Resenha - Colégio dos desesperados

Confere aí!

01/08/2013 Última edição em 00/00/0000 às 00:00:00

Cada um dos alunos da Academia da Esperança possui um rank especial, como “super nadadora” ou até “super herdeiro”, sendo escolhidos a dedo para entrar no colégio. O protagonista Makoto Naegi é “super nível sortudo”, ou talvez o oposto, pois ao entrar na instituição o diretor Monokuma (que é nada mais nada menos que um urso metade branco metade preto) avisa aos quinze estudantes que para se graduarem ali deveriam apenas fazer uma coisa: cometer um assassinato sem ser descoberto pelos outros alunos. Assim, após cada assassinato será realizado um julgamento escolar, onde os estudantes votarão no assassino e caso acertem, este será executado, mas caso errem o resto da turma é que morrerá.

 

 

Uma história que lembra muito títulos como Jogos Mortais, mas até que se salva do famoso “clichê” pois está repleta de personagens únicos e especiais.

O visual de Dangan Ronpa no geral é considerado meio “gótico” ou “sombrio”, pois é  extremamente exagerado. Os alunos da academia da esperança possuem penteados extravagantes, roupas chamativas e detalhes que os tornam inovadores. A trilha sonora é eletrônica e bem moderna, se encaixando perfeitamente as situações e aos cenários do jogo que também são bem interessantes, os locais possuem cores fortes, repletos de lacres e os estudantes estão presos naquele lugar.

As animações são bem legais, não são enjoativas e diferentes por serem feita apenas com figuras estáticas. Ok, isso pode ter soado estranho, mas vocês podem entender o que estou dizendo ao verem esse vídeo:

 

 

A jogabilidade é que é o ponto forte deste jogo, pois com essa historia se pensa em assassinar pessoas quando o objetivo é na verdade o mesmo do famoso jogo de tabuleiro “detetive”. O jogador ao controlar o protagonista deverá explorar os cenários a procura de pistas do assassino e ao iniciar o julgamento escolar, participar de minigames usando as pistas encontradas para formular argumentos e manipular os personagens de forma que os convençam de suas afirmações. O mapa também não é estático, você pode circular pela escola com uma visão em primeira pessoa na maior parte das salas, o que é incomum em visual novels.

Dangan Ronpa está disponível para PSP apenas em japonês e por causa do estilo do jogo (repleto de diálogos) é impossível jogar o original sem saber o idioma. Uma tradução para o inglês não oficial foi feita pelo Project Zetsubou, mas ainda assim a série possui mais dois jogos não traduzidos e isso é uma limitação para os fãs.

Atualmente*, o jogo ganhou um anime chamado Dangan Ronpa: the animation, que segue os mesmos padrões visuais e apresenta ser bem fiel ao jogo. Para quem não tem interesse de jogar e se interessou pela história de DR é uma boa segunda opção (mas o anime ainda apresenta diferenciações quanto à ordem dos eventos do jogo, talvez até para surpreender aqueles que já jogaram, que com essas modificações não saberão o que pode acontecer no anime).

 

 

Por fim, apesar da censura, algumas pessoas podem achar as execuções e mortes um pouco pesadas ou ter dores de cabeça por conta das cores do jogo e para essas pessoas com a mente mais fraca, é melhor não jogar. Provavelmente vai gostar de Dangan Ronpa quem gosta de mistérios e investigações, uma composição bem exagerada, personagens chamativos e fãs de visual novels.

 

* Dangan ronpa: the animation foi ao ar no dia 5 de julho de 2013, estimando-se estar em exibição até setembro. 

(Trailer de Dangan Ronpa: Academia da esperança para estudantes desesperados.)

 

(Abertura de Dangan Ronpa: the animation)




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta