Quero ser feliz também!

Confere aí!

20/01/2016 Última edição em 20/01/2016 às 00:00:00

É claro que não são todos os animes que terminam bem. Pensando assim, você pode levar em consideração que muitos Shoujos acabam mal, e os Shonen nem se fale, uma desgraça atrás da outra. Mas as vezes me dá uma pontinha de inveja daqueleas animes e mangás que acabam superbem, com os personagens (pelo menos boa parte) felizes e realizados com aquilo que acreditavam ser bom para eles.

(agora eu aqui trabalhando para poder explicar o que eu quis dizer)

Claro que estes finais felizes sempre são precedidos de desgraça atrás de desgraça, dor abraçada por lamentação e assim por diante. É claro que eu não queria passar por todas as dificuldades que um personagem de anime/mangá passa para alcançar a felicidade, mas cá entre nós, o final feliz de muitos personagens é invejável.

(Deixa eu adiantar que daqui para frente entramos na "zona de spoilers" - leia por conta e risco!)


Por exemplo, vamos ao Naruto. Quer pior começo de vida? Pai e mãe mortos, uma raposa dentro de você, ninguém te considera e, de repente, passa por uma desgraça atrás de outra, perde o melhor amigo, um dos seus mestres morre, tem gente que perde muito na jornada, mas Naruto perdeu muito mais e ainda assim conseguiu atingir seu objetivo e ter uma família e, na minha humilde opinião, ser feliz. Do jeito ninja dele!


Quem passou por poucas e boas também foi Soichiro Arima, de Karekano. O rapaz vem de ótima família, mas bem, seu pai o deixou para ser cuidado pelo tio, a mãe o espancava quando era bem pequeno, ele sentia que nunca seria amado e passou a não amar, deixando seu coração fechada. Não foi fácil para ele encarar o preconceito da família, vencer os primos invejosos e adquirir o respeito da matriarca para ser uma pessoa melhor. Claro que tudo isso se deu graças a uma garota que acreditou nele e o amou incondicionalmente (Yukino), mas mesmo assim, não foi fácil. E quando você o vê adulto, no final do mangá, bem, você sente que tudo aquilo não passou de uma provação para poder viver de maneira mais plena. 

Ou então, que tal Kobato da Clamp? A menina desde sempre está morta e, de repente, conhece pessoas que a amam, que querem o seu bem. No entanto, para que estas pessoas sejam felizes, ela deve abrir mão de seu mais precioso desejo para que elas se tornem pessoas plenas. Mas no final Kobato renasce e encontra a pessoa que ama e ela lembra de Kobato, e assim um novo inicio para sua vida começa. Embora o final seja o começo de verdade para Kobato, acho que é válido lembrar.


Finais felizes nem sempre são felizes do tipo: "todos viveram felizes para sempre". Não é possivel pensar desta forma quando falamos de animes e mangá. Normalmente o final feliz é aquele no qual as pessoas conseguem continuar suas vidas após passar por tudo e percebem que, mesmo que a vida seja simples, ela é imensamente boa.

Por isso eu invejo os animes e mangás. Pessoas como eu e você, que corremos atrás de nossos ideiais todos os dias, que batalhamos estudando ou trabalhando, às vezes nos pegamos pensando que nossas vidas são monótonas, mas, na verdade, não vemos que a felicidade encontra-se justamente nisso: na vida em si, em conseguir caminhar todos os dias com nossas próprias pernas.

Claro que eu queria viver uma aventura inusitada, ter uma experiência totalmente fora do comum. Mas estar aqui e agora, poder acreditar que posso ir mais longe do que ontem, isso já incrível, e desta forma eu acredito que o meu "final feliz" acontece todos os dias.

 

Naruto, Arima e Kobato são pequenos e simples exemplos de como a busca pelo normal é muito mais importante do que a busca pelo irreal. Naruto teve seu final feliz ao se tornar um pai, um marido, um amigo e um líder, mas o mais importante, ele teve seu final feliz por ter aquilo que nós temos todos os dias: pessoas que nos amam sinceramente ao nosso lado. Arima teve seu final feliz ao se tornar uma pessoa aberta ao amor, ao aceitar e ao dar carinho àqueles que o amavam e a aceitar seus erros como parte de si mesmo. Kobato teve seu final feliz ao viver e poder encontrar aqueles que um dia a fizeram a pessoa mais amada que havia.

Todos estes finais felizes me dizem apenas uma coisa: que eu tenho felicidade todos os dias. Tenho o amor dos meus pais, dos meus amigos, tenho um lugar para chamar de meu e tenho coragem de aceitar a vida de coração aberto.

Então, tenha aquela inveja pequena dos animes e mangás e seus finais felizes, mas nunca se esqueça que o seu final feliz às vezes acontece todos os dias e você sequer o percebe!

Deixe nos comentários um anime que teve um final feliz que você gostou!




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta