Sony anuncia que PlayStation 4 está no fim do seu ciclo de vida

Porém não se empolguem por que isso não significa que um PlayStation 5 sairá tão cedo, talvez até março de 2021.

25/05/2018 Última edição em 04/06/2018 às 06:11:04

Informações divulgadas pelo Jornal “The Wall Street” dão conta de que o PlayStation 4 está entrando na fase final de seu ciclo de vida. Essa afirmação é do executivo John Kodera, presidente da Sony Interactive Entertainment, e foi dada nessa última segunda-feira (21) durante uma reunião com investidores e analistas.

Isso que dizer basicamente duas coisas: primeiro que apesar de vender bem (afinal foram 19 milhões de unidades apenas em 2017), a partir de agora a tendência é que daqui em diante o nível  de vendas apenas tenda a cair progressivamente, tanto que a empresa estima as vendas para 2018 em torno de 16 milhões. Segundo, com a aposentadoria do PS4, é muito provável que seu sucessor (o PlayStaion  5) esteja a caminho. Rumores já circulam por aí, mas Kodera ainda afirmou que a divisão PlayStation vai agachar para crescer mais no futuro. Essa afirmação pode ser interpretada como um sinal de mudanças estruturais significativas.  

Mas fiquem tranquilos. Entrar na fase de fim de ciclo de vida não significa ficar sem suporte ou extinguir a produção do console de imediato, pelo menos não agora em 2018 e nos próximos anos.  

Para superar essa queda nas receitas a Sony espera um crescimento nos serviços por assinatura, como PlayStation Plus e PlayStation Now, o que amortecerá esse impacto. Kodera disse também que a estratégia para os games exclusivos do PS4 não gira em torno apenas da criação de novas franquias. Mas também de sequências para franquias bem-sucedidas e da reimaginação de franquias antigas.

Bom, e o PlayStation 5? Não está nos planos? A verdade infelizmente é dura, por isso não espere um PlayStation 5 tão cedo, ele deve ser anunciado apenas no ano fiscal de 2020, que se estende até março de 2021. A empresa já patenteou uma nova tecnologia de DRM para o novo console, o que resta por enquanto é aguardar.

História

O PS4 foi lançado nos Estados Unidos em 15 de novembro de 2013, uma semana antes do Xbox One, videogame da Microsoft.

No Brasil, o console aterrissou de maneira discreta no dia 29, muito por conta do valor alto: R$ 4 mil. Na época não se viu cartazes do produto e não se achou jogos para o console.

Ao contrário, o Xbox One, teve lançamento à meia-noite do dia 22 com eventos em lojas. O videogame foi lançado por R$ 2,3 mil.




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta