups, você pode desferir combos de forma rápida e intensa. Além de socos e chutes, também podemos agarrar o oponente e arremessá-lo para longe, pular e coletar itens como bastões, garrafas, dinheiro e one ups, que podem ser encontrados nas fases quebrando os objetos do cenário. O jogador também conta com um especial, podendo pedir ajuda da polícia quando a situação ficar complicada de lidar sozinho. No modo cooperativo, as coisas ficam mais interessantes, além de parecer dobrar o nível dificuldade, assim como a quantidade de chefões. A experiência fica mais divertida e também pode ficar mais competitiva do tipo "vamos ver quem derrota mais inimigos".

Cada fase possui um tema musical diferente, que se tornou memorável para muitos jogadores. Aliás, a trilha sonora instrumental de Streets of Rage é tida como uma das mais belas e influentes de todos os tempos, e quem esteve por trás de sua composição foi ninguém menos do que Yuzo Koshiro, um dos maiores nomes da game music, responsável por outras OST's de games da SEGA, como Sonic e Revenge of the Shinobi. 

  

Como boa parte dos beat 'em ups, as fases do jogo são ambientadas em uma cidade, e no caso de Streets of Rage, além de ruas, há fases onde a pancadaria acontece na praia, dentro de um navio, em uma fábrica e, até mesmo, no elevador. A arte em 2D sempre foi motivo de admiração com seus sprites e texturas, sendo melhor aproveitada quando faz o uso de planos de fundo parallax, causando aquela ilusão de movimento e profundidade, que é acentuada pela possibilidade de o jogador poder se deslocar também para cima e para baixo na tela.

Esse estilo de jogo, embora não seja mais tão comum, ainda existe nos tempos modernos, e muitos passaram a ser adicionados em forma de bônus aos tradicionais jogos de luta, como em Tekken 5, por exemplo, que há um modo beat 'em up, onde Jim Kazama percorre uma cenário 3D enfrentando uma grande quantidade de inimigos. Outras modalidades incluem os hack and slash como Golden Axe, que faz o uso constante de armas, tanto quanto de combate corpo a corpo. Embora a febre dos beat 'em ups tenha acabado, sempre teremos a chance de relembrar os tempos de glória deste estilo de jogo tão fascinante.




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta