O promissor futuro do Xbox
O futuro parece brilhante!
Depois de muito investimento direcionado ao desenvolvimento de jogos e aquisição de estúdios, o Xbox finalmente mostrou a que veio, apresentando uma conferência na E3 surpreendente, que evidenciou o brilhante futuro do ecossistema de jogos da Microsoft.
FPS
O Xbox é um console associado aos jogos de tiro em primeira pessoa desde seu surgimento, afinal foi com a série Halo que a marca ganhou notoriedade. Hoje, além da franquia espacial clássica do Xbox, a Microsoft também tem suas mãos Perfect Dark, Quake, Doom e Wolfenstein, que são algumas das franquias mais importantes do gênero de FPS.
E como se já não fosse o suficiente, a Microsoft também formou uma parceria com a desenvolvedora do aguardado Stalker 2 – Fazendo do game um exclusivo temporário de Xbox Series, que chegará ao catálogo do Xbox Game Pass no dia do seu lançamento.
RPGs
Durante toda geração do Xbox One, a Microsoft basicamente não lançou nenhum grande RPG, seja feito por estúdios próprios ou terceiros. Mas os tempos mudaram e agora o Xbox se tornou uma potência quando o assunto são RPGs ocidentais. Sob a cortina da Microsoft estão: The Elder Scrolls, Fallout, Fable, Pillars of Eternity, Wasteland, The Outer Worlds e os vindouros Avowed e Starfield.
E claro, além das franquias, a Microsoft também possui os estúdios certos para cuidar delas. A Obsidian (Fallout: New Vegas e The Outer Worlds), Inxile (Wasteland), Bethesda (Skyrim e Fallout 4) e Playground Games (Forza Horizon) estão todas trabalhando em novos RPG para o Xbox. Além disso, também sabemos que o estúdio IO Interactive (Hitman) que nem sequer pertence a Microsoft, está também trabalhando em um RPG exclusivo para as plataformas Xbox.
Projetos Inovadores
É normal que as empresas estabeleçam certos padrões para seus jogos: A Ubisoft costuma trabalhar em Games de mundo aberto com várias atividades espalhadas pelo mapa, a Sony normalmente lança jogos focados na narrativa com visuais realistas e a Nintendo costuma trabalhar em games agradáveis para toda família. No caso da Microsoft, tudo indica que não veremos nenhum padrão específico sendo estabelecido, o que deixa portas abertas para constantemente vermos projetos inovadores sendo lançados.
É claro que normalmente os estúdios tem uma forma específica de trabalhar em seus jogos, tendo preferências de gênero, estilo de enredo e jogabilidade, porém como a Microsoft tem tantos estúdios, sempre haverá projetos mais fora da casinha sendo desenvolvidos. Até o momento, Phil Spencer - Chefe da divisão Xbox, não parece interessado em restringir que jogos mais inovadores e arriscados sejam feitos, então para o futuro, podemos sim esperar jogos bem únicos sendo lançados.
Gamepass e Indies
O Xbox Game Pass é provavelmente o maior diferencial de toda divisão Xbox - Um serviço que lhe dá direito a mais de 100 jogos, incluindo em seu catálogo os lançamentos da Microsoft, é absolutamente fora do comum. E mesmo já sendo incrível atualmente, o Game Pass não para de crescer, e agora estamos vendo cada vez mais jogos de empresas multiplataforma chegando no lançamento ao catálogo do serviço, como foi o caso de Outriders e Back 4 Blood, que ainda nem lançou, mas já está confirmado no Game Pass.
Os Indies também são outra grande prioridade da Microsoft. Mesmo que a empresa já seja dona de várias grandes equipes talentosas, ela nunca deixa de investir nos jogos independentes, sempre dedicando um bom espaço de seus eventos para mostra-los. E constantemente temos visto parcerias sendo formadas entre o Xbox e essas equipes menores, para que seus jogos lancem diretamente no Xbox Game Pass, algumas vezes até mesmo sendo exclusivos dos consoles Xbox.
Halo e MUITOS novos jogos
Apesar de seus altos e baixos, Halo ainda é a maior franquia do Xbox e não pode ser deixada de lado. Nos últimos anos, a série não foi tratada com o devido respeito pela sua desenvolvedora, mas parece que isso irá mudar com Halo Infinite, que apesar de não ter passado a melhor das impressões com sua primeira gameplay, que estava completamente defasada visualmente, promete surpreender muito após o adiamento de um ano que sofreu. É hora do estúdio 343 Industries finalmente resgatar a grandiosidade de saga Halo, não há mais espaço para erros, Halo Infinite tem que ser o jogo responsável por mostrar para uma nova geração, toda força da maior franquia do Xbox.
E claro, para o futuro também podemos esperar muitos novos jogos. Falo agora de jogos no geral, não de um gênero ou estilo específico, simplesmente jogos. São mais de 23 estúdios, inúmeras franquias e milhares de funcionários talentosos. Não há dúvidas que nos próximos anos, teremos jogos aos montes, sejam eles inovadores ou não. Certo é que a maioria deve ter uma qualidade completamente acima da média, uma que deixe os fãs da marca mais bem servidos do que nunca.
O FUTURO
O futuro é muito promissor, ele parece simplesmente brilhante! Nos próximos anos, veremos o Game Pass crescendo, novos jogos nascendo e a marca Xbox ficando mais abrangente. Como a Microsoft sempre faz questão de esclarecer: O Xbox não é apenas um console, mas sim um ecossistema, um que inclui consoles, computadores e o Streaming. Jogar videogames usando apenas a internet já é uma realidade, uma que vem ficando cada vez mais acessível. Muito em breve, qualquer um com uma qualidade de Internet razoável, poderá fazer parte do ecossistema Xbox, mesmo tendo apenas um celular ou SmarTV. Isso através do poder da nuvem, que só precisa da sua Internet para funcionar adequadamente: Não é magia, é tecnologia!

Os 10 Melhores Jogos de The Legend of Zelda

Vai Jogar Blue Protocol?!

Porque Undertale é um jogo diferenciado da maioria do gênero
