Shadow Dance: joguinho difícil que marcou minha infância
Baseado no jogo Shinobi, Shadow Dancer marcou minha infância pela dificuldade!
Yooo Galerinha! Sentiram minha falta? Espero que sim... HAHAHA! Sei que estou a um tempinho sem escrever matérias, mas aos poucos a gente vai voltando, afinal as obrigações não são poucas, né?! Bom, chega de lamúrias e vamos ao que realmente interessa, não é mesmo!
Acredito que todo mundo no ápice da juventude já jogou bastante vídeo game, e nesse período acredito que todos já se deparam com aquele jogo que você nunca conseguiu terminar, a não ser com aquela ajudinha esperta dos emuladores.
O meu caso não é diferente, isso já aconteceu comigo inúmeras vezes, mas nesse post vou me limitar a um jogo o qual não conseguir sequer passar da primeira fase. Isso mesmo que você leu, NEM MESMO DA PRIMEIRA FASE. E por conta disso esse game acabou ficando marcado em minha memória por muito tempo, até cair no esquecimento. Porém, recentemente procurando algumas roms para jogar em meu emulador para Master System, com que jogo me deparo? Isso mesmo! Com esse jogo traumatizante, e o interessante que foi olhar algumas imagens do jogo e sentir aquele sentimento nostálgico.
Vou falar desse game não apenas pela sua dificuldade (é põe dificuldade nisso), mas porque ele é também um jogo do primeiro console que tive quando criança, o Master System Compact III. Ele talvez não seja um jogo tão conhecido, porém ele foi lançado em uma época em que os jogos de ninjas estavam bem em alta, afinal de contas quem não se lembra ou já ouviu falar da série de jogos Shinobi, Ninja Gaiden e Alex Kid in Shinobi World, este último, uma paródia de Shinobi, tamanho seu sucesso. Estou a me referir ao game Shadow Dancer, jogo de 1989, lançado para Master System, para Mega Drive e Arcade, não necessariamente nesta ordem.
Shadow Dancer segue basicamente a mesma mecânica do jogo Shinobi, tendo como objetivo resgatar reféns de uma organização terrorista chamada Asian Dawn. Passando por fases lineares e em plataforma 2D, a organização Asian Dawn pretende sabotar um programa militar espacial secreto.
O nosso herói conhecido por Takashi na versão para Master System tinha como objetivo impedir os planos dessa organização. Até aqui nenhuma novidade, até porque a jogabilidade é idêntica ao do jogo Shinobi: um botão para pulo, um outro para ataque, a hipótese de dar saltos mais altos para subira níveis mais elevados, os ataques mágicos, etc. O diferencial do jogo fica por conta da presença do cão Yamato que acompanha o personagem principal e em certas ocasiões ajudava nosso ninja herói. E cá entre nós, mais legal que jogar com um ninja, é jogar com um ninja que tem um cachorro... HAHAHA! Apesar de na versão de Master System o cachorro não seguir o ninja propriamente dito, quem jogou a versão para Mega Drive teve a chance de ver seu fiel amigo em ação ao lado do protagonista.
Mas você pode estar se perguntando, mas onde está a dificuldade desse jogo? Apesar da grande ajuda canina, a dificuldade do jogo está um pouco acima da média, o Shinobi pode ser um ninja poderoso com ataques especiais, mas se você levar um único tiro, uma porrada, uma espadada, ou sei lá o quê, já era uma vida, afinal não há barra de energia, e o pior você começa tudo do começo da fase! Isso mesmo, sem save state e nada disso, e isso vale para os chefes também. Imagine ter de passar todo o game sem poder ser atingido pelo inimigos, e o pior, derrotar os chefões sem poder ser triscado uma única vez se quer?! Tem quer ser um "gamer ninja" assim como seu personagem! Além disso, a jogabilidade é muito travada (afinal estamos falando de um jogo de 1989) e com uma detecção de colisões mázinha, a experiência se torna ainda mais frustrante, pelo menos para mim foi, afinal não consegui passar do primeiro chefe! Isso de certa forma me deixou angustiado, passava horas a jogar, e o máximo que consegui foi faltar dois golpes para matar o primeiro chefe, uma vergonha, eu sei. =(
E por falar em chefe o jogo em si não é longo, ele tem apenas 4 fases e em que cada uma possui um boss. E como eu sei disso, se não passei da primeira fase lá quando era pequeno? Simples! Santo emulador, depois de velho... HAHAHA...
E esse foi apenas um dos jogos retrôs que me fizeram perder o sono, quem sabe em outra oportunidade não traga outro game. Mas e você? Já teve algum jogo difícil o qual te fez passar raiva quando pequeno ou depois de adulto mesmo? Deixa aqui nos comentários!
E até a próxima pessoal! o/

Jogos Clássicos que moldaram a infância de todo gamer

Melhores Jogos de Outubro/2024

GUIA GAMER BÁSICO DE SOBREVIVÊNCIA NOS JOGOS
