Top games da Nintendo que tiveram ajuda do Satoru Iwata

Confere aí os grandes games da Nintendo que tiveram um toque do Mr. Iwata e que tocaram a minha infância e adolescência.

15/07/2015 Última edição em 06/11/2016 às 16:40:28

Bom, pessoal, nesta semana fomos chocados com a triste notícia do falecimento do CEO da Nintendo, o grande Satoru Iwata. Eu poderia passar dias escrevendo sobre como este falecimento chocou a mim e a milhares de outras pessoas. Contudo, pensei que seria melhor mencionar alguns grandes games da Nintendo que tiveram um toque do Mr. Iwata.

Não falarei aqui de TODOS os jogos que tiveram influência, direta ou não, de Satoru. Para esta postagem, selecionei aqueles que tocaram a minha infância e adolescência. Penso que devem ter tocado muitos de vocês também!


1º: Kirby’s Dream Land 

 

Aquela bolinha rosa (que era branca só na caixa) só foi lançada graças a um empurrão do Iwata. A ideia para Kirby veio de Masahiro Sakurai, mas após uma reunião em questão. Nesta reunião, Satoru deixou claro que eles precisavam de um jogo simples, onde todos pudessem jogar, e que pudesse ser facilmente desenvolvido. Logo Sakurai veio com a ideia de Kirby, que foi um sucesso de imediato, e salvou a HAL – onde Satoru era presidente naquele momento. Além deste empurrão, Satoru coordenou a programação deste game.


2º: Pokémon Gold & Silver 

 

A “mãozinha” de Satoru neste game foi um pouco diferente das outras. Para quem jogou este jogo, eu lhes digo que Iwata foi o responsável por colocar a Região Kanto após a vitória da Elite Four. Ele coordenou os programadores para deixarem o jogo mais “limpo”, de modo que fosse possível inserir outro mundo em um só cartucho. Foi revolucionário e fez deste jogo um dos melhores (se não o melhor) da franquia.


3º: Pokémon Stadium 

 

O que aconteceu neste game foi diferente dos outros. Isawa queria aumentar o número de vendas do Nintendo 64, mas não queria colocar um RPG nele, não nos mesmos moldes dos consoles portáteis (GB, GBA). Ele queria colocar ação e explorar o 3D nele. Assim, apenas lendo o código original de Pokémon Blue & Red, ele criou o código para Pokémon Stadium (é como se o cara que escreveu Percy Jackson tivesse feito isso apenas lendo os livros de Harry Potter), e fez algumas simples mudanças para deixá-lo o mais leve possível, evitando que o jogo tivesse muitos bugs.


4º: Super Smash Bros 

 

Este jogo só foi criado graças a dois grandes amigos: Satoru Iwata e Masahiro Sakurai. Os dois tiveram este ideia de mixar todos os grandes personagens da Nintendo em um só jogo e a sugeriram por muito tempo à diretoria da Nintendo até conseguirem, enfim, lançar este jogo. O jogo foi um sucesso e, mesmo quando Iwata se tornou CEO da Nintendo, ele ainda auxiliou, por três semanas, Super Smash Bros. Melee para que saísse a tempo.


5º: Super Mario Galaxy 

 

Iwata atuou como produtor executivo dos dois primeiros jogos desta franquia e fez deles um estrondoso sucesso de vendas. Contudo, sua brilhante ideia pairou sobre o segundo. Enquanto todos sugeriram que os gráficos fossem alterados, ele sugeriu que estes se mantivessem inalterados. Além disso, ele sugeriu que incluíssem um DVD adicional para a Austrália, o Japão e a Europa. Este DVD mostrava pessoas da própria equipe jogando este game, servindo tanto como um tutorial quanto uma amostragem de que todos podem jogar este jogo e se divertir. Muitos acharam arriscada esta ideia da criação de um DVD, mas ela foi inusitada e aumentou o número de vendas nos países escolhidos.
 

 

Bom, pessoal, vocês devem ter percebido que o que deixou milhões de pessoas entristecidas pela morte de Satoru Iwata não foi o fato dele ter sido CEO da Nintendo por anos. Não! Foi o fato de ele ter sido um gênio que melhorou e muito o mundo dos games. E ele fez isso porque era um fanático por games. Um amante deste mundo fantástico. E para ele que dedico esta humilde publicação. Sentiremos sua falta, Iwata. 




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta