A Rare no Século 21
Se você acompanhou os games dos anos 80 aos 90 é provável que se lembre do nome Rare.
Estou me referindo a um dos estúdios mais interessantes que já existiu na indústria e que fez parte da infância de muita gente, graças aos seus fundadores, os irmãos Stamper, que começaram a desenvolver jogos naquela época para diferentes plataformas, incluindo grandes clássicos como Battletoads, Donkey Kong Country, Banjo Kazooie e Conquer's Bad Fur Day.
Mas nem sempre a Rare foi Rare (ou Rareware, como passou a se chamar mais tarde)... Tudo começou com a Ultimate Play the Game, criada pelos dois irmãos, uma produtora que fazia jogos para os computadores da época, como o ZX Spectrum, MSX e Commodore 64. Os gráficos em jogos de computador já haviam sido introduzidos desde o Mistery House (1980) da Sierra Online, e a Ultimate apostava fortemente na isometria, um tipo de técnica em que a câmera ficava posicionada de forma inclinada, no topo da tela, muito usada nos games de estratégia, com o objetivo de simular a terceira dimensão. Com essa tecnologia, foram criados games como Sabre Wulf e Knight Lore, que logo caíram nas graças do público, alcançando milhares de vendas.
Knight Lore e Sabre Wulf, lançados em 1984, faziam o uso de gráficos isométricos
A Ultimate Play the Game tinha um dos estúdios mais avançados da época em termo de tecnologia, tendo inclusive sido premiada por apresentar uma engine de ponta, a Filmation. Porsteriormente, os irmãos venderam a companhia e fundaram outra chamada Rare, sob o slogan "Rare: design on the future", voltando sua atenção para os consoles caseiros, onde desenvolveram Slalom, o seu primeiro game para o NES, além de produzirem mais de 60 títulos para o videogame.
O estúdio ganhou notoriedade e a Nintendo logo decidiu emprestar o seu catálogo de personagens aos irmãos Stemper, que aproveitaram a oportunidade e criaram Donkey Kong Country de SNES, um game inovador que usava pré-renderização para melhorar a qualidade dos gráficos e que trouxe uma trilha sonora bastante rica, com composições do famoso Dave Wyse. O jogo vendeu aproximadamente 9 milhões de cópias e deu início a uma série de sucesso que está em continua evolução A essa altura, a Rareware já atuava como second-party da Nintendo.
O passado da Rare foi realmente glorioso, mas após anos decorridos, não se ouviu falar tanto nela quanto antes, e eu cheguei a pensar que o estúdio havia fechado as suas portas. Talvez alguns tenham ficado surpresos, assim como eu, quando descobriram que a Rareware passou a ser administrada pela Microsoft, que havia comprado a produtora. Eles tentaram lançar uma versão mais nova de Banjo Kazooie, mas o jogo não fez tanto sucesso, contudo a marca se manteve viva e agora está apostando em algo totalmente diferente do que já foi visto ao longo de sua existência: um MMORPG de piratas.