Um amor eterno... Kamisama Hajimemashita

Quando duas pessoas com passados difíceis se encontram, muitas vezes algo pode se iniciar. O problema é que um humano não deve e não pode amar um youkai. E agora? Como fazer? Vem com a Blast que a gente conta tudo para você!

24/01/2019 Última edição em 24/01/2019 às 10:01:48

Já falamos sobre este anime em nosso instagram, caso ainda não nos siga no instagram, vai lá e já segue: "@redeblast".

Que tal falarmos sobre amor e sobre determinação?

Existem muitas coisas e pessoas que nos fazem desejar amar e existem muitas situações que nos obrigam a sermos determinados. E no meio destas duas situações é que vamos encontrar o anime KAMISAMA HAJIMEMASHITA ou KAMISAMA KISS.

Primeiramente, Kamisama Hajimemashita ou Kamisama Kiss é um anime e um mangá, que foi publicado pela mangaká Julietta Suzuki. O anime/mangá é do tipo Shoujo, ou seja, um mangá e anime destinado para o público feminino, mas que com toda certeza agrada o público masculino.

Ele conta com duas temporadas de 13 episódios cada uma, sendo que possui aproximadamente 2 OVA’s, a primeira contando um pouco sobre Tomoe e a outra sobre o relacionamento de Tomoe e Nanami, aliás, como Nanami e Tomoe desenrolarão o relacionamento deles (mas não vou contar o fim). Só informando que o final do anime não termina no último capítulo da série, mas nas OVA's.

Segue trailer:

 

SOBRE A HISTÓRIA, SEM SPOILERS 

Vamos conhecer uma colegial que perdeu seu lar em decorrência do pai ser viciado em jogo. Por ter sido expulsa ela resolve ir até um parque e pensar como resolver a situação, principalmente porque ela nunca foi de ter muitas amizades. Neste parque ela defende um homem de um cachorro “raivoso” e ele ouve a história dela. Então, “com pena” dela, ele diz que a colegial pode ficar na casa dele por um tempo e dá a direção da casa dele, que é um templo sagrado.

Este homem diz que está há 20 anos fora de casa e que não quer voltar porque sabe que Tomoe (que a colegial pensa que é uma mulher), ficará muito bravo com ele. Assim, antes dela ir para o templo, recebe um beijo do homem misterioso. Ao chegar no templo ela se depara com dois seres estranhos que são o espírito do templo. Ela diz que foi Mikage (o homem misterioso) que a mandou lá. Os espíritos percebem que a colegial chamada Nanami tem a marca do deus (que ela recebeu com o beijo na testa dado por Mikage).

Neste momento Tomoe, que é um youkai raposa aparece e diz que não vai mais ficar no templo agora que Mikage se foi, pois ele só gostava de Mikage, e que não irá ajudar a nova deusa da terra a trabalhar no templo. Sim, a colegial Nanami se torna uma deusa na terra por causa do beijo. Assim Nanami e Tomoe acabam brigando.

Tomoe vai embora do templo e Nanami passa a noite ali. Ocorre que ela precisa de um mensageiro de deus para poder viver no templo e por isso acaba indo no mundo espiritual atrás de Tomoe. No meio de tudo ela acaba sendo perseguida por uma bruxa que quer matá-la e Tomoe aparece para vê-la morrer.

Porém, inesperadamente Nanami agarra Tomoe e faz um contrato com ele (o contrato é feito através de um beijo na boca que ela dá nele, fazendo-o se tornar fiel a ela). E assim, Nanami se torna deus da terra e Tomoe se vê obrigado a obedecer suas ordens como mensageiro de deus. Bom, é neste contexto que a história começa.

 

Muito bem, vamos falar dos personagens principais: Nanami, Tomoe e Mikage 

Nanami: é uma colegial de notas razoáveis e de uma aparência bonita, que está sempre sorrindo, mesmo que as vezes seja difícil sorrir. O problema é que o pai dela é viciado em jogo e vive fazendo dívidas e a mãe dela faleceu quando ela era muito nova. Ela é uma pessoa de que sempre procura sorrir, se esforça muito e é determinada. Tenta sempre fazer tudo sozinha, porque não quer depender de ninguém, principalmente de homens, pois por se sentir sempre “traída” pelo pai, ela acha que homens não são confiáveis.

Nanami tem um grande poder interior e é capaz de criar barreiras e realizar purificações, mas o mais importante é que sua determinação supera todas as suas incapacidades e sua falta de conhecimento sobre as funções de um deus da terra. Ela atrai por ser uma garota alegre, mas também porque sabe fazer o que é certo, mesmo que nem sempre seja o melhor para ela.

Tomoe. Ele é um youkai raposa. Sobre as raposas, é preciso saber que existem histórias que as descrevem como seres inteligentes e com capacidades mágicas que aumentam com a sua idade e sabedoria. Entre estes poderes mágicos, tem a habilidade de assumir a forma humana. Enquanto algumas histórias falam que as kitsunes usam essa habilidade apenas para enganar as pessoas, outras histórias as retratam como guardiãs fiéis, amigas, amantes e esposas. Além da habilidade de assumir a forma humana, elas possuem os poderes de possessão, conseguem gerar fogo das suas caudas e da sua boca, o poder de aparecer nos sonhos e o de criar ilusões. Por isso, podemos perceber na história o quanto o folclore japonês está impregnado.

Tomoe tem problemas para se relacionar com tudo e com todos, mas sua dificuldade maior é de se relacionar com humanos, principalmente com mulheres, ele acha que elas são muito frágeis. Tomoe é sempre muito sarcástico e cínico e trata os outros com desdém e desinteresse, o que o faz uma pessoa ácida. Quando descobre que Mikage mandou uma garota para substituí-lo ele fica fora de si e resolve que não irá servir a esta menina.

Um detalhe importante é que Tomoe é um mensageiro dos deuses, ou seja, ele serve ao deus do templo e cuida dele de todas as formas, tais como proteger e arrumar o templo. Quando Tomoe descobre que o novo deus do templo é Nanami ele decide ir embora. Porém, ele não esperava que a garota fosse tão insistente.

Vale dizer que como um youkai raposa, Tomoe tem muita força vital, é forte e tem uma personalidade difícil, sendo que raramente demonstra seus sentimentos. Ele normalmente é hostil, e no inicio da história realmente não gosta de Nanami, principalmente porque não aceita que ela substitua o Mikage. Ele possui poderes específicos, tais como fogo-raposa e é capaz de transformar a si mesmo ou outros em qualquer outra coisa.

 

Mikage é o deu da terra e possui um santuário. Ele existe como deus desde muito tempo. Um dia Mikage vê um youkai raposa todo ferido e prestes a morrer e dá abrigo a este youkai, que é Tomoe. O deus limpa o sangue deste youkai e faz um contrato para que youkai se torne um mensageiro de deus, principalmente porque Mikage não gosta de cachorros que normalmente são os mensageiros dos deuses. Assim ter uma raposa como mensageiro é mais agradável para ele.

Mikage é um deus muito poderoso e misterioso que tem como “especialidade” realizar uniões. Acredito que o maior desafio dele é fazer com que Tomoe seja feliz, e para isso ele entende que deve unir Tomoe a alguém. Fica muito claro que este alguém é a Nanami.

O avatar de Mikage é uma borboleta, então quando você ver uma borboleta no anime/mangá, saiba que é Mikage agindo. Ele irá conduzir e ajudar Nanami a se tornar uma deusa na terra e também vai ajudá-la a contornar algumas dificuldades.

 
 

MUITO BEM, FALEMOS SOBRE OS SPOILERS 

Antes de mais nada, é importante deixar claro que NÃO É PERMITIDO que um youkai/deus/ser do outro mundo e um humano se relacionem, sendo isso um "tabu". Primeiro é explicado que um youkai, por exemplo, tem uma vida muito longa e por isso o amor que ele sente será muito mais duradouro, porque por não ter uma vida efêmera ele pode viver muito tempo sentindo a mesma coisa, principalmente porque, diferente do ser humano, são seres CONSTANTES e seus amores são CONSTANTES, logo, o amor pode acompanhá-lo por um longo tempo sem mudar. Por sua vez, o ser humano, por ter uma vida curta e efêmera, possui muitos amores, pois precisa viver de forma mais dinâmica a fim de poder viver tudo em tão pouco tempo (pois vive bem menos).

Assim, um youkai e um humano se relacionarem é um tabu, principalmente porque o amor não é igualitário entre eles, pois quando o humano morrer o youkai continuará por toda a sua vida sofrendo e amando este ser que morreu, enquanto o ser humano, muitas vezes, pode acabar se apaixonando por outra pessoa durante sua curta vida. Logo, um amor entre seres diversos não é permitido.

Com esta premissa, temos Nanami, uma colegial que passa a ser um deus na terra e Tomoe, que como mensageiro de deus, deve cuidar e zelar pelo bem-estar de Nanami, haja vista que eles possuem um "contrato". O relacionamento deles evolui constantemente, vemos no anime o quanto a raiva e o ódio deles vai se tornando um sentimento de amizade e cumplicidade, até que, enfim Nanami percebe que está apaixonada por Tomoe.

Nanami revela que está apaixonada por Tomoe, o que é um choque para ele. O problema é que Tomoe não quer e não aceita que pode estar apaixonado por Nanami, de maneira que isso se torna um sofrimento para os dois. Tomoe muitas vezes se sente atraído por Nanami, mas é capaz de se controlar, pelo menos é o que ele pensa. Muitas vezes ao voltar para sua "forma" original ele percebe que somente com um contrato com ela é que é capaz de se controlar, pois está submisso a ela. Caso contrário, Tomoe deseja "tomá-la" para si de forma descontrolada.

Conforme disse, eles possuem um acordo/contrato que os vincula e faz com que Nanami seja capaz de mandar em Tomoe, o primeiro acordo entre os dois foi feito com um beijo à força, uma necessidade que foi imposta a Nanami (ela agarrou Tomoe e o beijou). A segunda vez que este acordo é feito, foi feito porque Tomoe estava agradecido por Nanami ter cuidado dele numa situação difícil. E por fim, o acordo é novamente “renovado” por Tomoe, que de coração, decide fazer o acordo. Isso faz com que os dois aos poucos se liguem um ao outro.

A verdade é que Nanami rapidamente entende que o que sente por Tomoe é amor, mas é difícil para ele aceitar isso, já que ele já se apaixonou uma vez e deste amor surgiu todo o sofrimento que ele carregou para si.

Mas acho que o anime ensina algumas coisas que devemos levar para vida:

1) A vida de um humano (nós) é muito curta, então é importante dizermos aquilo que sentimos e mais importante ainda é admitir que os sentimentos estão dentro de nós e que temos que buscar ao máximo expressá-lo;

2) A determinação de uma pessoa é capaz de levá-la a um patamar acima, mesmo que não saiba nada, mesmo que tenha medo, mesmo que ache que os outros são superiores, a verdade é que todos somos humanos, todos cometemos erros e todos estamos a mercê de situações que não controlamos, de maneira que devemos ser humildes para aceitar ajudar e estarmos prontos para ajudar;

3) E que o amor pode acontecer a qualquer momento e que existe amor em tudo o que somos, desde amizades, relacionamento e com nossos trabalhos e estudos, se não houver amor, não seremos capazes de sermos verdadeiros com nós mesmos.

O anime é inspirador e nos deixa com uma sensação romântica na alma. Vale muito a pena assistir e se deleitar com os personagens, que são encantadores.

Espero que você goste tanto quanto eu gostei do anime e perceba o quanto ele ensina.

 SPOILER FINAL - DO MANGÁ 

Se tiver oportunidade, procure as duas edições finais do mangá, pois eles contam a história de Nanami e Tomoe depois do final da OVA. É bem divertido ver a dinâmica que acontece quando Tomoe tenta viver com outros humanos e o tipo de pessoa que ele é capaz de se tornar quando decide ser alguém diferente.




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta