Sony revela os títulos gratuitos da PS Plus de Julho

Sony anunciou os jogos gratuitos para os assinantes da PS Plus e os eleitos foram NBA 2K20, Rise of Tomb Raider e ainda um filme interativo, Erica. Os jogadores que resgatarem os títulos terão acesso ao mesmo sempre que o serviço da PS Plus estiver ativo. Confira um pouco mais sobre os jogos.

29/06/2020 Última edição em 01/07/2020 às 08:31:41

Recentemente a Sony informou os títulos que serão disponibilizados gratuitamente para os assinantes do serviço Playstation Plus para o mês de julho de 2020. NBA: 2K20 e Rise of Tomb Raider poderão ser resgatados de forma vitalícia diretamente pelo site ou pela Playstation Store, com direito a um título extra, Erica.

NBA:2K20

Lançado em setembro de 2019, NBA: 2K20 foi um dos últimos games de basquete a chegar aos consoles e se mantém como o mais relevante até o momento. O título apresenta mudanças na jogabilidade se comparado com seu antecessor, o 2K19, buscando trazer maior realidade às partidas, algo que deixou parte dos jogadores incomodados, com medidas como a redução da velocidade dos movimentos, e maior dificuldade na curva de aprendizado.

Outro ponto negativo apresentado foi o desbalanceamento das partidas online. O jogo não possui nenhum sistema de Matchmaking, colocando muitas vezes jogadores novatos contra os mais experientes, além de haver pouco espaço para comunicação e trabalho em equipe. Somado com problemas como lag e instabilidade de conexões, esse modo em equipe eventualmente é uma experiência frustrante.

Ainda assim, o game segue com os pontos fortes mais característicos da série, como alta qualidade gráfica, história profunda e envolvente e um forte elenco de astros na interpretação dos personagens, como a atriz Rosario Dawson. Houve também uma reformulação no modo de tutorial, transformando-o em uma verdadeira aula de 2K20 para iniciantes e ainda há um novo sistema de badges, habilidades adquiridas ao longo do jogo que podem ser equipadas pelos jogadores para personalizar seu estilo de gameplay, totalizando aproximadamente 100 badges únicas.

Outra novidade interessante foi a implementação das equipes de WNBA (Women's National Basketball Association), mas, infelizmente, esses times femininos só estão disponíveis para o modo season. Deixando em aberto a possibilidade de que títulos futuros da franquia tragam esses times para outras modos, como o MyCareer ou o online.

No geral, 2K20 não apresenta grandes inovações nem muitas novidades para quem jogou o título anterior. Ele está mais desafiador em alguns pontos e apresenta as mesmas falhas em outros, mas para um bom amante de basquete, continua sendo um ótimo título a se jogar, tendo uma das melhores histórias apresentadas em um jogo de esporte somada com uma jogabilidade fluída e um visual exemplar.

RISE OF TOMB RAIDER

Lançado em novembro de 2015, Rise of Tomb Raider segue a qualidade que a franquia atingiu com seu reboot de 2013. O game não surpreende no roteiro, seguindo a velha fórmula de outros títulos do gênero como Uncharted ao colocar um protagonista explorador para desbravar mapas de civilizações antigas em busca de tesouros perdidos ou experiências sobrenaturais. Ainda assim, a maneira como a história de Rise of Tomb Raider é contada é digna de um roteiro de cinema, com personagens bem desenvolvidos e diversas reviravoltas.

A ambientação segue fluída e bem trabalhada, com belos gráficos e um som ambiente imersivo. A exploração é um fator importante, concedendo horas de gameplay apenas para se concluir missões secundárias, algo que não existia no título de 2013. Elementos positivos como upgrade de armas, coleta de itens e boa interação com o cenário estão presentes em Rise of Tomb Raider, mas foram desenvolvidos e melhor trabalhados oferecendo uma experiência mais complexa e desafiadora para os jogadores.

Houve um crescimento no modo como os combates são desenvolvidos, oferecendo mais estratégias para os jogadores e mais opções de como conduzir os conflitos, tanto para os que preferem um estilo mais furtivo, quanto para os que gostam de uma abordagem mais direta. Na porrada, mesmo. Há algumas falhas aqui, como as frustrantes vezes em que Lara pode sair de uma cobertura e tomar dano que poderia ser facilmente evitado, se esse recurso fosse manual ao invés de automático, mas no geral não é algo que vá estragar a experiência do game.

Rise of Tomb Raider provou que aprendeu muito com seu antecessor. A diferença entre os dois games é grandiosa e facilmente distinguível, seja pelos mapas bem maiores e com grandes possibilidades de exploração, ou seja pela implementação das missões secundárias e objetivos opcionais, que expandiram não apenas a experiência dos jogadores, como também dão muito mais tempo de jogo para aqueles que gostam de investir horas em um bom título, aproveitando cada recurso disponível.

ERICA

Lançado em agosto de 2019 como uma bela homenagem ao gênero conhecido como Point and Click, Erica trata-se não de um jogo, mas de um filme interativo. Com uma trama de suspense girando em torno de um assassinato, a história de investigação irá se moldar de acordo com as escolhas que o jogador tomar e o final será diferente, decorrente dessas escolhas.

Para alguns pode parecer algo inovador, como foi aparentemente a proposta de Black Mirror: Bandersnatch, mas filmes interativos já faziam sucesso na década de 90, muito antes dos games investirem até mesmo em quick time events.

Em Erica, a experiência irá durar aproximadamente de 2 a 3 horas, dependendo de quais caminhos o jogador optar, e um ponto positivo aqui é a presença de legendas e dublagem totalmente em português. Infelizmente, nem tudo em Erica foi traduzido, e alguns elementos presentes no cenário que podem influenciar as escolhas do jogador, permaneceram sem tradução.

Há outro ponto negativo, e esse pode ser o principal fator a incomodar os jogadores, que é o controle feito para selecionar as opções. Os comandos são feitos pelo trackpad, a área central do controle do DualShock 4 e por vezes a dificuldade em mover o curso (como uma espécie de cursor de mouse) pode levar o jogador até mesmo a acidentalmente escolher uma ação indesejada. Há outra opção para tentar contornar essa frustração, que é a de utilizar o app para smartphones, mas logo o jogador irá perceber que esse recurso não é tão mais prático que o convencional.

Em Erica, assim como foi com Black Mirror, não temos um jogo diante dos olhos, mas um filme real, com fotografia e atores reais. Não existem gráficos a serem analisados, mas a fotografia pode, e ela é muito bonita, de altíssima qualidade. A atuação dos atores também é muito boa, tornando bastante convincente a tensão que a todo instante pontua a experiência, tornando Erica, no geral, uma boa distração para quem gosta de suspense, com um fator de replay considerável, para aqueles que gostariam de tentar outros finais.

O mês de julho trouxe títulos interessantes para os proprietários de Playstation 4, com gêneros bem diferentes e ainda um elemento bônus. NBA:2K20, Rise of Tomb Raider e Erica ficarão disponíveis do dia 07 de julho até o dia 03 de agosto para aquisição. Vale lembrar que para baixar estes títulos, os jogadores devem ter e manter sua PS Plus ativa, uma vez que ao deixar de assinar o serviço, todos os títulos da biblioteca ficam indisponíveis.




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta