Uma história de Friendzone

E lá vamos nós mais uma vez entrar em um mundo desconhecido, um mundo além do céu e do mar, um mundo que nos fará chorar e rir, mas que principalmente nos fará refletir sobre a amizade, o amor e a confiança que é preciso ter. Vem com a Rádio Blast nesta aventura da friendzone!

30/09/2018 Última edição em 01/10/2018 às 09:48:04

Netflix, por favor, faça mais isso que você faz de melhor, coloque animações com conteúdo.

Para vocês que perderam, no começo da semana passada a Rádio Blast colocou uma série de "history's" sobre a animação Big Fish and Begônia no "Instagram". Isso mesmo, estamos no Instagram, se você ainda não foi lá, nos procure: “Rede Blast” e nos siga, sempre colocamos informações quentinhas para você.

Mas vamos ao que interessa? Primeiro alguns dados importantes sobre a animação Big Fish and Begônia:

Ficha Técnica:

Título: Big Fish and Begônia (Dayu Haitang)

Ano: 2016

Lançamento: 17 de agosto de 2018 na Netflix

Direção: Xuan Liang e Chun Zhang

Duração: 1h40min

Sinopse: Chun, em seu 16º aniversário participa de um rito de passagem que envolve passar 7 dias na terra dos humanos, a fim de conhecê-los e entender como os seus poderes influenciam no mundo dos humanos. Durante sua estada no mundo dos humanos Chun conhece um rapaz que a salva e permite que ela retorne ao seu mundo. Porém, este rapaz humano morre neste ato de coragem. Chun sente que tem uma dívida com este rapaz e fará de tudo para que ele possa retornar à vida no mundo dos humanos. Isso quer dizer que ela irá quebrar as regras do seu mundo e trará grande sofrimento aos que a amam.

 

Agora que vocês já têm alguns dados, falemos um pouco do que importa mesmo na animação e já adianto, você está prestes a entrar na ZONA DE SPOILER!

Primeiramente vamos falar sobre a própria criação da animação. É uma obra de arte que segundo seus diretores levou quase 12 anos para ser montada, em decorrência da abundância de riqueza culturas que a China possui. A ideia dos criadores foi condensar algumas das lendas e criar um misto de conto e narrativa. Conhecemos um pouco das raízes da cultura chinesa, bem como algumas crendices.

As paisagens criadas na animação, assim como os animais e os próprios personagens possuem riqueza de traços e riqueza de cores, tendo uma palheta clara em momentos de suavidade e uma mais escura quando a história fica mais densa.

Ainda é preciso observar a força do TAOISMO nesta animação. Buscando-se sempre a harmonia entre a natureza e os processos básicos da vida, desde o nascimento até a morte, encarando a morte como um processo necessário da passagem do ser por esta vida, como parte do universo.

Sobre os personagens, vamos começar com Chun (que significa primavera) que é uma das protagonistas da história. Ela é uma garota que vive no mundo mágico paralelo ao mundo dos humanos, é um mundo mágico e belíssimo, com paisagens encantadoras, com muita riqueza de cultura. Chun é capaz de controlar o crescimento das plantas, sendo um alivia como a primavera. É uma garota gentil, mas determinada. Uma garota que acredita muito em suas próprias ideias e que quer pagar uma dívida de vida e morte que contraiu com um humano.

Seguidamente temos o jovem Qiu (que significa outono), que é o rapaz que fará de tudo para que Chun consiga pagar sua dívida com o humano que a salvou. Qiu é um garoto sincero, de família humilde e brincalhão, mas que de um jeito determinado, não desistirá de ajudar sua amiga. Vale dizer ainda que Qiu é o nosso grande representante dos que vivem na Friendzone.

Os dois, Chun e Qiu irão lutar como podem para proteger o humano que agora, transformado em um peixe, está crescendo no mundo mágico até ser capaz de retornar ao mundo dos humanos.

O problema é que trazer um humano para o mundo mágico e, mais, ressuscitar um ser humano é algo proibido e trará desequilíbrio que poderá destruir o pacifico e poderoso mundo mágico.

Necessário dizer que aqueles que são bons no mundo dos humanos se tornam peixes e aqueles que são maus se tornam ratos. Ambos cuidados por entes mágicos específicos.

No decorrer da história vemos que Chun irá dar parte da sua alma para trazer o humano de volta a vida e cuidará dele até que ele se torne GRANDE o suficiente para voltar ao mundo dos humanos. Chun ainda desafiará todos os adultos e poderosos controladores das estações do mundo dos humanos. Qiu por sua vez, que não possui aparentemente poderes, irá ajudar a esconder os dois, defendê-los dos perigos e até mesmo, se necessário dar sua própria vida para isso.

Mas o que torna Qiu o cara da Friendzone? Segue ai alguns detalhes:

- ele vai atrás da garota por onde ela vai;

- ele sempre está com ela, não desgruda;

- ele ajuda ela a esconder seu segredo;

- ele entra no esgoto (cheio de merda) para resgatar o humano transformado em peixe sem hesitar para que Chun não se suje;

- ele leva uma picada de uma cobra mortal para defender Chun;

- ele a carrega no meio da neve junto com o humano transformado em peixe enquanto os dois estão inconscientes e providencia que os dois sejam aquecidos;

- ele se declara para ela, mas ela diz que Qui é apenas como um irmão para ela;

- ele fica bêbado por causa dela;

- ele se SACRIFICA para que Chun e o humano retornem ao mundo dos humanos;

É, duvido que você seria capaz de fazer metade destas coisas para a garota que você ama, mesmo sabendo que ela não te ama.

 

Mas o que Chun foi capaz de fazer pelo humano? Vamos ver...

- ela foi salva por ele, então entende que tem uma dívida com o humano;

- ela busca compensar ele por tê-la salvado trazendo ele de volta a vida e o devolvendo para o mundo dos humanos;

- ela cuidará dele até que ele cresça e se torne grande o suficiente para voltar ao mundo dos humanos;

- ela desafiará as regras do seu mundo para que o humano sobreviva;

- ela irá enfrentar sua mãe para conseguir salvar o humano;

- ela irá até o final do mundo para que o humano sobreviva.

 

Todo o longa se vale da instabilidade no mundo mágico que a existência do humano cria, ao mesmo tempo que a sua própria criação é um ato de amor e abnegação.

Os diálogos dos adultos possui grande sabedoria e gera reflexões filosóficas que não podem ser aprofundadas em decorrência da necessidade de continuidade da história que está sendo desenvolvida, mas é possível perceber que o mais importante é a ordem natural do ciclo da vida. São diálogos que existem para engrandecer a obra. Vale dizer que os diálogos entre Chun e seu avô são determinantes para a aprendizagem e as importantes condutas que a jovem irá tomar dali em diante.

Temos muitos seres amorfos, humanoides, animalescos e espirituais, o que nos lembra muito  “A Viagem de Chihiro”, mas o conto aqui descrito é totalmente diverso e a proposta visa algo muito maior.

Big Fish & Begonia foi uma surpresa no catálogo da NETFLIX. A animação explora o poder das nossas emoções e as consequências dos nossos atos, independente da intenção que tenha nos motivado a realizá-los. É quase impossível não se emocionar e se sentir angustiado por todo o caminho.

Mas ao final, o que nos angustia mais é que Qiu, o nosso friendzone, não é capaz de dizer exatamente o que sente, de mostrar seu amor para a garota que ele ma, que agora irá deixar ele para sempre.

Vale a pena parar alguns minutos para assistir esta linda e emocionante animação!




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta