Especial - Fatal Frame 3: The Tormented

Confere aí!

24/04/2016 Última edição em 24/04/2016 às 00:00:00

Preparados para ficarem assustados? Espero que sim, porque Fatal Frame 3: The Tormented é o tipo de jogo que consegue fazer isso sem muito esforço. A série de terror criada pela Tecmo apresentou uma forma diferente de enfrentar os perigos do subconsciente, onde, desta vez, temos como arma principal uma câmera fotográfica que possui uma habilidade muito especial: selar fantasmas.

Fatal Frame 3: The Tormented

Lançado para Playstation 2 em 2005, Fatal Frame 3 é um terror psicológico que explora dois elementos principais: sonhos e aparições fantasmagóricas. É uma combinação que já havia aparecido em jogos como Silent Hill 4: The Room, mas com uma roupagem diferente, fazendo você assumir o papel de Rei Kurosawa, uma fotógrafa freelancer que enfrenta as dores causada pela morte de seu noivo, Yuu, durante um acidente de carro, sendo Rei quem estava dirigindo.

Depois do ocorrido, ela passa a ter pesadelos incrivelmente lúcidos, que está em uma mansão mal assombrada, cheia de fantasmas, e quando acorda, uma tatuagem estranha começa a se formar em seu corpo, fruto de uma maldição lançada por uma antiga sacerdotiza. Com isso, a história se desenrola, e se torna mais clara a medida que Rei encontra memorandos que revelam informações importantes sobre essa série de acontecimentos.

Rei e Fantasma Fatal Frame 3: Rei Vs Fantasma
Fatal Frame 3: Cenários Rei Kurosawa

Grande parte do jogo se passa na mansão conhecida como Manor of Sleep, que apresenta uma ambientação escura e um pouco suja, o que favorece o clima de tensão, já que na maioria das vezes você dispõe apenas de uma lanterna com uma luz fraca, capaz de iluminar pequena parte do caminho à sua frente. Alguns corredores são estreitos, o que causa uma espécie de sensação claustrofóbica, e a mansão possui passagens secretas que, cá entre nós, não nos inspiram muita confiança para ir até lá explorar, mas sem sombra de dúvidas, expandem o tamanho do cenário quando pensamos que ele não parece ser tão vasto assim.

Basicamente, você deve controlar uma garota que anda por uma mansão mal assombrada tirando fotos de fantasmas, só que não são fotos comuns. Uma das coisas que encontramos pelo caminho é uma câmera fotográfica bem antiga e filmes para recarregá-la, que possuem, em conjunto, o poder de afetar os fantasmas, fazendo com que desapareçam. A maioria são agressivos e atacam tão logo veem você, surgindo de forma inesperada, mas também há outros com comportamento neutro e amigáveis. Além disso, o jogador ganha pontos ao usar a câmera, podendo realizar upgrades e acrescentando variedades nas ações, fazendo o uso de habilidades como o Fatal Frame, que é um disparo mais forte do que os demais e letal aos adversários.

FF3: Câmera Fotográfica Fatal Frame: Ataque de Fantasma
FF3: Foto de Fantasma Fatal Frame: Câmera Obscura

A movimentação da personagem principal ocorre em primeira e terceira pessoa, incluindo ações de correr, pular e empurrar objetos, trazendo animações bem realistas e que realçam ainda mais o nível das cenas. Parte das ações de Rei são lentas, como empunhar a câmera e girar na direção oposta, mas é justamente isso que torna o jogo desafiante, causando uma certa adrenalina na hora de enfrentar os perigos, além de fazer você sentir medo. Sobre este último ponto em particular, vale ressaltar que Fatal Frame 3 é um daqueles jogos que, ao pé da letra, consegue te causar arrepios. A relação entre você e ele é tão próxima que é como se estivéssemos no lugar da fotógrafa passando por uma experiência aterrorizante. Tudo bem! Você pode dizer que eu estou sendo medroso ou exagerando, mas cá entre nós, é meio tenso jogar ele à noite sem deixar as luzes acesas. 

Além dos traços dos personagens e das cores utlizadas incluirem um visual bem realista, as cinemáticas também apresentam um alto nível de sofisticação. Já a parte sonora conta com composições de Atoru Yamauchi e Takashi Uno, incluindo a participação da cantora japonesa Tsukiko Amano, responsável pela música tema do jogo, Koe, e pelos encerramentos de Fatal Frame II: Crimson Butterfly e Fatal Frame IV: Mask of the Lunar Eclipse. 

Apesar da adrenalina, dos sustos e tudo mais, Fatal Frame 3: The Tormented é um jogo que requer um pouco de paciência caso você deseje entender o que realmente se passa na história, uma vez que os memorandos que tornam o enredo mais claro, à medida em que aparecem, contêm textos enormes, algo que talvez frustre alguns jogadores que não gostem de ler durante a jogatina. Tirando isso, é um título excelente que explora de uma maneira incrível como causar medo nas pessoas através de eventos sobrenaturais.

 




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta