Conheça o Anime: Matando Gigantes!
A copa do mundo Fifa do Qatar está rolando, então por que não falarmos de um anime de futebol?!
Falamemooo queridos leitores e ouvintes da Rádio Blast!! A copa do mundo está rolando ai em sua reta final, nosso “Brasilzão” foi eliminado na quartas de final por uma seleção europeia como de costume, mas o tema futebol ainda está em alta, então por que não falarmos de um anime de futebol?! Era para este texto ter saído na semana da copa, mas o tempo não permitiu, mas a copa ainda está rolando então bora!
Giant Killing é um mangá sobre futebol, escrito e ilustrado por Masaya Tsunamoto e publicado pela Kodansha na revista Weekly Morning. Teve sua publicação iniciada em Janeiro de 2007 e ainda vem sendo publicado, contando atualmente com 61 volumes encadernados. Sua adaptação para anime ficou sob-responsabilidade do estúdio Deen (Samurai X, Bayblade, Retalia), contando com 26 episódios lançados entre abril e Setembro de 2010.
A história de Giant Killing, diferente de outros animes de futebol que tem poderes mirabolantes, chutes de tri-vela e um protagonista cabaçudo almejando ser o novo Pelé, tem como enredo central o clube Easter Tokyo United e principalmente o técnico, Takeshi Tatsumi.
Tatsumi é um ex-jogador, que atuava no ETU, clube que o revelou também, mas no auge do ETU e de sua carreira, ele decide sair do clube, e parte para a Inglaterra mas como técnico, onde ele acaba sendo apelidado de Giant Killing(Matador de Gigantes em tradução livre), após chegar na final da Emirates FA Legue, com um time da quinta e ultima divisão do futebol inglês. Em resumo, a FA Legue é uma liga inglesa com sistema mata-mata onde todos os times da Inglaterra podem participar, incluindo clubes amadores, semi-profissionais e profissionais e por conta do seu sistema de jogo único (mata-mata) gera muita imprevisibilidade de resultados, e quando um time pequeno derrota um grande clube profissional atribui-se o titulo de “Giant Killing”. E é nessa liga que ele se destaca após uma sequencia de vitórias com um time amador Tatsumi chega a final da FA Legue, chamando a atenção da diretoria do ETU.
Após a saída de Tatsumi do ETU, o time enfrentou muitos problemas financeiros e um rebaixamento, com muita luta ele voltou a primeira divisão da J-Legue, mas quebrado e com um elenco ruim, perdendo torcedores, patrocinadores e no Maximo que o clube consegue é se manter na primeira divisão e é neste momento que Tatsumi é contratado, pois com as suas façanhas no futebol inglês ele foi a ultima cartada no ETU.
Falando um pouco de Tatsumi, ele se destaca pelo seu jeito excêntrico, lembrando até mesmo um pouco o jogador brasileiro Romário, e seus treinos malucos como, por exemplo, mandar o time jogar peteca com os pés. Mas seu forte mesmo é estudar afundo cada adversário, procurando suas falhas e criando estratégias imprevisíveis.
Giant Killing é o melhor anime de futebol já criado, pois como citado acima, ele não tem poderes ou chutes miraculosos, é um anime que mais realista, e o que mais chama atenção é que o autor retrata não apenas Tatsumi, mas o dia a dia de um time de futebol como um todo, sendo abordado o cotidiano do clube, coletivas de imprensa, as dificuldades da comissão técnica e até mostra brevemente a torcida organizada do ETU e de como ela participa no clube. Vale citar também que o anime faz muita menção a jogadores brasileiros, tendo a três jogadores brasileiros em um dos jogos.
Para finalizar, deixo um destaque para a trilha-sonora tanto a abertura “My Story” da banda The Charry Cokes que é um misto de Rock com musica escócia quanto do encerramento “Get Touch!” que é um rockzinho muito bom.

Os melhores animes dos anos 90

Animes mais esperados para 2025

Top 10 aberturas de animes mais assistidas
