A verdade por trás dos mangás: Fullmetal Alchemist

Confere aí!

18/02/2015 Última edição em 06/11/2016 às 16:47:13

Olá, galera! Já faz um bom tempo que os “Mangás Subliminares” está desaparecido. Então, decidi marcar este ano como seu reinício.  

Em meu último texto, eu analisei os comentários de cada um e compreendi a dúvida de vocês. Quando eu mencionei a parte do plágio, eu não quis dizer que animes do mesmo gênero terminam exatamente iguais. Eu quis dizer que, subliminarmente, eles possuem um mesmo desfecho. Por exemplo: todo filme de comédia te faz rir antes dos créditos. Se ele não te fizer rir, é porque ele não é engraçado de modo algum. Todo filme de terror termina com um susto, ou com a morte de alguém.

Com animes, a ideia não é diferente: todo anime shounnen possui um enredo diferente, personagens diferentes, humores/dramas diferentes, mas todos terminam como objetivo cumprido. E as ideias subliminares deles são semelhantes. Quando fiz aquele manual para abordar como encontrar mensagens subliminares, eu não foquei na trama de cada anime, mas nas mensagens que todos nos passam. É aquela ideia: todo anime shounnen me ensina a fazer o possível e o impossível por aqueles que amo. Isso pode ser considerado plágio, mas pode ser considerada uma regra geral para se criar um shounnen. Nenhum dos dois realmente importa. O que importa é que essa característica estará em todos.

Foi essa a ideia que eu quis transmitir, por mais que eu tenha utilizado alguns termos incongruentes. Se tiverem alguma dúvida, não deixem de comentar. :D

Bom, vamos começar (ou recomeçar?) o “Mangás Subliminares”!! 


Para essa semana, preparei um mangá que deve ser adorado por todos, ou pela maioria. Sim, estou falando de “Fullmetal Alchemist”. Segue abaixo sua ficha técnica.

Nome do mangá: Hagane no Renkinjutsushi
Mangaka: Hiromu Arakawa
Gênero(s): Ação, Aventura, Drama, Steampunk, Alquimia
Volumes: 27
Ano de publicação: Agosto de 2001 - Junho de 2010
Status: Completo
Sinopse: Edward e Alphonse Elric são dois irmãos alquimistas procurando a Pedra Filosofal, um objeto poderoso que lhes permite restaurar seus corpos (que foram perdidos numa tentativa de trazer sua mãe de volta à vida pelo uso da alquimia). Após a morte de sua mãe, Edward decide ressuscitá-la através da alquimia. Eles pesquisaram sobre Transmutação Humana. Numa tentativa desesperada de salvar seu irmão, Edward sacrifica seu braço direito para unir a alma de Alphonse a uma armadura. E então eles continuam suas buscas pela Pedra Filosofal.

 

Para analisarmos as mensagens subliminares, é sempre bom listá-las para uma melhor compreensão. Então, vamos lá:

  1. A Pedra Filosofal já foi citada por todo o mundo, sendo nomeado como a mais poderosa de todas as coisas do universo. Nessa situação em questão, o poder da Pedra supera as leis da alquimia (Não se pode converter pedra em ouro e nem realizar a Transmutação Humana. Porém, com a Pedra Filosofal, estes tabus seriam quebrados e tais coisas poderiam ser realizadas com facilidade). A mensagem em questão é que a utilização da Pedra Filosofal seria superior às leis pré-estabelecidas. Seguindo esta lógica, a Pedra Filosofal seria a ciência e estes tabus seriam impostos pela religião. Logo, a ciência poderia destruir a religião com facilidade.
     
  2. Para realizar alguma alquimia, os alquimistas deveriam unir suas mãos e, em seguida, elevá-las, como em uma oração. Essa mensagem indica que a ciência depende primeiramente da religião, que ela apenas se concretiza com o auxílio da religião. É necessário lembrar que a mangaka Hiromu Arakawa explorou todas as questões “Religião Vs Ciência” e colocou-as do modo mais ridículo possível, como se uma não fosse nada sem a outra, e vice-versa.
     
  3. O Círculo de Transmutação parece muito um “olho”. Este olho representa que o ser superior (seja ele Deus, a filosofia, o portal, a Pedra Filosofal ou qualquer seja sua crença) está observando todos seus movimentos, pronto para te colocar em questão consigo mesmo. Erre e esse ser saberá.
     
  4. Por que a formação de um círculo para praticar alquimia ao invés de um quadrado ou de um triângulo? Se você assistir a Opening 4 do anime Fullmetal Alchemist Brotherhood (o vídeo estará abaixo) verá que Edward e Alphonse fazem um círculo, cada um iniciando em um determinado ponto e terminando onde o outro começou. Isso, mais uma vez, confirma a ideia do ciclo religião + ciência. Um não é nada sem o outro, e vice-versa.

 

Bom pessoas, essas não são TODAS as mensagens subliminares exibidas nomangá, mas como o tema desse mangá é a questão da religião e da ciência, decidi focar as mensagens subliminares relacionadas a este tópico.

Antes de encerrar, assista a todas as aberturas e todos os encerramentos do anime fiel ao mangá e, se tiver tempo, assista ao anime. 


Se tiverem analisado algo mais sobre este mangá, não se esqueçam de comentar e nos avisar. E comentem ideias para o próximo “Mangás Subliminares”. Até a próxima, galera!




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta