Himouto! Umaru-chan e o distanciamento social
Em uma sociedade cada vez mais individualista e isolada, Himouto! Umaru-chan é uma boa pedida para nos relembrar que poucas coisas são tão boas que não fiquem melhor quando feitas com os amigos. A importância de se ter empatia, gentileza e os riscos do egoísmo e das prisões digitais são grandes. Hobbies são sempre bem-vindos, mas podem se tornar escapismos da realidade. De forma muito bem humorada e ao mesmo tempo sensível, esta é uma produção adequada para se refletir sobre assuntos como vida social, depressão e amizade.
O lado incômodo da cultura nerd
Há alguns anos a cultura geek se tornou parte importante da cultura pop. A imagem do adolescente nerd, que gosta de jogos eletrônicos e revistas em quadrinhos deixou de ser algo exclusivamente depreciativo para se tornar sinônimo de estilo de vida, algo legal de ser, ou, em termos mais comerciais, cool.
Os videogames passaram de simples brinquedos para se tornarem mídia, assim como uma das mais rentáveis indústrias do entretenimento, ultrapassando inclusive a indústria cinematográfica. Os super heróis invadiram os cinemas ascendendo para o posto de campeões de bilheteria. Produções fantasiosas inundaram o mercado literário e cada vez mais serviços de streaming disponibilizam séries épicas, seja com ambientação fantástica ou da mais pura ficção científica. Seria injusto não citar a onda de animes e adaptações para animação que vem recheando os catálogos dos serviços de streaming. De fato, ser nerd (ou geek) não é mais estar à margem da sociedade, mas sim diretamente inserido nela. Ao menos quando o assunto é consumo.
Mas embora como produto de mercado, o universo geek tenha se saído muito bem, um de seus lados sombrios ainda é pouco discutido: a questão do isolamento social. É aqui que Himouto! Umaru-chan entra, como uma forma sutil de conversar sobre este assunto.
Sutil, mas sério
Escrito e ilustrado pelo mangaka Sankaku Head, a série foi originalmente publicada pela revista seinen Weekly Young Jump pela editora Shueisha no ano de 2013 e teve adaptação para anime produzida pela Doga Kobo em 2015, atualmente disponível no serviço de streaming Crunchyroll.
Dividida em duas temporadas, Himouto! Umaru-chan e Himouto! Umaru-chan R, ambas com 12 episódios de duração, conta a história de Umaru Doma, uma adolescente bonita, inteligente e popular, com um alto desempenho em tudo que se propõe a fazer, mas que ao chegar em casa se transforma um sua versão chibi e altamente desleixada, não apenas se recusando a fazer qualquer tarefa doméstica, como investindo todo seu tempo e egoísmo em comer guloseimas enquanto lê mangás, assiste animes, joga videogame e explora seu irmão mais velho, Taihei, ao máximo, para que esse lhe proporcione sempre condições de manter seus hobbies sem ser interrompida.
O contraste entre as duas personalidades de Umaru é tão grande que torna-se fácil acreditar que a Umaru social e a Umaru doméstica são duas pessoas diferentes, como é o caso de Kyrie, colega de escola da protagonista, que tem uma enorme admiração pela Umaru chibi e é completamente apaixonada pela Umaru social, acreditando que ambas são irmãs, e não a mesma pessoa. Isso sem contar com uma terceira identidade, a U.M.R, usada por Umaru em como a figura de uma pro player (jogadora profissinal de games) e também para se relacionar com outra amiga de escola, Sylphyne, sem que esta disconfie de se tratar de Umaru.
Os personagens em Himouto! Umaru-chan são todos divertidos com personalidades únicas e bem definidas. Desde a tímida menina do interior, Ebina e seu apetite monstruoso à enérgica Sylphine com seu exagerado espírito competitivo, cada personagem possui uma história própria, brevemente contada, mas de forma bem desenvolvida, comovente e engraçada. Há inúmeras piadas e referências à cultura pop e geek, como o jogo Monster Hunter, a empresa Capcom e seu Street Fighter, o sucesso no Japão que foi Yokai! Watch e até mesmo mangás de Death Note e action figures de Hatsune Miku espalhados pelo quarto de Umaru e seu irmão, Taihei. O humor é o fator principal da produção e está presente a todo instante, inclusive nas cenas onde o objetivo é introduzir algum elemento dramático, mas outro traço importante no anime é a empatia e a gentileza, algo escasso na sociedade atual.
À primeira vista a história parece ser despretensiosa, e até mesmo problemática, enaltecendo o comportamento individualista, mimado e rebelde de Umaru enquanto ela mente sobre sua identidade e abusa de seu irmão. Facilmente é possível imaginar uma mãe dizendo que Umaru seria uma má influência para seus filhos se ela assistisse apenas os primeiros episódios, mas não é assim que a história se desenvolve para aqueles que dão seguimento a ela, antes de mais nada Himouto! Umaru-chan é um alerta contra o distanciamento social, que muitas vezes pode levar à depressão.
A maioria dos personagens do anime sofrem do mesmo problema, eles são isolados, solitários e excluídos. Alguns possuem dificuldade de se abrir para outras pessoas, outros como Umaru, simplesmente não possuem interesse. Há ainda os que acreditam não possuir esse problema, mas acabam descobrindo que o tem, como é o caso de Sylphine, mas no final Himouto! Umaru-chan mostra o quão é importante estabelecer laços e se permitir viver um mundo além do tão atrativo mundo virtual.
Conforme Umaru é colocada por circunstâncias diversas para conviver cada vez mais próxima de suas colegas de escola, ela vai não somente sendo cada vez menos a Umaru chibi, como também vai se tornando cada vez mais consciente do quanto é possível aproveitar tudo o que ela gosta de uma forma ainda melhor, quando se faz ao lado de amigos.
O anime não traz grandes conflitos e não possui nenhum vilão ou antagonista. Muito pelo contrário, o grande vilão em Himouto! Umaru-chan é a solidão e a falsa ideia de plenitude que uma vida individualista pode nos passar.
Uma preciosa mensagem
Neste anime é visível que os problemas não estão em gostar de comer besteiras ou ser louco por jogos eletrônicos. Os problemas não estão nem mesmo em sermos desorganizados dentro de casa, embora ter um pouquinho de responsabilidade muitas vezes ajude, e isso a própria Umaru também acaba aprendendo. A grande mensagem por aqui é que as vezes é bom termos um pouco de nosso tempo dedicado a nós mesmos, mas igualmente bom é estender a mão para os que estão a nossa volta, sermos gentis com os nossos próximos e buscarmos manter sempre por perto aqueles em quem confiamos e podemos chamar de amigos.
Taihei é um ótimo exemplo disto ao se apresentar como um personagem quase viciado em seu trabalho, um workaholic, que se não está trabalhando no escritório, está trabalhando em casa, e quando se vê sem trabalho algum, acaba por se ver sem propósito. Este é um outro tipo de isolamento que também o impede de enxergar a vida acontecendo a sua volta, assim como o dificulta de enxergar o quanto ele é querido por seus colegas de trabalho, inclusive sua superiora, ou o quanto ele é importante e querido para sua própria irmã, que mesmo aparentando ser apenas uma miniatura de sanguessuga, o ama incondicionalmente.
O anime conclui a história deixando algumas perguntas no ar. Alguns personagens sem a realização que esperamos no final de histórias e alguns sonhos que não vemos ser concretizados, mas ainda assim talvez esse seja o ponto ideal para a história, pois se tratar de sonhos ou casos amorosos nunca foi o objetivo em Himouto! Umaru-cha. O maior sucesso do anime está não apenas em fazer um trocadilho como “irmã mais nova”, imouto, e o termo himono onna, ou mulher peixe-seco, utilizado pelos japoneses para definir mulheres como Umaru, que não possuem interesses em relacionamentos interpessoais e em casa são também desinteressadas em cuidar de si mesmas. Umaru se quer deixa de ser uma himono onna adolescente. O maior sucesso deste anime está no desabamento das muralhas de isolamento social entorno de cada personagem e na construção de laços mais valiosos que qualquer final de semana sozinho, com um pacote de salgadinhos e uma garrafa de refrigerante, maratonando animes e seriados.
Os salgadinhos, assim como o refrigerante e as maratonas continuam lá, mas agora, Umaru não está mais sozinha. Nem ninguém deveria estar.

Assista, Leia, Consuma YuYu Hakusho Imediatamente.

Você Já Viu Tsubasa Reservoir Chronicle?

Confira agora, o meu veredito sobre todas as partes de Jojo's Bizarre
