APRENDA A SOBREVIVER NOS MAIS DIVERSOS JOGOS DE SOBREVIVÊNCIA COM O GGBS

Você está pronto para se tornar o maior e melhor sobrevivente de todos os tempos? Recomendo procurar músicas tema de sobrevivência para melhorar a imersão.

09/12/2023 Última edição em 27/12/2023 às 14:51:49

Olá pessoas que sobrevivem nos confins da internet!
Sou seu guia hoje, Mestre Las Noches! Hoje vocês vão aprender o básico para sobreviver na maioria dos terrenos e condições nos jogos de sobrevivência e similares, não pegarei leve com vocês hein? Porém, quero que triunfem em qualquer circunstância e por isso trago para vocês o GGBS Vol.1 (Guia Gamer Básico de Sobrevivência Volume 1). Aproveitem e prestem atenção, tudo para seu próprio bem!

Lição 1 - Recursos

Muitos jogos de sobreviver são ambientados em florestas, montanhas, ilhas... mas há também lugares urbanos, mas todos seguem a mesma premissa: Coletar e Gerenciar Recursos! Em jogos com inventário limitado, você deve primeiro identificar os recursos básicos e abundantes e pegar o máximo deles possível, encha seu inventário com eles pois no começo desses tipos de jogo, você vai precisar criar muita coisa e possivelmente vai usar muito deles também para munição se houver combate, colete tudo que vê de básico, explore o menu do jogo e veja se não tem um guia de construção, por exemplo, para determinar tudo que você vai usar demais. No caso urbano a mesma coisa, porém, munição nunca é demais, então mantenha o equilíbrio entre ter muita munição e muito recurso, isso claro se seu inventário for limitado.

Lição 2 - Base

Ter uma base de operações é crucial e vai determinar se vai viver ou morrer. Lá será onde vai guardar seus recursos, montar estratégias, descansar e se preparar para todos os outros desafios, sua base é seu porto-seguro e você deve se atentar aos detalhes e cuidar dela. Em bases fixas, você deve pensar em coisas como: Vantagem de Terreno, Recursos Próximos, Defesas e Locomoção, assim como de que material vai fazê-la. A dica é, faça com o meio termo entre abundância e durabilidade! Digamos que é numa floresta e você tem gravetos, pedras, folhas e árvores, qual desses materiais você escolheria para sua primeira base? Se você pensou no tronco de madeira, pode até parecer certo mas pense no tempo que vai levar até você pegar todas, se demorar demais ficará escuro e sujeito a ataques, no caso do galho são fracos então não vão te proteger, então... Pedras? Sim! Pedras! Elas existem aos montes e você pode recolher de forma fácil e ainda são relativamente resistentes! Relevar essas coisas te ajudará a passar por dificuldades nesses tipos de jogos, a tomada de decisão vai lhe poupar muitas frustrações.
Em casos urbanos, segue quase a mesma premissa, porém pense em aproveitar lugares já erguidos antes, isso vai lhe poupar tempo de construção sobrando só reforçar o local com armadilhas e defesas. 

Lição 2.1 - Lugar da Base

Um ponto importante sobrevivente, é saber onde você vai fazer sua base pois nenhum jogo vai dar uma vida fácil pra você ficar parado na sua casinha. Então pense em erguer sua base pensando nos elementos já ditos, mas PRINCIPALMENTE Vantagem de Terreno e Locomoção, isso porque mesmo não tendo recursos tão perto, bons lugares para fazer armadilhas ou boas defesas, você pode usar o cenário ao seu favor. Lugares elevados te dão a vantagem que chamamos de High Ground, onde você tem controle de visão de tudo ao seu redor sem precisar sair da sua base pra ver tão longe, além dos inimigos ficarem mais vulneráveis e é mais fácil deles errarem ataques em você, então em cima de montanhas, árvores, morros e etc são boas escolhas e se tornam perfeitas se você tiver como limitar o quanto de inimigos vem de uma única vez, como estradas estreitas, caminhos onde só pode se andar 1 pessoa... Assim você tem a defesa natural do cenário ao seu favor. 
Quanto a Locomoção, você precisa ir buscar recursos, fazer quests, resgatar pessoas, procurar por respostas e ainda sim voltar para sua casa. Então pense em fazer sempre o mais próximo do meio do mapa e/ou mais próximo de um meio de locomoção como jangadas, cavalos, trilhos de trem... Isso vai evitar você fazer longas caminhadas e se frustrar caso morra e ter que andar muito até voltar onde você perdeu suas coisas. Lugares urbanos têm uma única ressalva, você pode ser cercado e sua vantagem vira uma desvantagem, por isso pense também em lugares com rotas de fuga inevitáveis como rapel, túneis e etc...
Fazer um jeito de localizar sua base é bem importante também, em mundos abertos e sem mapa, você pode se perder com muita facilidade, pense em usar tudo ao seu favor, criar uma elevação ou uma torre mais alta que você poder, mesmo estando num local alto, sua base pode ser difícil de ver no meio da confusão, ou da neblina, ou das várias ilhas do arquipélago, dos vários prédios da cidade. Memorize pontos de referência, posição do sol, use a bússola se estiver disponível.

Lição 3 - Ferramentas e  Armas

Desde já, você já tem ou deve ter começado com o básico: Um machado, uma picareta e/ou um martelo, se não deve ser bem simples de fabricá-los porém, caso haja mecânica de durabilidade ter mais de uma de cada é muito importante para poder não ficar na mão quando for fazer coleta, dos recursos iniciais que você segurou na Lição 1 e que sobraram da Lição 2, faça o máximo que puder de ferramentas, caso não tenha durabilidade, faça todas disponíveis e depois sim você foca só nos recursos. Melhorar ferramentas assim que for possível te alivia algumas horas de gameplay já que elas cortam mais rápido, quebram mais coisas, constroem com menos recursos. Armas normalmente você faz a primeira pra você se defender e evita gastar recursos pra fazer mais, evite combates no começo se tiver essa opção ou elimine-os causando o máximo de dano com o menos possível, isso vai acelerar sua gameplay bastante e te dar sobrevida fortalecendo seu Stealth. Mesma coisa em casos urbanos, porém, nem todo jogo deixa você fabricar balas, recursos com flechas quando existem vão ser sua escolha quase sempre, a não ser que seja um inimigo muito forte ou um número muito maior do que você pode lidar normalmente.

Lição 4 - Status e Consumíveis

Sobrevivente, fome e sede são os problemas mais normais e mais fáceis de te matar num jogo. Muitas das vezes você vai ter que comer e beber o suficiente só para não tomar dano, isso quando está em sua base e quando está para sair, estar saciado e hidratado vão lhe poupar dores de cabeça. Alguns jogos têm o recurso de filtrar a água, seja da chuva, do mar ou de algum lago, pense em fazer ele o mais rápido possível e até mais rápido do que um lugar para comer, isso porque muitos dos jogos penalizam mais sede do que fome, depois de feito já vá fazer um local para comida e por última um local para fazer medicamentos pois você tem evitado combates até aqui então não deve ter levado tanto dando... né? Coisas que estragam são bem comuns também, então não pegue mais do que o necessário se você não tem como preservar com uma geladeira ou fazer carne-de-sol/carne seca, até porque não se sabe se animais vão respawnar ou se árvores com fruto vão dar mais delas. Comidas enlatadas são só para emergência!
Fique sempre de olho no seu estado físico e mental sobrevivente, ser envenenado num lugar como esse e numa situação como essa que você pode estar é pior do que imagina, medicamentos são sempre bem-vindos quando você tem espaço e estocá-los vai te trazer mais tranquilidade.

Lição 5 - Tempo

Por fim, o que determina um bom sobrevivente de um morto à deriva é a noção de tempo, andar à noite te garante a escuridão para a furtividade porém as ameaças são bem mais ativas nesse período e não é só você que pensa em usar a noite como vantagem. Durante o dia, você tem menos atividades de inimigos porém você é visto muito facilmente então saia no horário com o qual a vantagem desejada esteja em seu máximo. Durante o dia é muito mais fácil de locomover, mais fácil de enxergar caminhos, enquanto a noite você tem um problema de ver para onde está indo se não tiver uma lanterna e até com ela é bem limitado. Durante a noite é um bom momento para organizar a base, repor mantimentos e estudar os próximos passos enquanto de dia você executa o que planejou. O mar é muito mais agitado à noite e de dia você é basicamente um alvo em cima de um amontoado de madeiras. Cuidado com chuvas, seja lá onde você estiver elas normalmente vão limitar sua visão e te causar mais frio. Falando no frio, inverno é um dos seus maiores inimigos, pense em estocar comida, água e coisas que vão te aquecer, saia menos e use o tempo para fortificar ainda mais sua base e no verão tenha muita água estocada e sempre faça os caminhos mais curtos para seu local de destino.

Bom jovem sobrevivente, espero que esse pequeno guia te ajude a desbravar lugares por onde você nunca esteve antes. Minha experiência vem de jogos como Raft, The Forest, Minecraft, Terraria, Frostpunk e entre outros.

Espero que após o GGBS, você consiga dizer suas experiências mais loucas e/ou engraçadas em jogos de sobrevivência aqui nos comentários, te vejo por aí!



Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta