Jogos Difíceis e onde habitam
Os jogos difíceis parecem atrair o gosto de um público alvo específico, e diferente de um jogo casual, vão exigir muito mais do nosso tempo e habilidade. Também são projetados de uma maneira que sejam divertidos sem se tornarem cansativos.
Alguma vez você já jogou um jogo que fosse realmente difícil? Dependendo do gênero, jogos difíceis podem ser aqueles jogos onde perdemos várias vezes seguidas até nos acostumarmos com o ritmo do jogo ou aqueles onde levamos algum tempo para conseguirmos solucionar os quebra-cabeças. Existem diferentes estilos de jogos assim que se tornaram conhecidos e alguns foram tão inovadores que definiram um novo estilo, como é o caso de Demon’s Souls que trouxe à luz o gênero Souls-like, lançado em 2009 para o PlayStation 3 e que também conta com um remake disponível para o novo PlayStation 5.
Demon's Souls (à esquerda) e Shadow of the Colossus (à direita)
Alguns jogos são mais sutis ao se apresentarem como um quebra-cabeças, embora eles estejam lá, e você só os percebe como tais depois que se passam algumas horas até que consiga encontrar uma solução para resolver o problema. Shadow of the Colossus, por exemplo, parece ser um jogo de aventura comum com um design focado em salvar a donzela em apuros, o tipo de enredo clássico que costuma funcionar muito bem, mas na verdade é um puzzle com muitos quebra-cabeças, e dependendo do nível de dificuldade que selecionamos no jogo, a situação de localizar os pontos fracos dos Colossus e escalar as diferentes regiões deles se torna verdadeiramente desafiadora, sem mencionar que só lutamos contra boss neste jogo, o que por si só já destaca o nível de dificuldade da obra.
Os clássicos também têm a fama por apresentarem um nível de dificuldade elevada, como na época do NES, e em parte isso talvez se deva pela falta de recursos que havia na época, o que levava os projetistas a elaborarem um design menos rico do que os que passamos a encontrar futuramente, embora isso não impedisse que os jogos fossem divertidos de jogar. Um exemplo são aqueles jogos de plataforma onde tínhamos fases que empurravam o personagem para frente sem opção de retorno e em que o caminho para avançar ia surgindo aos poucos, onde pulávamos na plataforma seguinte antes que fosse tarde demais e caíssemos nos spikes, em algum precipício ou em um rio de lava. Também temos aqueles jogos como Contra e Alex Kids onde o personagem morria com apenas um único ataque, o que nos forçava a não entrar em colisão com os adversários senão era Game Over.
Hades da Super Giant foi lançado no ano passado como um Roguelike e levou o prêmio de Melhor Jogo Indie na Game Awards 2020. É um jogo verdadeiramente difícil de progredir, onde morremos inúmeras vezes, avançando por labirintos com hordas de adversários e armadilhas que precisamos superar para escapar do submundo. O que chama atenção neste jogo é a alta taxa de replay. Embora o jogador jogue várias e várias vezes, o game não é repetitivo e desperta vontade de continuar jogando com a esperança de escaparmos. Isto também se deve pelo fato de estarmos evoluindo e nos tornando mais fortes a cada nova tentativa, sem falar da variedade de equipamentos e ataques que acrescentam uma ótima variação na jogabilidade, incluindo a coleta de artefatos mágicos e a ajuda dos deuses do Olimpo que recebemos durante a nossa aventura.
Jogos difíceis parecem atrair o gosto de um público alvo específico, e diferente de alguns jogos casuais que são ótimos passatempos, títulos como Hades e Demon's Souls vão exigir muito mais esforço do jogador e são projetados de uma maneira que conseguem despertar uma vontade bem grande de continuarmos jogando sem que a situação se torne cansativa por ser repetitiva. Os jogos difíceis habitavam no passado nos consoles retrô, como o NES, SNES, Master System e Mega Drive; estão presentes no universo dos estúdios independentes, incluindo títulos como Hades e Limbo. E a própria indústria Triple A vem se esforçando através dos remakes que lança para mantê-los vivos nos consoles da nova geração.
E quanto a você, já jogou algum jogo que fosse realmente difícil?