Epic Games anuncia compra da Psyonix, desenvolvedora do hit Rocket League
Compra foi anunciada nesta quarta-feira e deve ser concretizada até Junho deste ano.
A Psyonix anunciou nesta quarta-feira, dia 1, que a gigante Epic Games deu início ao processo de aquisição da desenvolvedora. O anúncio foi feito através das redes sociais da empresa responsável pelo famoso Rocket League, que teve sua popularidade alavancada após ter sido disponibilizado de maneira gratuita para os assinantes da PS Plus logo em seu lançamento, em Julho de 2015.
De acordo com postagem no site oficial do game, a compra da Psyonix por parte da Epic Games significa que Rocket League estará, em breve, indisponível para compra na plataforma Steam, sendo transferido para a loja virtual da Epic Games, a Epic Store. O valor da compra não foi divulgado.
Pouco tempo depois do comunicado, a Psyonix fez outro post em suas redes sociais. Em meio a questionamentos por parte da comunidade sobre a migração do jogo da Steam para a Epic Store, a desenvolvedora de Rocket League afirmou que “aqueles que tiverem Rocket League em suas bibliotecas da Steam poderão continuar a jogar e contarão com suporte contínuo”. Na mesma nota, a empresa deixou claro que “Rocket League está e permanecerá disponível na Steam”, embora a venda do jogo passe a ser exclusiva da loja virtual da Epic Games com a aquisição.
Hi all! We wanted to clarify something for you after today’s news: Rocket League is and remains available on Steam. Anyone who owns Rocket League through Steam can still play it and can look forward to continued support. Thanks!
— Rocket League (@RocketLeague) May 1, 2019
Entre os fãs, o clima é de incerteza quanto ao futuro da Psyonix e de seu principal jogo, que costuma figurar entre os top 10 jogos com mais usuários em jogo na plataforma Steam diariamente. Nas redes sociais do jogo, a comunidade criticou a decisão da desenvolvedora de “se vender” à gigante Epic Games, ironizando ao sugerir uma ampliação das microtransações em Rocket League, em referência ao sistema incorporado pela Epic Games em seu jogo de maior sucesso, Fortnite.
Outro fator que causa preocupação na comunidade de Rocket League na Steam é o suporte ao Workshop. Em Dezembro de 2016, a Psyonix liberou a produção de mapas e modos de jogo personalizados pelos próprios jogadores para Rocket League por meio do Steam Workshop. Desde então, mais de 100 mapas foram criados pela comunidade e disponibilizados via Workshop, sendo o mais popular deles uma recriação do Circuito Yoshi, de Mario Kart, com mais de 75 mil downloads. Com a migração do jogo para a Epic Store, os jogadores de Rocket League na Steam temem perder o acesso às criações já publicadas no Workshop da plataforma, além do suporte à funcionalidade no futuro. De maneira similar, o suporte a futuras DLCs para aqueles que possuem o game na Steam foi posto em xeque, já que existe a possibilidade de Rocket League não ganhar nenhuma outra DLC ou conteúdo comprável após a mudança para a Epic Store.
Para além dos comentários e posts feitos nas redes sociais sobre a notícia, os jogadores de Rocket League no PC decidiram protestar contra a aquisição da Psyonix pela Epic Games através do sistema de avaliações da Steam. Entre ontem e hoje, o jogo de futebol ganhou cerca de 2500 novas avaliações na plataforma, sendo 2245 delas negativas - o pior desempenho que o jogo já teve com base nas avaliações dos usuários.
Dona do grande sucesso Fortnite, que atualmente conta com mais de 250 milhões de jogadores ao redor do mundo, a Epic Games vem fazendo investimentos milionários no mercado de games, tendo feito acordos de exclusividade com desenvolvedoras e adquirido quatro estúdios entre 2018 e 2019. Caso o processo de aquisição da Psyonix seja aprovado pelas entidades regulamentadoras, a desenvolvedora de Rocket League será o terceiro estúdio a ser comprado pela Epic Games este ano, transformando-se em sua sexta subsidiária.
A Psyonix é uma desenvolvedora norte-americana criada em 2000, e tem em seu currículo, além de Rocket League, jogos como ARC Squadron, Whizzle e Supersonic Acrobatic Rocket-Powered Battle-Cars (precursor de Rocket League), além de ter trabalhado junto à Epic Games no desenvolvimento de Unreal Tournament (2004 e III) e de Gears of War.

Arena Games 2024 promete um monte de novidades!!!!

NASA Faz Referencia a Kimi no na wa

Jun Maeda anuncia aposentadoria
