Shohoku vs Seirin: como seria?

Os animes/mangás mais famosos dos animes de basquete são comparados entre os fãs diariamente, mas muitas vezes de maneira bem passional. Vos apresento uma proposta diferente.

05/11/2022 Última edição em 05/11/2022 às 11:45:20

Olá, Mr Alucard aqui, espero que você esteja bem.

Eu gostaria de falar hoje sobre uma paixão pessoal minha: O Basquete. O famoso esporte da bola laranja, inventado em 1891 nos Estados Unidos da América, é sem sombra de dúvidas um dos esportes mais populares que já existiu. Eu sempre achei do CARALHO, a estética desse esporte, e comecei a jogar na época de ensino médio. Hoje em dia eu me considero um viciado no esporte (até jogo certinho, só amasso o aro as vezes tá, juro.) E como gosto muito de animes e mangás, não pude deixar de ser curioso e então buscar animes de basquete pra assistir. Analisarei, assim, as principais equipes das duas principais obras de basquete no mundo dos animes: Shohoku, de Slam Dunk versus Seirin, de Kuroko no Basket.

O primeiro anime de basquete que eu vi foi de um dos maiores mangás de todos os tempos: Slam Dunk, escrita e ilustrada por Takehiko Inoue, autor de Vagabond, (LEIA IMEDIATAMENTE VAGABOND). A partir daí, já sabe que vai vir coisa boa por aí, né? Pois é. Slam Dunk retrata o basquete de maneira muito realista, como de fato o esporte é. quando falamos do basquete japonês, ele é bem estratégico, similar ao Basquete Europeu, e um distante do basquete da NBA (também né, os caras são muitos mais atléticos). O time central de toda a trama é o Shohoku High School, e as cores do time são baseados no Chicago Bulls, franquia da NBA mais popular dos anos 90, época de criação do anime.

 

Do outro lado, escrito e ilustrada por Tadatoshi Fujimaki, Kuroko no Basket é uma proposta completamente diferente e em relação a Slam Dunk (e nem por isso deixa de ser genial). Nesta obra igualmente incrível, o basquete é mais frenético e um pouco surrealista. Apesar dos principais jogadores do anime serem os membros da geração milagrosa (inexplicavelmente 5 japoneses nasceram na mesma época e jogaram na mesma escola, esses desgraçados dominaram o fundamental japonês e aí depois se separaram para escolas diferentes do ensino médio japonês, enfim...) aqui neste post, iremos analisar tecnicamente a principal escola do anime, o colégio Seirin High School, e eles utilizam um basquete mais parecido com o atual (também né, é um anime dos anos 2000/2010, enquanto o outro é dos anos 90 dã).

Está será uma análise em níveis técnicos e a níveis de basquete, constituídos de uma filosofia na qual eu julgo ser dahora, taokei? (talvez não seja mas tudo bem) e não, não é interessante te dizer qual é o melhor anime, ou o melhor mangá, ou a melhor obra. É questão de gosto pessoal! Já que as propostas dos animes são divergentes. Porém, podemos analisar as principais equipes, comparando os jogadores de cada time e explicando como cada time funciona. Quem sabe você que está lendo, começa a jogar? Espero que sim, mas não fica parando o contra ataque pra chutar de 3, seus sem vergonha. 

Antes de começar, saiba que existe 5 posições dentro de um time de basquete, e irei explicar a você rapidamente, para começar a entender, tá bom? Lembrando você que é um  padrão a ser seguido no basquete mundial, não significa que em todos os times do mundo, funciona assim, é apenas um jeito padrão de se jogar basquete baseado em estatura, habilidades e proficiências, ou seja, o basquete vai mudando conforme o tempo passa, e isso é muito bom, pois o jogo sempre vai estar se reinventando.

Armador (Point Guard): Chamado de 1, é geralmente o jogador de menor estatura da equipe, responsável por ser um organizador, um regente, um maestro.  

Ala Armador (Shooting Guard): Chamado de 2, normalmente é o melhor arremessador do seu time, também podendo ajudar na organização dos ataques de um time dentro da quadra.

Ala (Small Forward): Chamado de 3, geralmente o ala é o jogador mais completo do seu time, podendo ser um scorer, infiltrar e ajudar na defesa, o famoso faz tudo no time.

Ala Pivô (Power Forward):

Chamado de 4, o Ala Pivô é um cara grande que é mais ágil que o Pivô, podendo ajudar na luta dos rebotes, arremessar de meia distância e conduzir mais a bola para dentro do garrafão.

Pivô (Center): Chamado de 5, é o grandão do time, tendo como funções primordiais proteger o aro e ficar dentro do garrafão para a batalha de rebotes. É o xerifão do time, o famoso muro.

Chega de papo. Você já aprendeu os conceitos básicos, e guarde em mente todos eles, vamos analisar o embate entre as 2 escolas mais famosas do mundo de basquete nos animes! Confira:

Start Lineup do Shohoku: 

Ryota Miyagi(PG), Hisashi Mitsui(SG), Rukawa Kaede(SF), Sakuragi Hanamichi(PF) e Akagi TakenorI(C)

O Shohoku é uma equipe muito agressiva e tradicional, Moldado ao estilo de basquete nos anos 90. O time joga com base em movimentações mais estratégicas e conservadoras, tendo a sua criatividade ofensiva e agressividade defensiva juntas as obrigações de cada jogador mediante a sua função. Os pivôs Sakuragi e Akagi são os donos da área pintada do time, enquanto os alas Rukawa e Mitsui ficam nas extremidades da quadra e o armador Miyagi fica no centro dos ataques. Na defesa, Miyagi Rukawa e Mitsui ficam no perímetro, enquanto Akagi e Sakuragi ficam protegendo o aro. Um dos fatores mais legais do time do Shohoku é que eles são mais badboys do que o Seirin. A comédia do anime vem muito em função da relação de amor e ódio entre os jogadores, o que é muito legal de ver, e também, presente em 99,99 por cento de todos os times de basquete do mundo: a dualidade entre brigar entre si, mas também, um dar a alma pelo outro em prol do time. Isso acontece especialmente entre Rukawa e Sakuragi, sendo um grande alívio cômico e ao mesmo tempo fator de tensão para o anime e o mangá. Claro, todos possuem uma amizade ( ou quase todos, cof cof Rukawa e Sakuragi não, cof cof ), mas eles são mais rústicos em relação a uns com os outros, mas, deixando claro: estes caras se unem, de qualquer jeito para vencer, e você que se prepare.

(foto ilustrativa do Shohoku) 

Start Lineup do Seirin:

Shun Izuki(PG), Junpei Hyuga(SG), Tetsuya Kuroko(SF), Kagami Taiga(PF) e Teppei Kyoshi(C)

O Seirin é um tipo de basquete mais moderno. As movimentações de Kuroko, Hyuga e Izuki no perímetro, abrem espaços para chutes de fora, infiltração alternada entre todos os jogadores (exceto Kuroko, devido a seu porte físico) mas também mantendo o jogo de garrafão com Teppei e Kagami. Também mais jogadas em isolamento, aliadas às mudanças de direção e imprevisibilidade devido as habilidades especiais de Kuroko, ao alterar os rumos a direção do passe.

O Seirin é um time mais unido no geral em relação ao Shohoku. Eles têm relações profundas uns com os outros, uma fraternidade muito explícita. Fora de quadra, é comum eles marcarem de se verem, e também a interação de todos os jogadores com os outros jogadores são engraçadas, já que é explicito o humor mais leve do anime em relação a Slam Dunk. O Seirin tem um jeito mais unido e meio que ninguém solta a mão de ninguém pra poder lidar com as adversidades de uma partida. 

(Imagem ilustrativa do Seirin) 

As comparações, mostrando que os times têm mais em comum do que se imagina, é uma proposta minha diferente e para fazer você pensar. O engraçado sobre essas duas obras, é que os times funcionam EXTREMAMENTE iguais em relação à construção de elenco e importância de cada membro. Existe um padrão entre os dois times que é fácil de se entender. Ao invés de um embate direto, é mais fácil criar a relação dos personagens de ambas as obras, evidenciando a similaridade entre os 2 times enquanto estrutura.

Kuroko e Sakuragi são os protagonistas de seus respectivos animes, e eles representam algo que é simplesmente fantástico, maravilhoso: tu não precisa ser o melhor para poder ter destaque. Cara, sério... Isso é muito gratificante. Ambos são os jogadores menos habilidosos em termos de arsenal de seus times, mas eles possuem características tão únicas e especiais, que mudaram o patamar de seus times para sempre. 

Sakuragi é um brutamontes de 1,90 de altura, forte e notavelmente atlético, tendo também como outra sua característica marcante a sua cabeleira ruiva (que e raspa, ao decorrer da série). Sakuragi é um tanto desengonçado quando está em quadra, costuma cometer faltas e infrações por uma certa falta de QI de jogo (E até que ele melhora um pouco ao decorrer da série). Sakuragi é muito carismático, um tanto nervoso e também passional, tendo como sua principal força o poder defensivo. Sakuragi é muito atlético, então consegue ter vigor e lateralidade para marcar quase qualquer jogador adversário. Fora, sua capacidade de pegar rebotes, abastecendo o Shohoku com mais posses de bola para marcar mais pontos, bem como mais posses de bola para evitar tomar pontos adversários, afinal, quanto menos posses de bola o adversário ter, menos pontos ele tende a fazer e marcar. Apesar de ser meio zé ruela e cometer alguns erros bobos, mas ele também sabe marcar seus pontinhos atacando o aro. Sakuragi é um gênio de certa forma (como ele mesmo se proclama, gerando genuínos momentos de humor na obra), pois, o mano evoluí muito ao longo da série como jogador e como pessoa, já que ele era um delinquente no início da obra.

Kuroko é um jovem de cabelos azulados, franzino, de personalidade calma e pacífica, estatura de 168cm. Não é muito rápido nem muito habilidoso no começo, mas vai melhorando suas fraquezas ao longo da obra. Todos o subestimam a beça, até o tratam como zero a esquerda, mas ele tem algo assustador na manga: seus passes. Kuroko é sacanagem passando a bola. Ele é tão preciso e criativo que até os próprios companheiros de time ficam chocados. O cara possui uma habilidade, o Misdirection, ou despistar, faz com que os adversários fiquem desorientados sobre qual será o rumo das jogadas, graças aos passes desviados de kuroko em relação à trajetória da bola. Isso faz com que kuroko possa mudar o rumo da jogada, tornando o Ataque mais imprevisível. Kuroko também desenvolve seu próprio jeito de arremessar e produzir ofensivamente para a equipe, mesmo com suas limitações físicas. E sim, é muito chato ele mesmo se enxergar como um fantasma (toma atitude, homem!).

Akagi e Hyuga são os líderes vocacionais de seus respectivos times, os capitães. São os caras mais velhos e mais experientes dentro do jogo, eles representam liderança e disciplina dentro das 4 linhas. Eles levam o jogo a sério, a vera, na veia. São os caras que devem coordenar seus respectivos times no quesito psicológico, para se adaptar e vencer os jogos em situações adversas.

Akagi é um jogador bastante alto, de quase 2,00 de altura, pele bronzeada e cabelos raspados, sendo o pivôzão da porra toda. Akagi leva o basquete a sério, Ele é meio grosso, é verdade, costuma errar dribles e é meio lento pra bater bola, mas é um exímio defensor e protetor de aro, bem como uma força considerável dentro do garrafão no quesito pontuação, tu vai tomar Dunk na cabeça, não fica em baixo do homem não fi. Ao longo da série, Akagi se torna mais ágil e mais poderoso mentalmente, já que ele deve lidar com os egos do time do Shohoku, como capitão da equipe. Apelidado de gori (jeito "carinhoso" pra chamar de gorila, Sakuragi racista cofcof) devido ao homem ser selvagem na hora de atacar o aro, Akagi é um clássico pivô do basquete dos anos 90, perto dos anos 2000.

Junpei Hyuga, um jogador de 1,80 de altura, possuindo cabelos curtos e aparentemente míope, o capitão possui uma personalidade rude, altruísta e também muito exigente, sendo ele é um arremessador muito acima da média, bom defensivamente e razoável no playmaking. Sua força vem da sua capacidade de ser clutch (  jogador que faz jogadas decisivas sob momentos de pressão ), fazendo com que seja muito recorrente a bola ficar mais na mão de Hyuga nos momentos finais das partidas. O bicho pode ser chato pra caraio, mas o pai é brabo. Ainda mais quando precisa acertar a cesta, é quase 100% accurate, poh.

Todo time precisa de um organizador, que não é necessariamente o melhor jogador de seu time, mas provavelmente é o mais inteligente em quadra Miyagi e Izuki são exemplos perfeitos disso. Ambos são dois dos menores jogadores de seus times, mas são gigantes em relação à importância dentro de quadra para a dinâmica de jogo defensiva e ofensiva.

Ryota Miyagi pode possuir apenas 1,70 de altura, de cabelos raspados dos lados e tendo um brinquinho estiloso na orelha. Ele tem fama de um bad boy, mas que ao mesmo tempo bem carismático, é muito bom bom defensor devido a sua incrível velocidade e QI de jogo, roubando muitas bolas. Mas tem como sua marca registrada sua batida de bola extremamente rápida, passes precisos e seu fake shot (arremesso falso) para passar do adversário, abrindo espaços para dar variedade aos ataques do Shohoku. Cara, o baixinho é bom viu? Vacilou, toma crossover na cara (crossover é o famigerado drible).

Shun Izuki, com seus 1,74 cm de altura, de cabelos pretos e médios, dotado de uma personalidade calma, meio reclusa e também bastante sarcástica com piadas e trocadilhos ruins ( e como são ruins ). Ele parece um pouco inofensivo, porém meus amigos, não subestimem este cidadão. Embora seja habilidoso, mas não tão bom pontuador, Izuki tem uma visão de quadra primorosa, podendo ver todas as perspectivas dentro do jogo. Fora isso, tem um drible e defesa bem aceitáveis para a posição. Izuki é meio genérico, mas é um personagem cativante dentro das 4 linhas.

Algo comum recorrente a animes de esportes, existe personagens que aparecem por último, depois de uns episódios, e estes tem relações antigas com o time. E é o mesmo caso clichê, de Hisashi Mitsui e Teppei Hyoshi. Estes dois personagens são muito bons jogadores, Mitsui já foi MVP do colegial e Teppei é um grande jogador, provavelmente seria mvp se não estivesse na mesma geração do que 5 jogadores aí.. uns de cabelo colorido da Teiko... Enfim. O fato é que estes atletas são provavelmente os jogadores mais sólidos de suas equipes, e apesar dos problemas físicos que ambos tem seus talentos reconhecidos por todos.

Hisashi Mitsui, com seus 1,83 de altura, de cabelos curtos e pretos (antigamente ele tinha um cabelão longo , o cara era igualzinho ao android 17 de Dragon Ball). Possui uma personalidade controvérsia, sarcástico e rebelde, na qual ele vai melhorando seu comportamento conforme o tempo passa. Mitsui foi uma vez mvp dos juniores, então é de se supor que sim, se trata de um jogador bastante talentoso. Mitsui é um monstro no perímetro, sendo um arremessador de elite. Mitsui tem um físico não muito desenvolvido, devido a falta de empenho em treinos de resistência, então costuma cansar muito no final das partidas, afetando seu ritmo e sua precisão nos arremessos. Ele é meio doido das ideia, mas joga muito cara. Também precisa parar de fazer certas coisas aí né (fapfap) maluco não aguenta correr que já tá cansado. 

Teppei Hyoshi é um grandalhão de 1,95, de cabelos castanhos, personalidade calma, gentil e determinada. Hyoshi é um personagem com baixa resistência, mas é um pivô muito bom defensor, forte e também pontua consideravelmente bem. Mas ele possui uma Valença incrível: passes. Um pivô passador é algo raro no basquete em geral, e no caso de Teppei, ele é tão bom passador que até já jogou de armador, apesar de ser um pivô. Ele parece meio lerdo, no início, mas é de se ficar de queixo caído com esse maluco aí. Ele é muito talentoso e não à toa é conhecido como coração de ferro, e tem mãos excentricamente grandes.

E por último, mas não menos importante: o craque do time né?. Esses dois camaradas são os jogadores mais BADASS de seus times. Rukawa e Kagami são os melhores jogadores, e são reconhecidos por isso. Ambos querem ir para os EUA (no caso de Taiga, voltar, já que ele é americano, como um jogador ainda melhor). Possuem uma relação próxima ao protagonista (no caso de Rukawa, pelos motivos errados kkkkk) e são os caras que mais pontuam para seu time.

Rukawa Kaede, com seus 1,87 de altura, pálido e com um cabelo pra baixo e volumoso (parece um kpoper). Ele é um cara frio, distante e contido, muito diferente dos seus colegas de time. Em termos de basquete, porém, Rukawa é um jogador completo: Ótimo Scorer, ótimo no 1v1, bom defensor, atlético e possui um bom QI de jogo, além de ser o clutch do time do Shohoku. Ele é viciado e obstinado pelo basquete, e é muito satisfatório de assistir devido a seus highlights. Pessoalmente, seu carisma só aparece nos momentos em que está jogando, porque no geral, ele só dorme e joga basquete. Esse emo é craque, e meio Sasuke , o que é o defeito definido desse personagem (morra Sasuke).

Kagami Taiga, com seus 1,90 de altura, cabelos avermelhados e uma sobrancelha grossa e característica do personagem. Kagami é um cara muito forte e determinado, embora meio emotivo e cabeça dura. Taiga é uma aberração atlética, ele é muito agressivo e quase imparável quando está em transição para o garrafão, também sendo bastante habilidoso e muito bom defensor, atlético para marcar a maioria das posições. É um cara de altas capacidades de resiliência durante o jogo, embora seu jogo seja muito pautado pelo lado físico. O taiga é muito divertido de assistir, devido a violência das suas dunks, que são de tirar o fôlego de qualquer um, o homem flutua. Ao longo da série, Taiga desenvolve fluidez e agilidade, o tornando ainda mais imparável ofensivamente. 

Essa minha explicação foi essencial para te mostrar que o Shohoku e o Seirin tem muitas similaridades, mais do que as pessoas pensam, apesar dos animes serem diferentes. Um jogo entre eles seria muito difícil de se simular, porque cada time está em uma época diferente do basquete. Porém, o que podemos fazer, é comparações entre jogadores de mesma posição:

Miyagi e Izuki são jogadores de características parecidas, com exceção de que Miyagi é bem mais rápido e desenvolto no 1v1, enquanto Izuki é um armador mais voltado a organização de jogo e passes. Prefiro Ryota Miyagi, por possuir as características de Izuki, e conseguir ser melhor fisicamente e tecnicamente. Se eles se encontrarem em um matchup, prevejo Miyagi sempre em vantagem em relação a Izuki, mas no caso deles, não é tão importante, já que nenhum dos dois é uma super potência ofensiva, e sim, jogadores que controlam os meandros do time.

Akagi e Teppei seria talvez o melhor duelo dentre todos. Os dois pivôs são muuuuuito bons, tanto no ataque quanto na defesa. Akagi não o é tão bom ofensivamente quanto Teppei, e nem Teppei é tão bom defensor como é Akagi, então ficaria um duelo equilibrado. Mas, Teppei tem o az de ser um ótimo passador, ele tem mais recursos técnicos que o pivô do Seirin. Seus passes podem ser ótimos para pick and roll com Kagami, (pick and roll é uma jogada tradicional do basquete, literalmente pegar e mandar pra cesta), isso poderia desequilibrar para a sua equipe, enquanto Akagi tem um vigor físico muito superior ao de Teppei, durando muito mais e sendo mais resistente em um jogo. Porém, como Teppei é um jogador bastante resiliente, eu prefiro ele do que Akagi por questões técnicas. 

Kagami teria que atacar Sakuragi no duelo dos ala pivôs, e ambos são os jogadores mais atléticos de suas respectivas equipes. Kagami porém, tem muito recurso técnico, além de ser um jogador all around (ataca e defende com a mesma desenvoltura) enquanto Sakuragi é monstruoso na defesa, mas com problemas técnicos no ataque, embora ele seja muito aguerrido. Prefiro o Kagami com certeza, ele é mais completo do que O Hanamichi.

Rukawa e Kuroko é exatamente o mesmo caso de Sakuragi vs Kagami. Kuroko melhora em relação aos pontos fracos conforme o tempo passa, mas ele não tem chance nenhuma de defender e atacar Rukawa, por que seu arremesso especial não pode ser efetivo por bastante tempo, sendo ele um ala que dá suporte técnico a todo o time. O ala do Shohoku é muito mais forte, atlético, mais rápido e melhor pontuador, ele deitaria muito em Kuroko em um embate de 1v1, então kuroko teria que ter ajuda dos outros companheiros de Seirin pra poder dar trabalho ao Ala do Shohoku. Ponto pro emo.

Pra terminar, Os dois snipers, os dois ala armadores dos times: Mitsui e Hyuga. Ambos têm quase as mesmas características de arremesso, são shooters de alto nível. Devido ao seu físico mais limitado, Mitsui não consegue ser tão clutch quando deveria, enquanto Hyuga é um dos jogadores que mais acerta momentos de decisão. Mas, Mitsui é muito bom em todas as outras coisas do jogo. Ele é um ótimo defensor quando ainda está com seu vigor físico, muito bom no isolation (jogada em que ele está sozinho contra um marcador) e também é bom passador, enquanto Hyuga é apenas mediano/aceitável em outras características. Devido a isso, prefiro Mitsui.

No final, ficou 3x2 pro Shohoku, mas gosto é que nem...nariz (pensou coisa errada né, vá orar irmão) cada um tem o seu! E as duas obras valem ser revisadas, vistas, lidas e contempladas. E por aqui, me despeço com mais um texto, e esse deu trabalho viu! Espero que você tenha apreciado essa leitura, tá o fino senhores. Até mais!




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta