Patrimônio da Humanidade, castelo de Shuri é destruído por incêndio

Construído no final do século XIV, castelo de Shuri entrou em chamas nesta quarta-feira 30

31/10/2019 Última edição em 31/10/2019 às 11:10:10

O pavilhão central do Castelo de Shuri, em Okinawa, no Japão, declarado pela Unesco Patrimônio Mundial da Humanidade, foi destruído por um incêndio que também afetou outros edifícios próximos.

O Corpo de Bombeiros da cidade de Naha, na ilha de Okinawa, foi chamado por volta das 2h40 de quinta-feira (horário local; 14h40 de quarta-feira em Brasília) para combater as chamas.

(Castelo de Shuri em chamas. Divulgação: NHK)

O Castelo fica em Shuri, província de Okinawa, Japão. Ele era um palácio do Reino de Ryukyu. Em 1945, durante a Batalha de Okinawa, ele foi quase destruído por completo. Começando em 1992, ele foi reconstruído no local original baseado em fotografias, registros históricos e memórias.

Apesar da data da construção ser incerta, é sabido que ele estava em uso como castelo durante o período Sanzan (1322-1429). Acredita-se que ele foi construído durante o período Gusuku, como os outros castelos de Okinawa. Quando o Rei Sho Hashi unificou as três principalidades de Okinawa e fundou o Reino de Ryukyu, ele usou o Castelo de Shuri como uma residência. Ao mesmo tempo, Shuri floresceu como a capital e continuou durante a segunda dinastia Shō.

Por 450 anos a partir de 1429, ele foi a corte real e o centro administrativo do Reino de Ryukyu. Ele era o ponto focal do comércio estrangeiro, bem como o coração político, econômico e cultural dos nativos de Ryukyu. De acordo com registros, o Castelo de Shuri foi queimado algumas vezes, mas reconstruído todas as vezes. Ele foi capturado pelos exércitos de Satsuma durante a Invasão de Ryukyu em 1609, durante o reinado de of Shō Nei. Após o reino ser anexado ao Império do Japão em 1879, o Rei foi deposto e o castelo foi usado como um quartel pelo exército japonês.

Antes da Segunda Guerra Mundial, ele foi nomeado como um Tesouro Nacional do Japão. No entanto, durante a guerra, o exército japonês definiu sua sede no subsolo do castelo e, começando em 25 de maio de 1945, o navio de guerra americano USS Mississippi (BB-41) bombardeou-o por três dias. Em 27 de maio, ele foi incendiado. Após a batalha, uma Bandeira de Batalha Confederada (que pessoalmente pertenceu ao comandante da companhia) foi erguida acima do castelo pela "Companhia Rebelde" A do 5º Regimento Marino. Ela era visível por mais de duas milhas e permaneceu acima do castelo por três dias até ser removida pelo General Simon B. Buckner, Jr. (filho do General Confederado Simon Bolivar Buckner, Sr.), que afirmou que os americanos de todas as partes dos Estados Unidos ajudaram a vencer a batalha.

Após a guerra, a Universidade Ryukyu mudou-se para o local do castelo, onde permaneceu até 1975. Em 1958, o portão shureimon foi reconstruído e, em 1992, o edifício principal do castelo foi reconstruído. Nos dias atuais, a área inteira ao redor do castelo foi estabelecida como Parque do Castelo de Shuri. Em 2000, junto com outros gusuku e lugares a fim, ele foi designado como um patrimônio mundial da UNESCO.

Agora o castelo foi completamente destruído quando um incêndio que começou perto do salão principal se alastrou de forma que não pôde ser combatido a tempo. O que nos conforta, além de saber que felizmente ninguém morreu ou ficou ferido gravemente nesse incidente, é saber que esse castelo já passou por isso antes, e certamente renascerá.




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta