Pequenos Cenários e Grandes Roteiros

Confere aí!

08/02/2016 Última edição em 08/02/2016 às 00:00:00

Imagino que você já deve ter notado uma certa quantidade de filmes onde a maior parte da história se desenrola em um lugar fechado, às vezes sendo um único cenário. Em algumas ocasiões, a criatividade do roteiro e a boa dramaturgia conseguem suprir a falta de outros elementos que se tornariam indispensáveis em certos tipos de filmes. Nessa categoria em particular, podemos encontrar alguns títulos que são ambientados em locais como elevador, mansão mal assombrada, lanchonete à beira da estrada e até cabine telefônica. Tem gente que gosta de filmes assim e tem aqueles que não veem o menor sentido.

Partindo da premissa de que um bom roteiro e elenco são suficientes para fazer cinema, 1408 surgiu mostrando ao telespectador que grandes coisas podem ser feitas em um espaço tão pequeno. Trata-se de um suspense, estrelado por Samuel L. Jackson e John Cusack, duas personalidades incríveis quando o assunto é atuar, cada uma trazendo um repertório de gestos que lhes conferiram grande presença na frente das câmeras.


 


Em 1408, Mike Einslein (John Cusack) é um escritor de contos de terror, especializado em lugares assombrados. Certo dia, recebe um cartão sobre um quarto de hotel em Nova York, o 1408, onde todas as pessoas que lá se hospedaram não sobreviveram por mais de uma hora, sofrendo mortes horríveis. Cético do jeito que é, Mike decide se hospedar no quarto para escrever mais um de seus livros, porém, o que não esperava era que estava prestes a passar por uma verdadeira experiência sobrenatural. O Sr. Gerald Olin (Samuel L. Jackson), gerente do hotel Dolphin, querendo evitar mais mortes, tenta convencê-lo de que não é uma boa ideia permanecer no 1408 por muito tempo, fazendo o uso de suas melhores habilidades de negociação, contudo, o escritor insiste em finalizar a sua história. 

Para desenvolver o enredo, os roteiristas buscaram inspiração no autor Stephen King, famoso por seus contos de terror, que já serviram de referência para outras obras, incluindo jogos eletrônicos. Quanto ao quarto, o que tem de especial é a variedade de transformações que ocorrem sobre ele, causando uma alteração incrível sobre o psicológico do escritor, que quase chega ao ponto de  enlouquecer. No início, o 1408 se apresenta como um quarto de hotel comum, só depois de alguns minutos que situações estranhas começam a acontecer: a temperatura aumenta e diminui drasticamente, chegando a nevar dentro do quarto; aparições fantasmagóricas se jogam pela janela; uma tempestade, acompanhada por uma enchente, surge e destrói toda a mobília; entre outras coisas que são de arrepiar. 

Acompanhe o making off "Por dentro do Quarto 1408", que revela o truque utilizado pela equipe de produção para criar o cenário utilizado no filme: 

O suspense está presente em várias cenas e é o responsável pelo elemento surpresa, chegando a causar um pouco de medo em certas ocasiões. O filme ainda conta com um final alternativo e, como sempre, têm aquelas cenas que foram excluídas, que diga-se de passagem, fizeram bastante falta na versão original que foi lançada no cinema. Algumas mostram traços importantes, revelando informações sobre o passado do escritor. Outras extendem a quantidade de situações paranormais que ocorrem dentro do 1408.

Lançado em 2007 e com direção de Mikael Håfström, 1408 também contou com participação dos atores Jasmine Jessica Anthony, Mary McCormack e William Armstrong, sendo uma proposta de roteiro bastante ousada e que funcionou muito bem graças a uma boa história, um bom elenco e a criação de um ambiente totalmente customizado, próprio para o filme.




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta