Ano Hana: Está pronto pra chorar?

As idas e vindas de uma amizade marcada por uma tragédia. Nesta matéria, você vai entender porque deve assistir a essa obra prima....

15/11/2017 Última edição em 15/11/2017 às 17:28:48

Yoo, Galerinha linda da rádio Blast! Este é o primeiro texto do seu famoso (nem é)  titio Kon, que vem até vocês trazer uma recomendação de anime para te fazer chorar rios de lágrimas, acabar com o pote de sorvete da geladeira, enquanto fica no sofá de pijama pensando na vida... Que programão de final de semana, não é mesmo? Então bora lá.

 

Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi wa Mada Shiranai (ufa...)  ou carinhosamente chamado de Ano Hana, nos trás a história de seis amigos: Jinta, Meiko, Naruko, Atsumu, Tetsudou e Chiriko. Quando ainda crianças eles eram inseparáveis, viviam curtindo aventuras juntos e se chamavam de "Super Protetores da Paz". Tudo isso muda quando, em um certo dia, Meiko "Menma" acaba sofrendo um acidente fatal. Isso faz com que o grupo pouco a pouco vá se separando.

Dez anos se passaram desde a tragédia. Jinta era o líder dos amigos, sempre alegre e extrovertido quando mais novo, agora é um garoto quieto e isolado da sociedade. Em um dia de verão, Menma aparece para ele com uma aparência mais velha, a principio ele acredita que aquilo seja resultado do trauma da perda da amiga, mas Menma revela ser um fantasma e diz que precisa realizar seu desejo para cumprir seu destino, o problema é que ela não se lembra qual é o desejo. Jinta então decide reunir o grupo de amigos para poderem ajudar a garota.

O problema é que a reunião implica em trazer a tona sentimentos que estavam guardados a dez anos, e os amigos terão que lidar com seus sentimentos de culpa e conflitos internos, que carregam desde o fatídico dia, assim o esforço para ajudar Menma será também para ajudar a si mesmos.

Todos os episódios são bastante emotivos. O jeito como a história foi desenvolvida realmente faz com que quem esta assistindo sinta o trauma e conflitos do grupo de amigos, que depois de tantos anos, têm que lidar com a dor que preferiram esconder ao invés de enfrentar. A profundidade com que isso é passado é de destruir qualquer coração </3.

Conforme a história se desenrola e a chance de realizar o desejo de Menma se torna real, mais um conflito aparece! Jinta percebe que se conseguirem, sua amiga irá embora. Nesse momento você percebe o verdadeiro dilema que ele tem de enfrentar: realizar o desejo e mais uma vez perder sua amiga ou desistir e permanecer com Menma para sempre ao seu lado. O que você faria?!

Em Ano Hana é impossível não se conectar com a história, quando o desfecho começa a se aproximar você se coloca no lugar desses amigos e se questiona. Que decisão você tomaria? Realizaria o último desejo de seu amigo, mesmo sabendo que ele irá partir para sempre depois disso?

A animação é linda, os sentimentos dos personagens são muito bem transmitidos (até de mais </3)  e a trilha sonora... Ah! O que dizer... É perfeita, principalmente quando você lê a tradução, elas se encaixam perfeitamente no anime. Portanto, vocês devem assistir Ano Hana. "Mas eu não gosto desse estilo"... Assista! "Me parece muito meloso"... Só assista! Esse anime nos traz uma lição de amizade, mas mostrando a realidade que alguém passaria se estivesse nessa situação.

Então galerinha, esse foi meu primeiro texto de recomendação de um anime (já não tão recente - 2011). Mas pode ser que alguns de vocês tenham algum preconceito com o gênero, assim como eu tinha,  e não o assistiram até hoje (Me arrependo de não ter assisto antes). Então, espero ter convencido você a ver essa obra.

Deixo com vocês o encerramento de Ano Hana(que escutei durante todo o tempo em que escrevi esse texto T-T) que por si só já traz um sentimento melancólico, ainda mais com essa tradução </3 que praticamente descreve o anime....

E por último, um desafio... Tente não chorar na última cena do anime, tente... Apenas tente... E falhe miseravelmente.




1 comentário(s)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta
Antonio de Oliveira Rodrigues
4 anos atrás
chorei muitoo