Exile's End - Akiba'Spot Review
Com proposta retrô, game busca resgatar a pegada de clássicos da era dos 16 bits.
Você e sua equipe caem acidentalmente em um mundo alienigena, e devem investiga-lo a fim de encontrar uma saída e salvar suas vidas. Com um plot pouco original, Exile's End chega ao ocidente para Playstation 4 e PS Vita, através da XSEED Games.
A primeira coisa que você nota ao iniciar o jogo é a pegada retrô. Há uma obvia tentativa de resgatar a atmosfera de clássicos como Flashback e Out of this World (Another World), que fizeram muito sucesso na época do Mega Drive e Super Nintendo. O estilo side scrolling e os puzzles são outras referências claras a esses jogos. Apesar de trazer uma jogabilidade mais solta e fluída que os games citados, Exile's End tem quebra-cabeças menos desafiadores e inimigos bem menos espertos.
Um ponto a favor do jogo é a relativa dificuldade do game. Você inicia armado apenas com uma pedra e deve usar a cabeça para avançar até encontrar armas. Além disso, sua barra de vida é minima e inicialmente não há itens para melhora-la. É fácil morrer. No entanto, o game salva toda vez que se muda de cenário, e assim, após um game over, basta continuar do checkpoint.
Algumas coisas legais disponíveis em Exile's End são os extras, como a opção de adicionar scanlines e dar um aspecto de TV de tubo a imagem. Há um modo Survival, onde você deve simplesmente matar todos os inimigos do cenário dentro de um periodo de tempo, e assim seguir avançando. Outra adição bacana foi um ranking online, onde você pode comparar seu desempenho com o de outros jogadores. Para os caçadores de troféus uma notícia ruim: não há platina.
Sendo honesto, Exile's End é apenas um jogo honesto. Não deve ir além de agradar jogadores mais antigos que buscam um pouco de nostalgia. A proposta é interessante, e apesar de algumas melhorias em termos de jogabilidade, fica longe do brilho dos clássicos da era dos 16 bits.