Trabalho... Todos temos!

Confere aí!

12/08/2016 Última edição em 12/08/2016 às 00:00:00

Eu sei que se você está lendo esta coluna é para poder relaxar dos trabalhos da escola, da empresa ou mesmo de algum “bico”. De maneira que falar sobre trabalho deve ser a última coisa que você quer falar. Mas acho que falar dos trabalhos nos animes não é algo absurdo, afinal, tanto no mundo dos animes como na vida real, o trabalho faz parte do nosso dia a dia.

Trabalhar nem sempre é fácil. Nem sempre trabalhamos em algo que gostamos. Mas se fizéssemos apenas aquilo que queremos, com toda certeza o mundo não caminharia.

Tenho que admitir que as vezes sinto uma grande vontade de jogar tudo para o alto e sair, caminhando sem rumo na rua. Mas isso, sinceramente, não é viável, não é verdade? Quem faz apenas o que quer, não é uma pessoa “livre”, e sim, uma pessoa irresponsável. E nós não somos irresponsáveis, somos? Eu quero crer que não.

Antigamente os gregos acreditavam que o trabalho era desonroso. Homens de verdade, homens livres viviam para filosofar, pensar e discursar. O trabalho ficava para os estrangeiros, os escravos, os pouco instruídos, os pobres. Mas hoje, não trabalhar, não ser útil para a sociedade é que é desonroso. Viver é saber equilibrar os momentos de lazer com os de trabalho, com as responsabilidades.

Então, falemos daqueles personagens de animes que realmente sabem o que quer dizer por a mão na massa.

Vou começar com dois personagens Clamp:

Kiyokazu Fujimoto (Kobato) e Touya Kinomoto (Card Captor Sakura). Estes dois são muitos trabalhadores. O primeiro trabalha para poder ajudar uma creche, tendo até parado de ir a faculdade para ajudar a sustentar o sonho de uma mulher. O segundo é esforçado, sabe que precisa ajudar em casa, cuidar de Sakura e de seu pai. Os dois fazem pequenos bicos, servindo mesas, distribuindo panfletos, ajudando em diversos estabelecimentos. Eles mostram que a vontade de trabalhar não tem idade, não tem preconceito, tem apenas determinação.

É justo trabalhar e ter o próprio dinheiro, ter a própria independência.

Tem gente que tem vergonha do próprio trabalho, mesmo gostando muito dele. É o caso de Ayuzawa Misaki do anime Maid Sama, que trabalha em um “maid café”, no qual ela trabalha vestida de empregada. Ela tem medo que alguém da escola descubra, mas a verdade é que ela ama todas as garotas que trabalham no “café”. Ela gosta muito de ajudar e servir os clientes, mas o medo de ser difamada na escola a faz esconder dos outros o lugar que trabalha. Isso é, até um certo aluno descobrir.

O trabalho pode, às vezes, ser vergonhoso, mas ainda sim, é sempre digno! Sempre será digno se você o fizer de maneira decente e determinada.

E se aquele que estiver trabalhando for o próprio “diabo”? É o que acontece no anime Hataraku Mao-Sama!

O Rei Demônio Satan estava a apenas um passo para a conquista do mundo mágico Ente Isla, mas acabou sendo derrotado pela heroína Emilia Justina e forçado a ir para outro mundo: A Terra dos tempos atuais (que não possui magia). Pela falta de magia nesse mundo, Satã e seu fiel escudeiro Alsiel assumem formas humanas. Agora, com o nome Sadao Maou, o Rei Demônio precisa virar um freelancer em uma rede de fast food para conseguir sobreviver e pagar suas despesas. A partir daí, Sadao e Alsiel (agora sob o nome Shiro Ashiya) começam a viver como humanos enquanto planejam retornar a Ente Isla, e assim dominar Ente Isla e a Terra. O que ele não contava era que Emilia também viesse para a Terra, com o objetivo de matá-lo.

Por isso, não despreze atendentes de fast foods, eles podem ser muito mais poderosos do que você imagina!

Mas nem todos os trabalhos são chatos e parados. Já pensou em ser um caçador de recompensas como Spike de Cowboy Bebop?

Eu já falei de Cowboy Bebop aqui (http://redeblast.com/post/prepare-seu-chapu-cowboy), mas não custa falar que este deve ser um dos trabalhos mais intensos dos últimos tempos, sem dizer que Spike realmente só pega os trabalhos mais complicados. Spike é um caçador dos mais habilidosos e sua capacidade de conseguir recompensas até que não é tão ruim, embora ele viva sem dinheiro algum no bolso.

Ora, quem não gostaria de cruzar o espaço para caçar pessoas com a cabeça a prêmio? Deve ser algo realmente divertido.

Existem trabalhos que são mais oficiais, como por exemplo o trabalho de Roy Mustang de Fullmetal Alchemist, que tem o objetivo de crescer em sua função e se tornar o líder de uma nação.

O trabalho pode nos levar longe, nos levar para uma realidade nova, nos levar para novas experiências. Roy sabe que somente trabalhando com afinco (o que ele não faz muito) e com determinação é que se pode chegar à promoções e a resultados de verdade.

Roy sabe também que o trabalho em equipe é mais do que importante e forte do que o trabalho individual. Sabe também que se cercar de pessoas honestas e determinadas é importante para chegar longe.

Por fim, vamos falar de um anime que o tema é único e exclusivamente o trabalho: Working!

Neste anime conhecemos Sota, um estudante de 16 anos do ensino médio recrutado para se tornar o mais novo empregado no restaurante Wagnaria. Ele sempre acha que as regras do estabelecimento e seus funcionários são estranhos, mas ele continua atraído pelo serviço. Ele é capaz de se adaptar rapidamente em seu trabalho no restaurante.

E é isso, terminamos aqui querendo dizer o que segue: trabalhar ou estudar não é ruim, pelo contrário, pode ser a melhor parte do seu dia, com tanto que você saiba realmente aproveitar ele em seu máximo e se dar ao máximo ao seu trabalho!




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta