Resenha – Os cavaleiros de Atena

Confere aí!

29/07/2013 Última edição em 00/00/0000 às 00:00:00

A história de Saint Seiya envolve um garoto de 13 anos chamado Seiya. (Oh really?) Que se torna o cavaleiro de Pégaso de sua geração, e tem o objetivo de  servir a deusa Atena junto com seus amigos (ou irmãos, para quem leu o mangá) e ainda proteger a terra de todo mal.

 

 

Uma vez, o próprio criador admitiu que Saint Seiya é um mangá comercial. Então vem a questão: Como estes cavaleiros ficaram tão famosos?  Um dos motivos foi a época de sua criação em 1982, e não adianta comparar com os padrões atuais. Pois a 3 décadas atrás estava na ‘’moda’’, os Shounens, animes e mangás com temáticas futurísticas / esportivas. Mangás como Evangelion e Gundam só vieram surgir na década de 90 junto com mangás de temática mágica. Logo, Saint Seiya trouxe uma temática incomum, e inovadora para a época de 80 - A mitologia grega.
 

Isso foi um ponto positivo para a série, pois trazia uma história inovadora e muito abrangente. Os mangás atuais, que caso adotem essa temática, devem se preocupar em não copiar trechos de obras anteriores tornando novos clichês. Outro ponto a ser elogiado é que as características psicológicas dos personagens e suas histórias bem elaboradas ainda chamam a atenção de muitos no quesito que não pode faltar em qualquer bom Shounen: Muita pancada, lutas etc. Masami Kurumada (O criador), também é o responsável por grandes falhas, como o design dos personagens, que não tem tanta variação.

 

(Shun de Andromeda a esquerda e Esmeralda a direita)

 

Algumas partes da trama não estão bem elaboradas e apresentam falhas pertinentes, a começar pelos filhos de Mitsumasa Kido (suposto avô de Saori) e a dificuldade do senhor Kurumada de desenhar os personagens com suas respectivas idades. (Pode parecer apenas um detalhe, mas pesa na avaliação visual).

 

(Ikki a esquerda que tem 15 anos e Hyoga à direita com 14! Alguém vai ser parado pela polícia desse jeito!)

 

Mas a história dos guerreiros de Atena não para por ai, Saint Seiya conta com muitas outras ramificações como Episódio G e Ômega, sendo assim, esta avaliação seriam apenas com relação ao considerado clássico, que vai do episódio um da saga do santuário até o episódio 114 da saga de Poseidon.
 

Por fim, Cavaleiros do Zodíaco, independente ou não de suas falhas, foi um sucesso na América latina nos anos 90 e tem motivo para isso, marcando a infância e adolescência de muitos, mas apesar de ser da época de 80 não impede que novos fãs surjam atualmente! Recomendo o anime para pessoas que gostem de animes antigos, shounens com muita luta e amantes de mitologia, história e astrologia.

 




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta