Qual é a Voz do Silêncio?

A Netflix possui muitos animes e filmes escondidos e este é um deles. A Voz do Silêncio é um filme de animação que nos conta uma história emocionante na qual você vai se apaixonar.

24/08/2019 Última edição em 26/08/2019 às 08:39:41

Qual é a voz que o silência pode ter?

No anime Koe no Katachi (literalmente “A Forma da Voz”) e chamado no Netflix de “A Voz do Silêncio”, vamos descobrir que o silêncio muitas vezes pode ser ainda mais cruel que as verdades que podem ser contadas.

Ficha técnica:

Lançamento  – 17 de setembro de 2016

Direção – Naoko Yamada

Baseado no Anime – Koe no Katachi

 

Sinopse:

Conhecemos um jovem garoto chamado Shoya Ishida que tem dificuldades para aceitar diferenças, afinal, diferenças nem sempre são fáceis de aceitar. É certo que Ishida é conhecido e popular entre os amigos, amigos estes que ele tem desde sempre.

Acontece que em um dado momento, no início das aulas uma nova garota surge na sua sala de aula. O nome da garota é Shoko Nishimiya. O problema de Shoko é que ela tem problemas auditivos, ou seja, não consegue ouvir quase nada.

Isso é algo novo, algo muito estranho, algo que Ishida jamais havia visto antes. E é aí que a coisa complica. Como uma pessoa reage quando não conhece algo? Bem existem duas formas de reagir: uma é aceitar e tentar compreender e a outra é ser hostil.

Ishida resolve ser hostil porque acha que a garota é estranha e começa a maltratar a mesma. E não falo de brincadeiras de criança. Ele causa danos físicos muitas vezes, além de outros prejuízos. Porém, Shoko nunca reage, nunca se revolta, nunca causa problema a ninguém. Ela tem medo de reagir e a única coisa que ela quer é SER AMIGA das pessoas. Acho que isso não é pedir muito, não é?

Enfim, o bullying que Ishida e seus amigos causam em Shoko resultou em diversas consequências no futuro dos jovens. Primeiro Ishida passou a ser REJEITADO por todos os seus amigos, passando a sofrer o mesmo bullying que aplicava em Shoko. Shoko teve que mudar de escola. Todos os amigos de Ishida se afastaram, alguns foram para outras escolas.

No final, Ishida começou a se isolar cada vez mais, até que entrou em depressão e, então, pensou em cometer suicídio. A verdade é que muitas coisas acontecem e o final é surpreendente. Mas eu não vou falar dele aqui.

 

ANÁLISE DO ANIME – vai ter spoiler

Nós já falamos de bullying algumas vezes aqui. Mas não custa falar mais um pouco.

Primeiro temos que observar que no mangá desenvolvemos antipatia e ojeriza pelo personagem Ishida, e depois temos que batalhar conosco o sentimento de aceitação (e torcida) por sua redenção.

O personagem principal e no qual toda a trama gira é Ishida. Porém, sempre que temos Nishimiya no ato, é ela quem rouba a cena. Sua deficiência é tratada com muita delicadeza, sendo praticamente impossível o público não sentir empatia por ela. A abordagem é feita com muito cuidado e respeito, mas também com coragem por tocar em pontos fortes de forma explícita, até mesmo para uma animação.

A presença do bullying é marcante durante todo o filme. Vemos isso desde o primeiro momento em que Ishida e Shoko são postos juntos. Vemos que adultos sofrem as consequências de que seus filhos causam o outros. Vemos que muitas vezes sofremos os reflexos daquilo que causamos afetando nossas vidas de forma intensa.

Acredito que sofrer bullying é algo difícil e que deve ser muito bem trabalhado, mas acredito que aceitar a redenção de alguém que aplicou bullying é ainda mais difícil.

Quanto ao geral, os traços do anime são bonitos, delicados e nos fazem compreender tudo aquilo que os personagens sentem, inclusive aquilo que escondem. É interessante como cada personagem a seu modo reage com as situações que lhes são apresentadas.

O filme realmente merece todas as nossas atenções.




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta