O que é preciso para ser um herói?

Como título diz, o tema de hoje é "o que é necessário para ser um herói?" Sério, eu vou enumerar aqui cinco características necessárias para ser um herói, pois um herói não pode ser avaliado de forma simples; nem sempre o herói sabe que é herói, às vezes ele é um bobão, mas sobre ele resplandeceu a dádiva do heroísmo.

26/11/2016 Última edição em 26/11/2016 às 19:05:44

É primavera, mas aqui parece inverno. O inverno está chegando! Mas o que isso tem a ver com nosso tema de hoje? Nada, só queria reclamar do tempo mesmo. Vamos ao que vale a pena falar?

Antes de começar, vamos falar um pouco mais sobre heróis, ok?

Segundo o Wikipedia, herói é uma figura arquetípica, personagem modelo, que reúne em si os atributos necessários para superar de forma excepcional um determinado problema de dimensão épica. O termo herói designa originalmente o protagonista de uma obra narrativa ou dramática. Para os Gregos, o herói situa-se na posição intermédia entre os deuses e os homens, sendo, em geral, filho de um deus e uma mortal (Hércules, Perseu) ou vice-versa (Aquiles). Portanto, o herói tem dimensão semidivina. Mas nos animes isso se aplica? Espero que sim!

Existem casos em que indivíduos sem vocação heroica protagonizam atitudes dignas do herói, acho que é mais o nosso caso, né?

Vamos enumerar, então?

1 - CORAGEM

Acho que é vital, afinal, mesmo que tenha tudo, seria impossível cumprir sua jornada sem coragem. Coragem é aquela pitada a mais que faz o herói caminhar sempre em frente, independente dos obstáculos que vê à frente.

E aqui temos o campeão da coragem, o mais corajoso de todos: GOKU. O quê? Você não concorda? Talvez porque você ache que Goku nunca foi medroso. Bem, este é o ponto não é? Se você não tem medo, obviamente você tem coragem. Goku JAMAIS deu ouvidos à qualquer bobagem de desistir, jamais se sentiu ameaçado por seus inimigos, por quê? Porque ele sempre foi uma pessoa corajosa, disposta a vencer. A coragem de Goku vem de seu próprio ego, de sua vontade de caminhar em direção ao seu destino.
Nenhum inimigo conseguiu fazer Goku desistir de uma luta, mesmo sabendo que a morte era iminente, mesmo sabendo que talvez não fosse sobreviver, ele jamais se escondeu atrás de outros, jamais se deixou fraquejar, pois sua coragem era muito maior e seu exemplo, mais do que qualquer outro, admirável.

2 - PERSISTÊNCIA

É, não adianta ter coragem se você não for uma pessoa persistente, e ser persistente é parte das características principais de um herói. E qual é mais persistente que NARUTO?

Certo, você já sabe que eu não sou fã do Naruto, mas eu tenho que admitir que o loirinho é persistente, sem uma única gota de fraqueza, ele não desiste, ele insiste e naquilo que não conhece, persiste.

Se ele não fosse insistente, com toda certeza, não teria se tornado Hokage, teria aceitado o fato que era um rejeitado e jamais teria progredido, porque ele nunca foi muito esperto, cá entre nós. Mas ele persistiu em seu sonho, ele persistiu em sua luta e persistiu em buscar as amizades ao seu redor. E qual foi o resultado de tudo isso?
Ele se tornou Hokage, ele conseguiu formar uma família, ele trouxe seu melhor amigo de volta para sua roda de amizades, ele salvou a todos. Naruto é persistente e assim que um herói deve ser para atingir seus objetivos.

3 - TODOS POSSUEM UM MENTOR

Sério, você acha mesmo que ele nasceu sabendo? Ninguém nasceu sabendo e todos sabemos disso. É importante ter alguém que o oriente, que o instrua, pois todos são falhos e ter alguém para pôr estes heróis na linha é vital.

Lembro muito de um jovem ruivo vendido como escravo e ser adotado por um homem de coração duvidoso. De quem estou falando? De Shinta ou de KENSHIN HIMURA.

Que todos saibam que Kenshin Himura só chegou ao ápice de sua técnica justamente por ter alguém que o ensinasse, e este não é ninguém menos que Seijuro Hiko. Embora Hiko tenha o vício de bebida, ele não deixou de cuidar do jovem, ainda que ele possa dizer o contrário. Hiko foi quem colocou Himura no seu devido lugar, que lhe deu um motivo para não chorar e abriu seus olhos para suas habilidades.

Assim, se não fosse por Hiko, Shinta teria sido só mais um marginal qualquer perdido. Obrigada, Seijuro Hiko.

4 - SOFRIMENTO

Sofrer, quem nunca sofreu? Os heróis então, sofrendo do começo ao final, pois sempre vão para o sacrifício. SPIKE SPIEGEL, por exemplo, é um cara sofrido.

Aliás, a vida dele nunca foi fácil e ele pode parecer que não é um cara sofrido, mas dá para ver isso nos seus olhos e nos seus pensamentos, nos seus gestos e nas suas falar. A amargura que o corrói lentamente e o sofrimento que nunca cessa.

É preciso conhecer o sofrimento, a tristeza, para poder, dela, ressurgir mais forte e mais determinado. O sofrimento lembra o herói que ele é mortal, que ele não é infalível e que suas derrotas trazem sofrimentos não apenas a si mesmo, mas aos que estão ao seu redor.

5 - AMOR

Você teve alguma dúvida que o “amor” era uma das características necessárias para o herói? Espero que não tenha tido esta dúvida. É preciso ter amor, não importa qual o tipo de amor você vai agregar, um herói deve ter amor dentro de si, senão todos os seus atos serão vãos.

É pelo amor que lutamos, é por amar algo ou alguém que os heróis se colocam de pé todas as vezes que caem, é por terem o coração batendo firme e forte dentro do peito que eles estão sempre dispostos a continuar.

E se podemos falar de amor, podemos falar dele, que é um apaixonado por seus amigos e por sua deusa... Saint Seiya.

Não é só o amor pela deusa que o fez trilhar todo o caminho, mas pelos seus amigos, pelas pessoas que o rodearam sempre. Seiya foi aquele que lutou por aquilo que acha certo, mas mais que isso, ele lutou com o amor no coração, pois somente assim ele foi capaz de se levantar toda vez que caía. O amor estava em cada um de seus gestos e de suas palavras, pois ele sabia o quanto era importante salvar Athenas.

E para se tornar uma lenda... Um herói deve ter todas estas características e muitas outras, mas sem o amor, acima de todas elas, seus atos de nada servirão!




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta