Um pouco de Ao Haru Ride

Confere aí!

15/09/2016 Última edição em 07/11/2016 às 11:11:29

Sabe o que eu mais gosto em um anime/mangá shoujo? Obviamente que são as relações entre os seres humanos, entre as pessoas que estão ali, diante de nós, aprendendo a controlar seus sentimentos, crescendo aos poucos e deixando de ser aquilo que pensavam ser para se tornarem aquilo que realmente são.

Vemos muitos animes fantásticos que nos enchem de alegria, de esperança e, ao mesmo tempo, de um sentimento muito bom, chamado amor. Mas o que eu MAIS gosto mesmo neste tipo de mangá/anime é como a vida é surpreendente.

Isso posto, porque eu sempre enrolo você, leitor, quero falar de um anime/mangá lido e assistido recentemente: Ao Haru Ride (Passeio da Primavera Azul). É um shoujo realmente encantador que mostra como pequenas coisas na vida mudam completamente o destino das pessoas.

Vou fazer uma sinopse geral antes de entrar na Zona de Spoilers, ok?

No ginásio, Futaba Yoshioka não tinha nenhuma amiga, pois muitos garotos gostavam dela, causando ciúmes nas outras garotas. No entanto, o único por quem ela era apaixonada era o jovem Kou Tanaka, que se afastou dela antes que ela pudesse confessar seus sentimentos. Agora no colegial, Yoshioka está determinada a ser indelicada e grossa com os garotos, para que suas novas amigas não sintam ciúmes dela. Ela estava feliz com sua vida, até reencontrar com Kou, que agora usa o nome Kou Mabuchi. Ele diz que também era apaixonado por ela naquela época, porém, agora seus sentimentos são indiferentes.

É uma excelente mistura, não é? Eu apostei na história e devo dizer que ela não me decepcionou nenhum pouco. Está tudo lá, as cenas divertidas e as sérias, o drama, o romance e a interação humana, aquela coisa fenomenal que atrai neste tipo de mangá/anime.

Bom, mas para falar mais, precisaremos entrar na ZONA DE SPOILERS.

Vamos começar com o rapaz desta vez. Como na maioria dos animes/mangás, o rapaz sempre tem algum problema que dificulta sua interação com os outros, ou alguma tragédia aconteceu que o tornou frio.

Kou Mabuchi era um rapaz gentil e delicado no fundamental, sendo que sempre gostou de Fubata, mas ouviu um comentário dela que o deixou abalado e isso o fez acreditar que ela nunca gostou dele. Outra coisa que marcou este jovem foi a doença repentina da mãe, um câncer que se alastrou pelo seu pulmão e aos poucos a matou. O que deixou Kou mais abalado foi perceber que ele nunca deu a devida atenção para a mãe, que não conseguiu corresponder ao afeto dela por ele, de maneira que ele se fechou para o mundo, com medo de novamente decepcionar outras pessoas e de fazer outras pessoas sofrerem. Isso, porém, tornou difícil o convívio com o pai e o irmão mais velho.

Por sua vez, Futaba Yoshioka é uma garota realmente bonita e que no fundamental gostava muito de Kou. Ocorre que Kou, embora tenha marcado um encontro com ela, nunca foi, deixando-a esperar por mais de hora. Neste caso, ela ficou muito chateada, pois foi ele quem marcou o encontro. Outro grande problema desta garota é que, por ser muito bonita, os garotos tinham interesse nela, e as garotas da sala ficavam com ciúmes, logo, excluíam-na de tudo. Assim, para ser uma pessoa com mais amigas, ainda que “falsas”, Fubat decide se tornar uma pessoa vulgar. Mas isso só serve para esconder o que sente.

Estas duas pessoas que foram marcadas no passado se encontram novamente no colegial. E o que acontece? Nada, elas não são mais as mesmas, elas não possuem mais os mesmos desejos de antes, elas mudaram completamente. No entanto, ainda assim, aquela sensação que estava dentro do coração de cada um vai aos poucos se firmando.

Aos poucos, Futaba percebe que não quer fingir ser uma pessoa que não é e resolver começar do “zero” novamente e se reinventar, de maneira que consegue, aos poucos, formar bons e verdadeiros amigos. No entanto, ainda assim, ela não quer deixar de estar ao lado de Kou, uma pessoa que ela gosta, tanto que, em algum momento, Futaba se DECLARA para Kou, que a rejeita. É fato que ele está tentando se envolver com outra garota por se sentir responsável pelos sentimentos de perda que esta outra garota sente.

Ao tentar se relacionar com outra garota, Kou percebe o erro que cometeu ao dizer “não” para Futaba e o quanto ele a ama, principalmente porque ela foi a única que conseguiu abrir a porta do coração de Kou e o fazer perceber que a morte da mãe dele e o sofrimento que ele guarda não deveriam continuar, pois ele precisava seguir em frente e preencher o vazio que sentia da mãe com outras pequenas coisas que o fizessem feliz.

Por ter sido rejeitada, Futaba não desiste da amizade de Kou, mas decide investir em alguém que realmente a quer, tornando ainda mais claro para Kou o que ele sente por Futaba. Mas a jovem está obstinada a esquecer sua declaração para Kou e seguir em frente, esquecer completamente o que sente por ele. Porém, a presença constante de Kou dificulta muito sua decisão.

Até que Kou resolve não continuar o relacionamento com a outra garota e parte para o “ataque”, sendo sincero com o novo namorado de Fubata e dizendo que “não vai perder para ele”, pois “quem vai decidir no final é a Futaba”. Ele faz tudo o que é necessário, sem, porém, se intrometer diretamente no namoro de Fubata, confiante que o sentimento dela por ele é mais forte.

No final, no Natal, após um “atropelamento”, Fubata e Kou finalmente abrem o coração um para o outro. Mas isso é só o começo da vida destes dois.

Sobre o anime/mangá, recomendo muito assistir e ler. Eu fiz um apanhado geral, mas confesso que, quando terminou, ficou aquele gostinho de querer ver mais um pouco, mas tudo tem que terminar, de forma boa ou ruim. É muito bom ainda ver como as pessoas são capazes de amar mesmo com o passar do tempo, com a dor e o coração ferido, mesmo que tudo a sua volta mude.

Este anime/mangá foca muito nas mudanças que podem acontecer com as pessoas e o quanto elas estão dispostas a mudar, arriscando perder algo que jamais pensram que poderia ser possível perder.

Eu recomendo muito assistir/ler e se divertir e reverenciar os traços suaves, as frases pesadas e os personagens tão diferentes uns dos outros.




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta