Review - Samurai Warriors 4: Empires

Confere aí!

12/03/2016 Última edição em 12/03/2016 às 00:00:00

Samurai Warriors 4: Empires chega às Americas na próxima terça-feira, dia 15 de março, com versões para Playstation 3, Playstation 4 e PS Vita. Mas o Akiba'Spot já teve acesso ao mais novo jogo da franquia e você confere tudo sobre o game no nosso review. 

SW4 Empires marca o retorno de Empires ao universo de Samurai Warriors após nove anos de hiato. Desde o lançamento de "Samurai Warriors 2: Empires" para Playstation 2 em 2007, o jogo cresceu e virou um dos títulos mais aclamados na franquia.

A nova versão de Samurai Warriors 4 Empires traz uma jogabilidade melhor, devido à melhora da mecânica do jogo, e explora um novo modo ao permitir que os jogadores aprimorem o relaciomento entre os personagens, podendo criar alianças com os territórios vizinhos, tanto em tempo de paz quanto em necessidade de uma guerra.

 


SW4E possui o Conquest Mode, onde você escolhe uma época e também o clã que prefere controlar. O objetivo é cumprir a ambição do clã, que pode ser conquistar, unir ou aniquilar os territórios inimigos (que também possuem suas próprias ambições). O próprio jogo recomenda diversos clãs se o jogador não tiver certeza do que escolher. Já no Genesis Mode, o jogador pode jogar livremente da forma que quiser, ajustando as configurações de cada cenário como preferir. Também é possível escolher o Daimyo e os oficiais ou ainda jogar com personagens criados no modo de edição.

A essência do jogo está no modo de conquista, onde os jogadores são levados a tomarem decisões que podem tanto levar seu clã à vitória ou então serem aniquilados pelos seus inimigos. Uma novidade em SW4 Empires é que agora o jogador tem que administrar o castelo que serve de base principal para o seu clã, tomando decisões em questões sugeridas por seus oficiais, que podem ser, por exemplo, aumentar a produção de riquezas das terras administradas ou também recrutar novos oficiais e aumentar a presença de aliados nos castelos.

Assim que o jogo começa, o jogador aponta um estrategista que é aquele oficial que vai melhorar certas habilidades do território, como:

- Comércio: Quanto maior for o nível, mais ouro será recebido
- Produção de Arroz: Dependendo da quantidade, mais arroz será colhido
- Força da Tropa: É a força principal do exército
- Lealdade: Quanto maior for, mais efetivos os oficiais serão

O jogador também precisa apontar magistrados, que ficam a cargo de certas áreas do castelo, onde cada uma pode ser ocupada por dois oficiais. Uma seta indica a condição de cada oficial antes de serem deslocados para cada área, onde pode mudar drasticamente a forma como que cada território se desenvolve. O detalhe está para a condição que os oficiais só podem ser designados para outra área assim que a época de primavera chegar.

 

No modo conquista, o jogo é dividido em Fase de Política e Fase de Batalha.

- Na Fase Política, o jogador tem que tomar todas as decisões para melhorar o castelo do clã e também aprimorar cada oficial com novas armas ou upgrade, assim como mudar oficiais para outros territórios conquistados anteriormente.

- A Fase de Batalha é onde a diversão realmente começa. O jogador pode escolher tanto invadir um castelo vizinho como avançar uma época e voltar para a fase política ou também se defender de eventuais invasões. Se resolver atacar um território e vencer, o clã pode tomar tanto a terra quanto alguns de seus oficiais inimigos. Assim que termina a invasão, o jogador terá de tomar uma decisão que pode ser: empregar o oficial, deixar ele fugir ou executá-lo.

O jogo mantém a essência dos jogos anteriores, dessa vez com a adição de novos elementos como a administração do castelo e a melhora da mecânica. Porém, peca na movimentação da câmera, onde o jogador precisa constantemente ajustar o posicionamento dela assim que muda de direção, perdendo preciosos instantes no campo de batalha.

Pontos Fortes:

- Novo recurso de administração do castelo
- Relacionamento entre oficiais e clãs
- Jogabilidade


Pontos Fracos:

- Câmera


Score: 9.5/10

Para mais reviews e informações, curta Akiba'Spot.

*Samurai Warriors 4: Empires foi fornecido gentilmente ao Akiba'Spot pela Koei Tecmo para fins de análise.




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta