Okami: O Japão em um jogo

Confere aí!

05/05/2016 Última edição em 05/05/2016 às 00:00:00

Mais que um jogo, Okami é o puro símbolo da cultura japonesa. Nessa primeira parte, conheça toda a curiosidade por trás dele e suas referências.

Okami é um jogo de ação/aventura publicado pela Capcom e desenvolvido pelo Clover Studio para PlayStation 2 em 19 de setembro de 2006. Posteriormente, em 15 de abril de 2008, a Ready at Dawn em parceria com a Capcom desenvolveu uma versão para Nintendo Wii chamada Okamiden.

Okami trouxe um estilo diferenciado em relação aos padrões daquela época.

Com traços inspirados nas pinturas clássicas japonesa, o jogo dá a impressão de que foi desenhado a tinta, além de várias referências a mitologia e ao Japão feudal. 

Vamos a lista de personagens inspirados em deuses e símbolos japoneses:

Amaterasu:
Muitos chegam a confundir a Deusa Amaterasu com o título do jogo (Okami). De certa forma, o título já faz referência a ela (okami = "grande deus" ou "lobo") mas suas semelhanças param por aí. Segundo a mitologia xíntoista japonesa, Amaterasu é a irmã mais velha do Deus Susanoo e ambos são filhos dos Deuses celestiais Izanagi e Izanami, criadores do Japão, de uma infinidade de deuses e de todos os seres vivos da Terra. Em Okami, a personagem Amaterasu é um lobo, a cor branca da pelagem com traços vermelhos fazem lembrar a vestimenta da deusa e as chamas se referem ao poder dela, já que ela é a Deusa do Sol.

Susano:
No jogo, Susano é descendente direto do lendário herói Nagi e reside na Kamiki Village. Ele é um senhor calvo e alcoólatra que carrega uma grande espada de madeira. Na mitologia xíntoista japonesa, o Deus Susanoo é irmão da Deusa Amaterasu e é o Deus das tempestades e trovões. O personagem do jogo não possui características físicas parecidas com o Deus.

Waka:
Waka é um personagem misterioso do jogo. Ele é um profeta, guardião da Moon Cave e líder dos Tao Troopers. Em minhas pesquisas, não encontrei comprovação que o personagem seja inspirado em algum ser da mitologia japonesa, porém, existiu um homem chamado Waka Mikenu, filho caçula de Ugaya Fuki, considerado descendente de Amaterasu.

Sakuya:
No jogo, Sakuya é um espirito da árvore Konohana Three encontrada em Kamiki Village. Ela invoca Amaterasu para salvar Nippon, depois do País cair na escuridão de Orochi. Na mitologia japonesa, Konohana Sakuya Hime é a Deusa do Monte Fuji e das cerejeiras. A personagem possui as mesmas características que a Deusa.

Issun: 
Também conhecido como Issun-Boshi, ele acompanha Amaterasu em suas viagens para ajuda-la a aprender suas técnicas celestiais. O personagem foi inspirado em um personagem de uma lenda japonesa, Issunboshi que era um pequeno homem de 3 centímetros que se tornou um grande guerreiro.

Oki: 
No jogo, Oki é um guerreiro da Oina, encontrado por Amaterasu. Existem um conjunto de ilhas no Japão chamadas Ilhas Oki.

 

E chega ao fim a primeira parte sobre o jogo Okami, lembrando que todas as curiosidades aqui citadas foram com base em pesquisa, qualquer informação incompleta ou errada, pode ser modificada. Se você gostou de um desses personagens ou a quem eles representam e quer que seja o próximo assunto não esqueça de comentar pedindo.

 

Fontes: Wikipedia, Wikia, Mundo Nipo, Nippo, Caçadores de Lendas e Coisa de K-pop

Imagens: Google

 




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta