Papo de Menina... Shoujos

Confere aí!

29/10/2015 Última edição em 29/10/2015 às 00:00:00

Hoje o papo é reto, mas se você quiser entrar no meio, pode entrar, porque anime/mangá de menino e anime/magá de menina já não existe mais... Ou será que existe?

A priori, o objetivo era só falar diretamente com as garotas, que são as que mais gostam de animes/mangás românticos, mas então percebi que isso é mentira! Sim, mentira, conheço muitos rapazes que amam shoujo porque as histórias se concentram diretamente na alma do personagem e não num objetivo específico (como ser o mais forte), como vemos nos shounen.

Então, vou falar de shoujo, e se você gosta do assunto, vem comigo!

Primeiramente, cabe aqui uma pequena classificação (porque no Japão isso faz diferença): Shoujo é um mangá comercializados para um público feminino, mais ou menos entre as idades de 12 e 18, e seu significado é "pequena garota". Mas nós, adultos, também gostamos porque somos eternos adolescentes (pelo menos é uma desculpa para poder ler). Este estilo abrange assuntos variados, com estilos narrativos e gráficos diversos, que vão desde os dramas históricos até a ficção científica, com forte foco em relacionamentos românticos e emoções humanas. 

Mas então, quais são os maiores ou melhores ou mais divertidos ou mais interessantes ou mais mágicos de todos os Shoujos? Bom... Aí entramos numa ZONA DE PERIGO e de SPOILERS, mas aqui vamos falar um pouco generalizado de tudo, ok?


Primeiramente, devemos falar que Card Captor Sakura é um Shoujo e, aliás, o mais "fofo" de todos. Na verdade, este amor todo por Sakura e seus amigos, principalmente por Syaoran, é pelo simples fato de que este foi um dos primeiros animes de maior popularidade na Globo, difundindo a cultura japonesa para os telespectadores brasileiros. Também é necessário dizer que era muito fofo ver o relacionamento de Sakura e Syaoran se desenvolvendo diante dos nosos olhos, como crianças que vão apredendo a perceber seus sentimentos.
Para aqueles que não conhecem o mangá (segue spoiler): Syaoran volta para o Japão e termina o ensino "fundamental" lá, resolvendo todos os problemas que tinha que resolver junto à sua família e, neste meio tempo, ele e Sakura se falam por carta e por telefone. Até que no primeiro dia de aula do ensino médio, quando Sakura estava indo para escola, ela encontra Syaoran, coo o uniforme da mesma escola que ela e os dois finalmente se reencontram, num abraço muito lindo!

   
Assista Online: AnimesOrion


Acho que um Shoujo que poucos conhecem (ou talvez não) é Romeo x Juliet. Vou dizer que vi este anime com certa desconfiança e já esperando o final trágico que Shakespeare colocou em seu drama. Mas o que notamos, no inicio, é uma inversão de papéis, aquele que invade uma festa é Juliet e não Romeo, mas aquele que mais busca o amor é Romeo. É preciso observar que a disputa vai bem mais que a simples história de famílias inimigas, trata de traição em alto grau. Ademais, Juliet é a chave para a restauração da paz no reino, porém, para isso, o amor talvez tenha que ser sacrificado. Em dado momento, inclusive o par romântico pega na espada e luta um contra o outro... Mas isso logo muda quando Romeo solta sua arma e abraça Juliet. É um romance bem divertido e ao mesmo tempo tenso, pois a tragédia é iminente!

  


Mas se você (por mero acaso) é fã de Crepúsculo... Bem, não vamos te desapontar, temos aqui um shoujo que é visto como um dos melhores do gênero: Vampire Knight. É a história de uma escola onde existem vampiros e não vampiros convivendo com o objetivo de trazer paz entre as duas raças. Claro que isso não pode e nem vai dar certo. Primeiro porque a "mocinha" não sabe, mas é uma vampira, e um dos seus pares românticos é um caçador de vampiros, enquanto o outro é um vampiro. Um trio amoroso explosivo, onde os "mocinhos" farão de tudo para obter o amor de sua querida. Mas caberá a ela escolher qual será o destino de seu coração. Ou talvez não. Ao estilo trio amoroso e de criaturas de terror, temos aí um shoujo dramático e cheio de reviravoltas. Vale a pena curtir!

 
Assista Online: AnimesOrion


Mas se você não quer "brincar" de criança e quer levar um papo mais sério, eu te indico ferozmente: NANA. Isso mesmo, NANA. Tudo bem, começo dizendo que o anime e o mangá foram interrompidos porque a autora adoeceu e não tem projetos de terminar o mangá, mas se você quer conhecer o mundo das bandas independentes, saber um pouco sobre problemas pessoais ou mesmo se aprofundar no coração feminino, então esteja pronta para NANA.
São duas personagens de mesmo no nome que compartilham, por determinação do destino, o mesmo apartamento. Lá elas vão descobrir uma ligação que não pode ser rompida por nada. Elas vão também descobrir que o amor possui muitas facetas e que as vezes é preciso desistir de um amor para seguir em frente, porém, nem sempre caminham para trás, sem olhar para trás, é o que traz a felicidade! Nana é incrivel, tanto o mangá quanto o anime, mas se tiver como optar, vá direto ao mangá, os traços são fortes e o estilo levemente punk. Se puder, procure as músicas do anime NANA, porque são maravilhosas.


                                                                                       

Este post está ficando longo, né?

Bom, eu vou aqui pincelar mais uns dois ou três para você correr e assistir ou ler, ok?

Primeiro destaque: Maid-Sama, porque ele é bom! Não é nada fora do comum, eu diria, exceto pelo fato de a "mocinha" dizer o tempo todo que "odeia" o nosso herói e de ele ficar no pé dela o tempo todo dizendo que isso não é verdade. Além disso, ela tem habilidades fora do comum para uma garota e está sempre pronta para ajudar aqueles que precisam. Caminhamos com Misaki, uma estudante que faz bico num Maid Café (cafeteria onde as garçonetes se vestem de empregadas) e vemos a sua tentativa de esconder sua identidade "secreta" dos demais alunos da escola. Mas esta farsa pode ir por água a baixo quando Takumi descobrir e se apaixonar por "sua empregada" favorida.

  
Assista Online: AnimesOrion


Segundo destaque: Kimi ni todoke, porque a inocência é algo muito empolgante quando as pessoas são jovens! Eu gosto muito do casal principal, que demora o ANIME TODO para se declarar um para o outro, deixando o espectador naquela angústia que os próprios personagens sentem de não conseguirem expressar seu amor. Acho isso incrível e atraente num anime.

   
Assista Online: AnimesOrion


Terceiro destaque (prometo que será o último):  Itazura na kiss. Pega uma garota totalmente desorientada, divertida, pouco esperta, mas muito dedicada, amorosa e destrada e, do outro lado, o cara perfeito, inteligente e bonito, porém, que não sabe lidar com sentimentos e você terá o par ideal. Ou talvez não. Mas esta mistura fará com que Totoko seja uma mulher mais madura e que Irie seja um homem mais atento ao amor. Mas para isso, eles precisarão passar pelo colegial, faculdade e todas as dificuldades de uma vida conjugal. E cá entre nós, chegar até o casamento foi um sufoco, imagina manter o casamento? Mas vale a pena curtir!

 

É isso! Espero que tenham gostado um pouco e ficado com vontade de ver shoujos! Aliás, comente quais os seus preferidos!

 




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta