X Japan!

Confere aí!

18/11/2015 Última edição em 18/11/2015 às 00:00:00

Nesse Blast Curiosidades, vamos trazer algumas curiosidades sobre uma das maiores bandas de J-Rock de todos os tempos.

Com um som baseado no Power Rock, incorporando aos poucos baladas mais melancólicas, o X Japan foi precursora no Visual Key e também uma das primeiras de J-Rock a fazer sucesso fora do Japão, principalmente nos EUA, e acabou sendo a inspiração para diversas bandas que vieram depois e para uma legião de fãs ao redor do mundo.

Toshi e Yoshiki eram amigos de infância e formaram sua primeira banda, Dynamite, em 1978. Em 1980 mudaram o nome para Noise e tocavam covers do Kiss, Led Zeppelin e Deep Purple, entre outras bandas de Hard Rock.

Em seus 3 primeiros álbuns, Vanishing Vision (1988), Blue Blood (1991) e Jealousy (1991), a banda ainda era conhecida apenas como X e contava com Toshi nos vocais, Hide e Pata nas guitarras, Taiji no baixo e Yoshiki na bateria e no piano.

Em uma turnê pelos EUA, em 1992, acabaram tomando conhecimento de uma banda californiana chamada X, e logo Yoshiki decide mudar o nome da banda para X Japan.

Nesse mesmo ano, Heath junta-se à banda no lugar de Taiji, que por desentendimentos musicais com Yoshiki opta por deixar a banda.

Em Abril de 1997, Toshi decide deixar a banda e Yoshiki resolve dissolver o X Japan.

Já o ano de 1998 acabou sendo trágico para o X Japan com a morte de Hide no dia 2 de maio.
Foi um fato tão marcante que foi noticiado no mundo todo, inclusive no Brasil pelo Jornal Nacional, em um ano em que a internet ainda engatinhava e a J-Music ainda era restrita a nichos por aqui.

A morte de Hide acabou reunindo a banda para uma homenagem póstuma, batizada de Forever Love.

Outra tragédia abateu o grupo em 14 de julho de 2011, quando Taiji, ao ser preso depois de causar confusão em um voo, acabou tentando suicídio na prisão, tendo declarada sua morte cerebral no dia 17 de julho.

Uma característica que acompanha o X Japan são seus hiatos, sendo que a banda passa a produzir pouco material entre 1992, destaque para o álbum Art of Life de agosto de 1993 (que contém apenas uma música de 29 minutos), e 1996 com o álbum Dahlia.

Outra tradição do X Japan são os megashows, desde 1992, o X Japan faz uma grande apresentação anual no estádio Tokio Drome, que tem mais de 55 mil lugares. O último show da banda com o guitarrista HideThe Last Live, também foi realizado no estádio e é simplesmente espetacular.


Algumas curiosidades sobre seu membros:

Toshi tinha como principal característica a timidez, sendo a música a sua válvula de escape, e declarou que foram Hide e Yoshiki suas principais influências de comportamento no palco, desde o estilo até a performance que ele desenvolveu como artista.

Yoshiki começou a estudar piano com apenas 5 anos por influência da sua mãe, que é professora de piano e tem extremo cuidado com suas mãos, pois uma de suas primeiras lições quando começou a tocar piano é de que as mãos são muito importantes.
Outra curiosidade sobre ele é que serviu de inspiração para uma linha de bonecas estilo “Barbie”.

Hide morria de medo de insetos, principalmente de baratas, e se ele visse algum inseto em meio a um ensaio, ele parava de tocar, saia e só voltava depois de ter certeza de que não haveria mais nenhum inseto; ironicamente ele acabou ganhando o apelido Pink Spider (aranha rosa) de Yoshiki, devido a seu cabelo rosa, apelido esse que odiava, mas que com o tempo passou a gostar.
Inclusive muitos fãs afirmam que o single Pink Spider seria a “carta de despedida” deixada por Hide, fato comum por quem comete suicídio.

Hide: Pink Spider.

Pata tinha a fama de ser tão preguiçoso que seu apelido vem do personagem "Patarino", um cachorro que gostava de não fazer nada o dia todo.

Taiji, além de talentoso no baixo, também escreveu um livro onde conta detalhes sobre sua infância, sua relação com membros e sua vida relacionada ao X Japan, intitulado “X NO SEI TO SHI”.

Após novo hiato, a banda deve lançar um álbum de inéditas março de 2016, seguido de um show na Wembley Arena (Inglaterra) e lançamento de um filme sobre a banda.
Atualmente, a banda conta com: Yoshiki (bateria/piano), Toshi (vocal), Pata (guitarra), Sugizo (guitarra/violino) e Heath (baixo) .

Em 11 de setembro 2011, o X Japan fez um show no Brasil, em São Paulo, no HSBC Brasil. A banda tocou com a formação atual e levou ao delírio ao menos 2 gerações de fãs e foi notícia em diversos meios de comunicação.


X Japan no programa Altas Horas:

Bônus:
Como bônus, fica a matéria e o progama especial feito pela Dj Sachi, em 2009, no J-Neration, homenageando os 11 anos da morte de Hide e que ficou um verdadeiro tributo.
link: J-Neration

 




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta