Aumente o som e ouça game music

Confere aí!

07/01/2016 Última edição em 07/01/2016 às 00:00:00

Se você, assim como eu, é apaixonado(a) por videogame, talvez concorde que a trilha sonora é um elemento indispensável para o sucesso de qualquer jogo. As músicas nos jogos se tornaram tão importantes que equipes de músicos profissionais passaram a ser contratados para compor exclusivamente para os games, um novo gênero musical surgiu e eventos voltados à apreciação de game music vêm acontecendo com frequência. Talvez um dos mais notáveis seja o Video Games Live, um conserto que acontece em diferentes cidades do mundo, onde são selecionadas belíssimas ost's, com direito a efeitos de luzes e gameplays sendo exibidos para o público. Algumas dessas músicas fizeram parte da infância de muitos jogadores, e alguns vivem momentos de pura nostalgia quando as escutam novamente.

Confira abaixo uma playlist especial que contém algumas das grandes trilhas sonoras do mundo dos games.


Streets of Rage

PRESS START

Um clássico dos tempos do Mega Drive, criado pela Sega, que traz uma trilha sonora completamente instrumental e que continua ressoando após décadas de existência. Foi composta por Yuzo Koshiro, um nome bastante conhecido e respeitado no universo da game music, tendo também sido responspável pelas ost's de Revenge of the Shinobi, Castlevania: Portrait of Ruin, Sonic the Hedgehog  e muitos outros títulos.


Shadow of the Colossus

PRESS START

Jogos como este são raros para serem depreciados com palavras tão comuns. Os anos passam e SOTC continua a ser um dos jogos mais bonitos que já existiu. Suas músicas podem ser escutadas durante a abertura, o encerramento, quando enfrentamos algum perigo ou assistimos às suas cinemáticas. Ao todo são 42 faixas na trilha intitulada Roar of The Earth, uma obra de arte única, criada por Kow Otani. Toda o encanto de SOTC reside nesta trilha.


The Legend of Zelda: Ocarina of Time

PRESS START

Os que jogaram edições anteriores de Zelda e se emocionaram provavelmente passaram pela mesma experiência com Ocarina of Time, onde a jogabilidade gira em torno da música e cada uma tem um papel importante a desempenhar na história, permitindo viajar no tempo, provocar uma tempestade, transformar o dia em noite, abrir passagens secretas, entre outras coisas. Essa composição memorável é um verdadeiro legado que Koji Kondo e Yoshiko Kawamoto deixaram para o mundo.


Chrono Trigger

PRESS START

Quem era dono de um Super Nintendo e conseguiu jogar Chrono Trigger deve ter notado duas coisas logo de cara: a primeira é que a arte é bem parecida com a do anime DBZ e a segunda é a sua bela trilha sonora instrumental. A arte foi elaborada por Akira Toriyama, a mesma pessoa que fez os personagens de DBZ. Já a trilha sonora foi composta por Yasunori Mitsuda, Nobuo Uematsu e Noriko Matsueda. 


Sonic the Hedgehog

PRESS START

Sonic é uma das séries do gênero plataforma mais conhecidas e bem sucedidas já produzidas, embora não seja tão admirada como antes por suas versões mais recentes em 3D. Além de Yuzo Koshiro, o compositor Masato Nakamura ficou responsável pelas músicas da série. Temas como Green Hill Zone e Marble Zone se tornaram bastante conhecidos.


Valkyrie Profile

PRESS START

Valkyrie Profile traz uma molodia triste e profunda que se adequa muito bem a sua atmosfera. Composta por Motoi Sakuraba, as músicas formam um ótimo e emocionante plano de fundo para as cinemáticas que são exibidas ao longo de todo o jogo: uma das obras de arte da tri-Ace. Junto com Final Fantasy VII, é um dos títulos que fazem parte do grande catálogo de RPGs lançados para o PlayStation. 


Cruis'n USA

PRESS START

Quem não se lembra daqueles simuladores de jogos de corrida que costumam ter nos fliperamas dos shopping centers? Cruis'n USA é um deles, tendo iniciado nos arcades e, mais tarde, sido levado para o Nintendo 64 pela Williams. Jeff Morrow, Orpheus Hanley e Vince Pontarelli foram os responsáveis por sua trilha sonora. As músicas que tocavam nos rádios dos carros podiam ser alteradas pelo jogador durante a corrida, criando uma experiência ainda mais divertida.


God of War

PRESS START

O guerreiro que se tornou deus, o deus que se tornou mortal, o mortal que recuperou os seus poderes divinos. Dessa forma, Kratos foi apresentado ao mundo em sua série God of War, o jogo de ação mais popular lançado nos últimos anos. Com uma história que gira em torno da mitologia grega, trazendo um sistema de combate incrível, quebra-cabeças e belos cenários a serem explorados, o game precisava de um fundo musical que estivesse à altura, e conseguiu, graças ao trabalho dos compositores Gerard K. Marino, Ron Fish, Winifred Phillips, Mike Reagan, Cris Velasco e Winnie Waldron. Não apenas as músicas, mas também os diálogos são incríveis.


Alan Wake

PRESS START

Aqui temos uma mistura de músicas vocalizadas e instrumentais que formam o plano de fundo deste terror psicológico, que se destaca por seu roteiro inspirado nas obras de Stephen King e episódios que transcorrem lembrando uma série de TV. O jogo conta com uma boa variedade de estilos sonoros, que inclui faixas de músicos como David Bowie, Anna Ternheim, Old Gods of Asgard, The Black Angles e Petri Alanko.


Castlevania: Lament of Innocence

PRESS START

Parece que a série Castlevania tem sido famosa pelo capricho dedicado as suas ost's. Em Lament of Innocence, cada cenário é marcado por uma música diferente, uma mais bonita do que a outra. A compositora Michiru Yamane esteve por trás das músicas deste e de outros jogos da série.

 

Muitas outras trilhas sonoras mereciam entrar para a nossa lista, como as de Halo, WoW, Final Fantasy etc., contudo elas ficarão para uma próxima oportunidade. As músicas acima foram compostas por pessoas muito talentosas e que prestaram uma grande contribuição para o universo game music. Caso tenha alguma sugestão para a nossa futura playlist, não deixe de nos enviar.




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta